Várzea Grande
Casos suspeitos de Metanol
Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que dois pacientes deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG) com suspeita de intoxicação exógena por metanol.
O primeiro caso é de um paciente do sexo masculino, de 30 anos, residente no bairro Marajoara, que permanece internado na unidade. Ele deu entrada no Pronto-Socorro por volta da 1h da manhã desta sexta-feira (24), apresentando visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes, após relatar ingestão de vodka na noite de terça-feira (22), por volta das 22h.
De acordo com familiares, a bebida teria sido consumida em uma distribuidora localizada no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. O paciente apresentou quadro de insuficiência renal aguda, necessitando de sessões de hemodiálise e administração do antídoto fomepizol. Atualmente, encontra-se consciente, respirando em ar ambiente e sob acompanhamento clínico e laboratorial contínuo.
O segundo caso é de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, residente no bairro Jardim Primavera, que evoluiu a óbito na tarde de sexta-feira (24). Ele deu entrada no HPSMVG na noite de terça-feira (22), por volta das 22h, com sintomas de confusão mental e ferimento na cabeça, decorrente de uma possível briga. Segundo a família, o homem apresentou cefaleia intensa e sinais de desorientação após ingerir bebida alcoólica de procedência desconhecida.
Durante o atendimento, o paciente evoluiu rapidamente com falência renal aguda, dificuldade respiratória intensa (gasping) e sangramento nasal, sendo necessária intubação orotraqueal, hemodiálise e uso do antídoto fomepizol. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram imediatamente acionados, e o caso está sendo acompanhado pelas autoridades competentes, em articulação com os órgãos de saúde do Estado e demais instituições envolvidas nas investigações.
Galeria de Fotos (1 foto)
Várzea Grande
DAE-VG intensifica fiscalização contra ligações clandestinas após identificar irregularidades em vazamentos no Colinas Verdejantes
Ação começa na segunda-feira (20) e tem como objetivo combater fraudes, reduzir desperdícios e garantir um abastecimento mais eficiente para a população
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) inicia, a partir de segunda-feira (20), uma força-tarefa de fiscalização em toda a cidade para identificar e combater ligações clandestinas de água. A medida foi adotada após equipes técnicas constatarem que vazamentos registrados no bairro Colinas Verdejantes eram provocados por ligações irregulares na rede de abastecimento.
A fiscalização será intensificada em diversos bairros do município e faz parte das ações da autarquia para reduzir perdas de água tratada, preservar a infraestrutura do sistema de distribuição e assegurar um abastecimento mais eficiente à população.
Segundo o DAE-VG, as ligações clandestinas representam um prejuízo coletivo, uma vez que provocam vazamentos, desperdiçam água tratada, reduzem a pressão na rede e comprometem o fornecimento para moradores que utilizam o serviço de forma regular. Além disso, a prática é considerada irregular e sujeita os responsáveis às penalidades previstas na legislação.
A autarquia orienta os consumidores que possuem pendências cadastrais ou financeiras a procurarem o setor Comercial para regularizar sua situação antes do início das fiscalizações. A regularização permite que o abastecimento ocorra dentro da legalidade, evitando sanções administrativas.
Durante a operação, as equipes percorrerão diferentes regiões de Várzea Grande para identificar fraudes e realizar as medidas cabíveis. Nos casos em que forem constatadas irregularidades, os responsáveis poderão ser autuados, multados, ter a ligação irregular interrompida e responder às demais penalidades previstas em lei.
O DAE-VG reforça que o combate às ligações clandestinas é uma medida necessária para proteger o sistema de abastecimento, evitar o desperdício de água tratada e garantir que o serviço seja prestado com mais eficiência, segurança e justiça para toda a população de Várzea Grande.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política2 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso5 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá5 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Cuiabá7 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













