Várzea Grande
Mutirão de limpeza transforma Parque Del Rey, Jardim Paula II, Jardim Imperial, Santa Isabel e Parque do Lago com força-tarefa integrada da Prefeitura
Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou nesta última sexta-feira (17) mais um grande mutirão de limpeza em diferentes regiões do Município. As equipes concentraram os trabalhos nos bairros Parque Del Rey, Jardim Paula II — onde os serviços estão em fase de conclusão —, Jardim Imperial, Santa Isabel e Parque do Lago, levando uma força-tarefa voltada à melhoria dos espaços públicos e à preservação da cidade.
A ação reuniu servidores e maquinário pesado para executar serviços de varrição, limpeza de vias, retirada de resíduos sólidos e entulhos descartados irregularmente, poda de árvores e manutenção das áreas públicas. Para dar agilidade aos trabalhos, foram utilizados caminhões-caçamba, pá carregadeira, retroescavadeira e trator, equipamentos que permitem atender grandes volumes de resíduos e alcançar áreas de difícil acesso.
Os bairros contemplados possuem características distintas, mas compartilham a importância estratégica para o crescimento urbano de Várzea Grande. O Parque do Lago, por exemplo, é uma das regiões que mais recebeu investimentos em infraestrutura e expansão habitacional nos últimos anos, concentrando milhares de moradores e importante fluxo de veículos. Já o Jardim Imperial e o Santa Isabel possuem forte perfil residencial, com intenso movimento diário e áreas verdes que demandam manutenção constante para garantir segurança e conforto à população.
No Jardim Paula II, os serviços entram na etapa final, consolidando uma série de intervenções realizadas ao longo da semana para devolver melhores condições de limpeza urbana aos moradores. O Parque Del Rey, por sua vez, integra uma região em expansão, onde o crescimento populacional exige ações permanentes de conservação e manutenção dos espaços públicos.
Além de contribuir para o aspecto visual da cidade, os mutirões desempenham papel fundamental na saúde pública. A retirada de entulhos elimina possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, reduz riscos de proliferação de animais peçonhentos e melhora as condições de drenagem das vias, especialmente durante o período chuvoso.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, destacou que a limpeza urbana é um trabalho contínuo e depende da atuação integrada entre poder público e comunidade.
“Nossa missão é manter Várzea Grande limpa, organizada e segura para todos. Esses mutirões permitem atender regiões inteiras de forma mais rápida e eficiente, levando equipes, servidores e máquinas para executar diversos serviços simultaneamente. Também reforçamos o pedido para que a população faça o descarte correto dos resíduos, pois a conservação da cidade é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou o secretário.
A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana mantém um cronograma permanente de manutenção em todas as regiões do município. Os mutirões integram esse planejamento, que busca ampliar a cobertura dos serviços e garantir que os bairros permaneçam limpos, organizados e preparados para oferecer mais qualidade de vida à população.
Galeria de Fotos (21 fotos)
Várzea Grande
CMEI Miguelina promove ação educativa sobre higiene bucal para crianças
Os alunos de 3 e 4 anos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Miguelina de Campos e Silva receberam a visita da equipe do Posto de Saúde do bairro Ouro Verde para participar de uma ação educativa sobre a importância da saúde bucal. A atividade foi realizada pela dentista Renata Caroline Silva dos Santos, pela agente de saúde Cristiane de Souza Lemes e pela enfermeira Laura Regina de Figueiredo.
Durante a ação, as profissionais compartilharam orientações sobre os cuidados necessários para manter a saúde da boca e dos dentes, abordando o tema de forma lúdica e divertida. A iniciativa destacou a importância de incentivar hábitos saudáveis desde a infância, contribuindo para a prevenção de cáries e outros problemas bucais, além de reforçar a necessidade da escovação correta e dos cuidados diários com a higiene bucal.
Para a diretora da unidade, Nazareth Amaral, é fundamental ensinar às crianças, desde cedo, a importância da higiene bucal e dos cuidados com os dentes.
“Esses hábitos ajudam a prevenir cáries, contribuem para a saúde bucal e favorecem o desenvolvimento de dentes fortes. Quanto mais cedo essa conscientização começa, maiores são as chances de as crianças manterem esses cuidados ao longo da vida”, destacou.
A diretora ressaltou ainda que a visita da equipe de saúde ao CMEI é uma iniciativa importante para promover a saúde e prevenir doenças desde a Educação Infantil.
“A parceria entre saúde e educação também fortalece o trabalho dos profissionais da escola e das famílias na prevenção de doenças bucais, contribuindo para o desenvolvimento integral, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças”, completou.
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião14 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












