Várzea Grande
Operação apreende mais de 7 mil garrafas de whisky com suspeitas de contaminação
Várzea Grande
As amostras foram encaminhadas ao Lacen, responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista
Equipes da Vigilância Sanitária do Estado e do Município de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Polícia Civil e Politec, realizaram, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação de fiscalização em um depósito de uma grande rede atacadista, localizada na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande.
A ação teve como objetivo localizar e apreender um lote de whisky suspeito de estar relacionado aos casos de intoxicação por metanol registrados no Estado. Esse mesmo lote teria sido consumido por um empresário do município de Água Boa, que está internado em Goiânia, em tratamento, após ter a visão comprometida em decorrência da intoxicação.
Durante a operação, as equipes encontraram e apreenderam mais de 7 mil garrafas da bebida que foram lacradas e separadas. A rede atacadista foi nomeada como fiel depositária da carga até a conclusão das análises laboratoriais.
As amostras do produto foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), responsável por identificar se há presença de metanol ou outra substância tóxica nas bebidas. O resultado do laudo ainda não tem data prevista.
De acordo com o delegado titular da Decon, Rogério Ferreira, ainda não há confirmação de falsificação da bebida, mas foram encontradas divergências entre os números de lote das caixas e das garrafas, o que motivou a retirada preventiva do mercado.
“Por precaução, o produto está sendo recolhido até a conclusão dos exames. Caso o resultado confirme adulteração, a bebida será apreendida e destinada ao descarte correto. Se o laudo for negativo, ela poderá retornar à comercialização”, explicou.
As investigações tiveram início após denúncias recebidas entre os dias 22 e 23 de outubro, quando delegacias de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças realizaram operações de fiscalização e apreensão de bebidas suspeitas de adulteração. As denúncias surgiram depois que várias pessoas passaram mal na região do Araguaia, entre os dias 11 e 14 de outubro, após o consumo da mesma marca de whisky.
O superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Carlos Valadares, informou que, diante da confirmação do primeiro caso e de novos casos suspeitos no Município, vão ser intensificadas as ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
“As equipes da Vigilância Sanitária farão inspeções em bares, distribuidoras e depósitos, com o objetivo de identificar produtos adulterados e retirá-los de circulação, garantindo a segurança da população”, destacou.
A secretaria municipal de saúde reforça o alerta à população sobre os riscos de consumir bebidas de origem duvidosa e orienta que qualquer suspeita seja imediatamente comunicada à Vigilância Sanitária Municipal (65 98464-5062) ou à Polícia Civil (65 3614-6211).
Galeria de Fotos (4 fotos)
Várzea Grande
DAE divulga bairros com abastecimento de água nesta sexta-feira (17) em Várzea Grande
O DAE-VG informou os bairros de Várzea Grande que terão abastecimento de água nesta sexta-feira (17), conforme o cronograma de distribuição por sistemas.
Pelos sistemas I e V, o fornecimento contempla os bairros Centro, Nova Várzea Grande, Embauval, MRV Chapada do Poente, MRV Chapada do Horizonte, MRV Chapada dos Cristais e MRV Chapada dos Bosques. Também recebem água Santa Cecília, Primavera, Monte Castelo, Figueirinha e Jardim Panorama. Na mesma linha, estão incluídos ainda os bairros 15 de Maio, Milton Figueiredo, Portal dos Imigrantes, Vida Nova, Vitória Régia, Vila Operária, Capela do Piçarrão, Jardim Glória I, Paula I e Marajoara I.
Já o sistema III atende as regiões do Cristo Rei, Vila Sadia, Vista Alegre, Manga, Santa Bárbara, além dos residenciais MRV Chapada dos Guimarães, MRV Chapada dos Buritis e MRV Chapada Verde.
Por fim, os sistemas II e IV garantem abastecimento nos bairros Residencial São Benedito, Residencial Ataíde, Residencial Alice, Residencial Renato, Colinas Verdejantes, Solares do Tarumã, Chapéu do Sol e Manaíra. Também estão na lista Mapim, Dom Pedro, Rita Monteiro, San Marcos, Paiaguás, Guanabara, Nova Aliança e Cidade de Deus, além de Jacarandá, Jequitibá e Veredas.
O DAE reforça que o abastecimento ocorre de forma gradativa e pode sofrer variações de pressão ao longo do dia.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Delcio jb
Delcio jb
Delcio jb
-
Entretenimento6 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso3 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá7 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Polícia7 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos
-
Cuiabá3 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Mato Grosso6 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22





