Várzea Grande
Presidente da Câmara cobra prefeita por ignorar MP e manter contrato da LOCAR em Várzea Grande
Várzea Grande
*Presidente da Câmara cobra prefeita por ignorar MP e manter contrato da LOCAR em Várzea Grande*
O Presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira, utilizou a tribuna da sessão ordinária de terça-feira (23) para fazer uma cobrança contundente à prefeita Flávia Moretti, questionando a decisão do Executivo de manter o contrato com a empresa LOCAR, responsável pela coleta de lixo.
O parlamentar demonstrou indignação ao revelar a grave situação jurídica da empresa, que acumula 24 ações judiciais em seu desfavor, incluindo uma ação de improbidade administrativa. “A empresa LOCAR tem um santo muito forte protegendo ela”, declarou Cerqueira, em referência à resistência da Prefeita em promover o distrato do contrato, mesmo diante de um cenário de inúmeras queixas populares e problemas jurídicos.
A atitude do Executivo em manter o contrato contraria diretamente a orientação da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Várzea Grande. O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) havia recomendado a anulação do vínculo após identificar graves irregularidades que violam princípios fundamentais da administração pública, como a legalidade e a obrigatoriedade de licitação.
As falhas foram constatadas no âmbito do Inquérito Civil nº 014670-006/2024. O MPMT recomendou que a Prefeitura inicie um novo processo licitatório no prazo de 60 dias, conforme as disposições da Lei nº 14.133/2021, para assegurar a competitividade e o pleno atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2022.
A Câmara Municipal reforça a necessidade de o Executivo cumprir as determinações do órgão de controle para proteger o interesse e o erário público.
Várzea Grande
Várzea Grande avança com obras de drenagem e conclui 50% dos serviços no Residencial Joaquim Curvo
A Prefeitura de Várzea Grande já concluiu 50% das obras de drenagem no Residencial Joaquim Curvo. A intervenção busca reduzir os impactos dos alagamentos na região, onde os moradores convivem há anos com transtornos provocados pelo acúmulo de água durante o período chuvoso.
Neste momento, os trabalhos estão concentrados na instalação de manilhas que vão compor a rede de drenagem. A obra recebe investimento de R$ 1.597.357,04, com recursos próprios do município, e é executada por uma empresa da construção civil contratada por meio de licitação pública.
A intervenção prevê a implantação de drenagem e pavimentação asfáltica em pelo menos cinco ruas da região: Rondonópolis, Cuiabá, J.A. Curvo, S/D e Argentina.
Segundo o secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, a localização do residencial, em uma área de várzea, contribui para os problemas de alagamento, uma vez que a região recebe água proveniente de outros pontos.
“Com a realização das obras, a Prefeitura busca melhorar as condições de tráfego, contribuir para a redução de problemas causados pelo acúmulo de água da chuva e oferecer mais segurança e qualidade de vida aos moradores do bairro Joaquim Curvo”, afirmou o secretário.
Galeria de Fotos (8 fotos)
-
Polícia7 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Opinião3 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia6 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
Política7 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB5 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande3 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Várzea Grande2 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
OAB6 dias atrásOAB-MT reforça empenho pela instalação da Comarca de Confresa e construção dos fóruns da região












