Várzea Grande
Nova drenagem melhora escoamento da chuva e beneficia moradores do Shangri-Lá
Várzea Grande
A Prefeitura de Cuiabá implanta uma nova rede de drenagem na Rua Samatra, no bairro Shangri-Lá, região do Coxipó, para melhorar o escoamento da água da chuva e reduzir o risco de retenção de água junto à praça. Executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, a intervenção prevê 80 metros de tubulação, com manilhas de 60 centímetros de diâmetro, e a construção de uma nova caixa de recebimento.
Segundo o coordenador de obras, Magno Braga, uma vistoria realizada com um engenheiro identificou danos nas estruturas antigas. No local, há três caixas de recebimento, duas delas conectadas a uma mesma caixa. Os problemas comprometiam a passagem da água e provocavam entupimentos e transbordamento.
A nova rede será instalada ao lado da tubulação existente. Conforme Braga, a solução foi definida com orientação dos engenheiros para permitir a execução do serviço sem abrir o asfalto no trecho por onde passam as manilhas antigas.
A intervenção deverá receber a água captada por aproximadamente 10 a 15 bocas de lobo, incluindo o volume que desce da parte mais alta do bairro. “Não é esgoto, é água pluvial, água de chuva”, esclareceu o coordenador.
A nova caixa de recebimento será construída em um ponto de mudança de direção da rede, cujo traçado forma um “L”. A estrutura permitirá encaminhar a água da praça e das bocas de lobo para outra caixa situada mais abaixo, dando continuidade ao escoamento.
O serviço consiste na implantação de uma nova estrutura de drenagem para corrigir o problema identificado na Rua Florita. Com a conexão entre a tubulação e as caixas de recebimento, a intervenção busca melhorar a condução da água da chuva e reduzir a ocorrência de transbordamentos no local.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Várzea Grande
Prefeitura e Iphan iniciam vistorias e traçam ações para recuperar Centro Histórico
A Prefeitura de Cuiabá intensificou a agenda de articulação institucional para a preservação do Centro Histórico da capital. Em continuidade às discussões iniciadas na terça-feira (6), a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU) se reuniu com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso (Iphan-MT), Ana Joaquina da Cruz Oliveira.
O encontro teve como foco o alinhamento de prioridades e soluções urbanísticas para a região. As reuniões abordaram temas centrais para a gestão urbana, como intervenções no Beco Alto, a recomposição da Praça da República e a regularização de pendências administrativas e prestações de contas de gestões anteriores.
Entre os avanços debatidos, as equipes alinharam a integração dos processos de licenciamento municipal com as novas normativas do Iphan, que automatizam análises por meio de sistemas digitais e otimizam a emissão de termos de referência para empreendimentos na capital.
A parceria também prevê o cumprimento de prazos rígidos de até 15 dias para manifestações técnicas em áreas de abrangência arqueológica e patrimonial, garantindo celeridade às licenças sem comprometer a proteção do acervo histórico.
Além disso, a gestão municipal e o órgão federal discutiram a elaboração de relatórios de impacto para obras de infraestrutura e intervenções urbanas, além do fortalecimento dos canais oficiais para denúncias de abandono ou intervenções irregulares em fachadas.
O alinhamento contempla ainda a promoção de capacitações técnicas voltadas a engenheiros e arquitetos, visando padronizar projetos e orientar proprietários e comerciantes sobre as diretrizes adequadas de conservação no polígono tombado.
Paralelamente, o município estrutura uma força-tarefa dedicada à regularização imobiliária e à notificação de proprietários de casarões históricos em situação de abandono. A medida visa garantir a segurança técnica dos imóveis e resguardar o patrimônio arquitetônico da cidade.
Como desdobramento das tratativas, uma equipe técnica nacional do Iphan fará uma visita a Cuiabá na próxima semana. O grupo realizará vistorias em conjunto com os técnicos municipais para mapear as condições das principais edificações e elaborar planos emergenciais de conservação.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, destacou a relevância dos encaminhamentos e a perspectiva de avanços ainda neste ano.
“Tivemos uma reunião muito proveitosa com a superintendente do Iphan, tratando do Beco Alto, da Praça da República e de pendências passadas. Alinhamos a visita de uma equipe técnica para vistoriar o Centro Histórico na próxima semana e avançar com as soluções ainda este ano”, disse.
As medidas visam destravar investimentos, viabilizar recursos para intervenções emergenciais e promover o uso sustentável da área central, unindo preservação cultural, turismo e desenvolvimento econômico.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso23 horas atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso2 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso3 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
OAB3 dias atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso3 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Mato Grosso3 dias atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso3 dias atrásLéo Bortolin é eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos












