Várzea Grande

Flávia Moretti diz ter aval da Câmara e defende união após escolha para o DAE

Publicado em

Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, afirmou durante coletiva de imprensa que comunicou o vice-prefeito Tião da Zaeli sobre a escolha de Rogério Dakar para assumir o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município.

Segundo a gestora, a indicação foi bem recebida pela Câmara Municipal. Ela disse acreditar que o Legislativo avalizou “100%” o nome do novo gestor e ressaltou que o momento exige união entre os poderes para enfrentar os desafios no abastecimento de água e no saneamento básico da cidade.

Moretti destacou que os vereadores também passaram por uma campanha eleitoral marcada pela cobrança popular por melhorias no fornecimento de água e defendeu que o trabalho seja conjunto para promover mudanças estruturais no setor. Desde o início da atual gestão, a prefeita vem enfrentando resistência por parte de parlamentares.

A prefeita revelou ainda que conversou com Tião da Zaeli sobre a necessidade de indicar um nome com boa interlocução na Câmara para comandar o DAE. Nos bastidores, o vice-prefeito teria influência sobre a autarquia antes da nomeação de Rogério.

Antes de bater o martelo, Moretti chegou a convidar o vereador Raul Curvo, servidor efetivo do DAE, para assumir o comando da autarquia, mas ele recusou o convite. “Ele disse que não gostaria que fosse um político na pasta, mas eu entendi que era necessária essa interlocução. Como ele mesmo disse, a decisão final é da prefeita, e eu decidi”, declarou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Agentes comunitários de Várzea Grande reforçam atuação no combate à hanseníase

Publicados

em

Os agentes comunitários de saúde de Várzea Grande estão no centro de uma estratégia que busca transformar a realidade de uma das doenças mais antigas ainda presentes no Brasil: a hanseníase. Mais de 80 profissionais participaram, nesta semana, de dois dias de capacitação realizados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dentro de um projeto piloto idealizado pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Hanseníase.

A iniciativa, presidida pelo deputado estadual Dr. João (MDB), marca o início de uma mobilização que pretende alcançar os 142 municípios de Mato Grosso. Durante o encontro, os participantes receberam treinamento para fortalecer a identificação precoce da doença, ampliar a busca ativa de casos e contribuir para a redução da transmissão.

Segundo o parlamentar, a proposta é estruturar uma rede de profissionais preparados para atuar diretamente nos territórios. “Este é o pontapé inicial para colocarmos em prática a capacitação de todos os profissionais de saúde. Vamos percorrer os municípios, qualificar as equipes, intensificar a busca ativa, realizar diagnósticos e garantir o tratamento, com o objetivo de tirar Mato Grosso dessa triste liderança em casos de hanseníase”, afirmou.

Para quem atua diretamente nas comunidades, o conhecimento adquirido representa mais segurança no atendimento. A agente comunitária Mariazinha da Silva, da unidade do bairro Vila Arthur, destacou a importância da qualificação. “A capacitação é essencial para quem está na ponta, em contato direto com a população. Ela amplia o conhecimento, melhora a identificação precoce dos casos, qualifica a orientação aos pacientes e ajuda a reduzir o preconceito que ainda existe sobre a doença”, relatou.

De acordo com ela, momentos como esse também fortalecem o trabalho em equipe e ampliam a capacidade de acolhimento e acompanhamento dos pacientes.

A enfermeira responsável técnica pela linha de cuidado em hanseníase no município, Adriana Matos, reforçou o papel estratégico dos agentes comunitários. “Essa capacitação é um divisor de águas. O agente está dentro das casas, conhece o território e a rotina das famílias. Ao identificar uma mancha suspeita ou perda de sensibilidade, ganhamos tempo precioso. O diagnóstico precoce não é apenas sobre curar, mas sobre evitar sequelas irreversíveis e interromper a cadeia de transmissão”, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Janaína Pauli, ressaltou que o enfrentamento da doença depende da atuação integrada entre instituições e do vínculo com a população. “Mato Grosso é considerado endêmico porque realiza busca ativa dos casos. Além do estigma, um dos grandes desafios é o abandono do tratamento. Por isso, é fundamental que os agentes de saúde sejam essa ponte, sensibilizando pacientes que muitas vezes permanecem em casa por vergonha de procurar atendimento”, explicou.

TRATAMENTO PELO SUS – A hanseníase tem tratamento gratuito e cura, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A qualificação dos agentes comunitários reforça a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado, fundamentais para interromper a cadeia de transmissão e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA