Várzea Grande
Fetran premia alunos finalistas com celulares e reconhece talentos da rede municipal
Várzea Grande
Os alunos finalistas do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) estão sendo premiados com celulares entregues pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa reconhece o envolvimento dos estudantes no projeto e valoriza o trabalho desenvolvido por meio da educação para o trânsito. A equipe da Superintendência Pedagógica ficou responsável pela entrega dos prêmios.
Nesta quinta-feira (15), os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Salvelina Ferreira da Silva, que apresentaram a peça teatral “O Bosque”, foram surpreendidos com a premiação. Cada aluno recebeu um celular. O grupo conquistou o primeiro lugar na categoria infantil.
O professor de teatro Edson Júnior Faria destacou a importância do reconhecimento para os alunos, que começaram a preparação mais tarde em comparação com outros grupos, mas conseguiram desenvolver um trabalho de grande porte.
“Como professor, essa premiação é muito gratificante. Tenho muito orgulho deste grupo, que se dedicou e mergulhou na peça. O resultado não poderia ser outro”, comemorou.
Edson Faria ressaltou ainda que o desafio envolveu formar atores, ensinar técnicas teatrais, abordar a educação para o trânsito e construir um espetáculo.
“Todo esse trabalho resultou na nossa premiação. A peça ‘O Bosque’ conquistou o primeiro lugar na categoria infantil, e ainda fomos convidados para nos apresentar em um evento nacional, que será realizado em Brasília”, afirmou.
A líder da Superintendência Pedagógica, Joseneia Rodrigues Teles, destacou que a premiação representa uma conquista não apenas para a escola, mas também para toda a Rede Pública Municipal, que se uniu a um projeto que integra arte, educação e cidadania.
“Parabéns a todos que se envolveram neste projeto e se dedicaram para apresentar um espetáculo de alto nível. Estamos muito felizes por sermos responsáveis pela entrega dessa premiação”, declarou.
Os grupos teatrais das EMEBs Gonçalo Domingos de Campos (CAIC) e Professor Paulo Freire também receberão celulares.
SURPRESA
A aluna Sofia Carolina Santos não conteve as lágrimas ao descobrir que havia sido escolhida como melhor atriz do festival, recebendo um iPad como prêmio. Ela também ganhou um celular.
“Estou muito feliz com essa premiação, meu coração está batendo forte. Eu me dediquei à peça e estudei bastante as minhas falas, mas confesso que nunca imaginei que seria a melhor atriz deste festival”, contou.
O aluno Lucas Davi de Oliveira também comemorou o reconhecimento. Segundo ele, ganhar um celular foi uma surpresa.
“Eu queria muito ganhar um celular no Natal, mas o presente chegou bem adiantado”, comemorou.
AGRADECIMENTO
A diretora da unidade escolar, Dilvania Rosa Ribeiro de Oliveira, afirmou que participar da etapa estadual do Fetran e celebrar a premiação dos estudantes é motivo de orgulho e alegria para toda a comunidade escolar.
“Como gestora da EMEB Professora Salvelina Ferreira da Silva, sinto-me profundamente orgulhosa de acompanhar esse processo e reconhecer o trabalho realizado pelo professor Júnior Farias, bem como o esforço, a dedicação e a superação de cada aluno. Mais do que uma premiação, eles levam consigo conhecimentos, experiências e lembranças que ficarão marcadas em suas vidas. São todos vitoriosos”, destacou.
A diretora ressaltou ainda que este é seu primeiro ano como gestora e que participar de um projeto tão grandioso e transformador como o Fetran foi um privilégio.
“Essa experiência reafirma a importância da educação, da arte e do trabalho coletivo na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a vida. E a palavra que define esse momento é gratidão”, concluiu.
Galeria de Fotos (12 fotos)
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Várzea Grande
Câncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
O câncer do colo do útero pode se desenvolver silenciosamente, sem apresentar sintomas em suas fases iniciais. Por isso, manter os exames preventivos em dia é fundamental para identificar alterações que, se não forem acompanhadas e tratadas no momento adequado, podem evoluir para a doença. O alerta é da médica Gabrielle Chaves, da Unidade de Saúde da Cohab Cristo Rei, em Várzea Grande, que reforça a importância do rastreamento e orienta as mulheres a não esperarem o aparecimento de sintomas para procurar atendimento.
Segundo a médica, o principal objetivo do exame preventivo, também conhecido como Papanicolau ou CCO, é identificar alterações nas células do colo do útero antes que elas se transformem em um problema mais grave. Muitas dessas lesões não provocam dor, sangramento ou qualquer outro sinal perceptível, o que torna o acompanhamento periódico ainda mais importante.
“Quando a mulher demora muito para realizar o exame, podemos perder a oportunidade de identificar uma lesão pré-cancerígena em tempo hábil e tratá-la antes que evolua para um câncer do colo do útero. Essas alterações podem ser assintomáticas e, quando descobertas tardiamente, o tratamento pode se tornar muito mais complexo”, explica Gabrielle.
A médica destaca que, dependendo do estágio em que uma alteração é identificada, podem ser indicados procedimentos para tratar lesões precursoras, evitando a progressão para um câncer invasivo. Entretanto, quando a doença já está instalada, a paciente pode necessitar de tratamentos especializados, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, conforme a avaliação médica.
“É para isso que serve o exame de rastreamento: para encontrarmos alterações antes de aparecerem os sintomas. Quando a mulher procura atendimento porque já apresenta algum sinal da doença, a finalidade da avaliação muda. Não estamos mais falando apenas de prevenção, mas da investigação de um possível problema de saúde, ou seja, passamos de uma situação de rastreamento/acompanhamento para o diagnóstico”, ressalta.
EXAMES DISPONÍVEIS NAS UNIDADES DE SAÚDE – Em Várzea Grande, todas as Unidades Básicas de Saúde oferecem a coleta do exame citopatológico do colo do útero (CCO). O atendimento é organizado de acordo com a rotina de cada unidade. Algumas trabalham com dias específicos para a realização do procedimento, enquanto outras recebem as pacientes por demanda espontânea de segunda à sexta-feira.
A orientação da médica é que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para verificar como funciona o serviço e manter o acompanhamento preventivo.
O rastreamento do câncer do colo do útero é recomendado, de forma geral, para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram a atividade sexual. A periodicidade depende do tipo de exame, dos resultados anteriores e das condições individuais de saúde, devendo seguir a orientação dos profissionais da rede.
Gabrielle também chama à atenção para a importância de guardar os resultados dos exames e manter o histórico atualizado na unidade de saúde, especialmente em situações de mudança de endereço ou transferência de atendimento.
“É importante que a mulher tenha esse controle, que seus exames estejam registrados e que ela saiba quando precisa retornar. Assim, não perdemos a oportunidade de identificar uma alteração no momento adequado e garantir o acompanhamento necessário”, orienta.
OUTUBRO ROSA REFORÇA CUIDADO PERMANENTE – A conscientização sobre o câncer do colo do útero integra as ações de cuidado com a saúde da mulher desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande durante o Outubro Rosa.
No Dia D da campanha, realizado no sábado (10), as 26 Unidades de Saúde da Família participantes contabilizaram 514 coletas de exames preventivos, além de consultas, solicitações de mamografia, vacinação e outros serviços.
A mobilização reforça que o cuidado com a saúde não deve ficar restrito às campanhas realizadas em datas específicas. O acompanhamento regular, a vacinação contra o HPV e a realização dos exames de rastreamento, conforme indicação, são medidas importantes para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino7 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Opinião23 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB3 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde












