Várzea Grande

Prefeita Flávia Moretti sanciona lei que inclui Festa da Terceira Idade no calendário oficial de Várzea Grande

Publicado em

Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a Lei Municipal nº 5.536/2026, que inclui a Festa da Terceira Idade no calendário oficial de eventos e festividades do município. A medida reconhece a relevância social, cultural e comunitária da iniciativa, que há mais de uma década promove a integração e o bem-estar da população idosa.

De acordo com a legislação, o Município poderá, conforme a disponibilidade orçamentária, apoiar a realização do evento por meio de ações institucionais, logísticas, culturais, sociais e de divulgação, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A norma também deixa claro que a inclusão no calendário oficial não gera obrigação automática de repasse de recursos financeiros.

Para a prefeita Flávia Moretti, o reconhecimento oficial da festividade fortalece a expectativa de crescimento das próximas edições. “É um evento que cresce a cada ano e promove lazer, convivência e valorização dos nossos idosos. Fiquei feliz em prestigiar esta última edição e pretendemos sempre apoiar iniciativas como essa”, afirmou.

Autor da proposta, o vereador Charles da Educação destacou que a Festa da Terceira Idade é um importante instrumento de inclusão social e valorização da pessoa idosa. Segundo ele, o evento contribui para a integração entre gerações, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o reconhecimento do papel social dos idosos. “Sua institucionalização no Calendário Oficial do Município contribui para a preservação da memória cultural local e para o estímulo a políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e digno”, ressaltou.

O organizador da festa e presidente do bairro Mapim, Alex Força Jovem, comemorou a sanção da lei e destacou a importância do reconhecimento oficial após 15 anos de realização do evento. Segundo ele, cerca de 12 mil pessoas participaram da edição de 2026. “Fico feliz em ver essa lei sancionada. Depois de 15 anos de realização, a Prefeitura reconheceu o trabalho desenvolvido. Isso nos dá ainda mais força para continuar e buscar uma comemoração cada vez maior. Hoje, a Festa da Terceira Idade é um dos principais eventos de integração social e lazer para os idosos de Várzea Grande”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Prefeitura apoia pesquisa da UFMT para monitoramento de lagartas em propriedades rurais de Várzea Grande

Publicados

em

Produtores da agricultura familiar de Várzea Grande estão recebendo apoio técnico por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Prefeitura de Várzea Grande para o monitoramento de lagartas identificadas em lavouras do município.

A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pela UFMT, que procurou a Empaer propondo a realização de um estudo de campo voltado à formação acadêmica dos estudantes e à produção de conhecimento científico sobre a praga. A partir da proposta, o escritório local da Empaer acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, que prontamente aderiu à ação e direcionou a equipe às propriedades rurais onde produtores já haviam relatado a presença das lagartas.

Durante a visita técnica, pesquisadores e estudantes da UFMT realizaram a coleta de amostras, que passarão por análises laboratoriais para identificar a espécie e compreender seu comportamento. Os resultados contribuirão para pesquisas voltadas ao desenvolvimento de variedades mais resistentes ao ataque da praga, além do aperfeiçoamento das estratégias de manejo.

O coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável, Leandro Silva, destacou que a parceria amplia o acesso dos pequenos produtores ao conhecimento técnico e científico.

“Assim que a proposta foi apresentada pela Empaer, entendemos a importância de aproximar a pesquisa da realidade dos agricultores familiares. Identificamos as propriedades que já registravam a presença da lagarta e demos todo o suporte para que o trabalho fosse realizado. Essa integração entre universidade, Empaer e Prefeitura fortalece a assistência técnica oferecida aos produtores”, afirmou.

A secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Cíntia Serrano, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do município com o fortalecimento da agricultura familiar.

“Além do acompanhamento técnico realizado pela Prefeitura, essa parceria permite que os produtores tenham acesso às pesquisas desenvolvidas pela universidade, contribuindo para a prevenção e o controle de pragas e para o fortalecimento da produção rural do município”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA