Várzea Grande
Secretária destaca estrutura e localização de Várzea Grande como diferencial no turismo de MT
Várzea Grande
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, destacou o potencial de Várzea Grande para se consolidar como um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso. Durante a FIT Pantanal 2026, a secretária ressaltou que o município reúne condições estratégicas para explorar diferentes segmentos do setor, impulsionado pela localização privilegiada e pela infraestrutura logística.
Segundo Mayran, Várzea Grande tem capacidade para atuar simultaneamente em diversas frentes do turismo, aproveitando sua condição de principal porta de entrada do Estado.
“Várzea Grande possui uma diversidade e uma estratégia de turismo muito ampla. No município conseguimos trabalhar com o turismo de negócios, turismo gastronômico e agora o religioso. Temos um aeroporto que agora é internacional, podemos fazer todas essas cadeias. O que podemos é estruturar cada vez mais a cidade. Quantas pessoas chegam a Mato Grosso e anseiam conhecer toda a cidade, o município está alinhado às políticas desenhadas pelo Estado”, afirmou.
A declaração ocorre após a participação exitosa do município na FIT Pantanal 2026, onde o estande de Várzea Grande esteve entre os mais visitados da feira, recebendo mais de 30 mil pessoas ao longo dos cinco dias de programação. O espaço reuniu atrações culturais, gastronomia, artesanato e iniciativas voltadas à divulgação dos atrativos locais.
Para a secretária, o crescimento do turismo depende diretamente dos investimentos em infraestrutura e qualificação, áreas que contam com apoio do Governo do Estado.
“Obras estruturantes são uma base para manter esse turismo ativo. Obviamente as pessoas querem conhecer, mas precisam ser acolhidas e terem uma estrutura adequada. Todo rol de treinamento, capacitação e infraestrutura o governo sempre vai ofertar”, disse.
A avaliação da gestora reforça o momento de expansão vivido por Várzea Grande no setor. Além de ampliar de oito para 25 o número de parceiros envolvidos na FIT em relação ao ano passado, o município levou para a feira representantes da agricultura familiar, artesãos e grupos culturais, fortalecendo a estratégia de associar turismo, geração de renda e valorização das tradições locais.
Galeria de Fotos (6 fotos)
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Várzea Grande
Prefeitura de Várzea Grande e BPW promovem Open Talk e debatem igualdade de direitos entre homens e mulheres
A Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com a BPW Várzea Grande (Business Professional Women), realizou nesta segunda-feira (08.06) o evento “Open Talk – Trabalho Igual, Salário Igual”.
Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de ações que poderão ser desenvolvidas pelo Município, entre elas: promover iniciativas educativas voltadas à equidade de gênero; criar programas de incentivo à contratação de mulheres, especialmente para o primeiro emprego; fortalecer projetos de formação de lideranças femininas; e desenvolver ações voltadas à educação de meninos e jovens para uma cultura de respeito, equidade e valorização das mulheres.
Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), a proposta é ampliar o diálogo sobre a equidade salarial entre mulheres e homens, reunindo lideranças femininas, representantes do poder público, profissionais de diversas áreas e integrantes da sociedade civil para discutir desafios, avanços e oportunidades relacionados à valorização do trabalho e à igualdade de remuneração.
“Estamos falando de igualdade de direitos. As mulheres não querem ser superiores aos homens; queremos apenas igualdade de oportunidades, direitos e condições. Precisamos debater os avanços conquistados, os desafios que ainda existem e, principalmente, como podemos construir ambientes de trabalho cada vez mais justos”, afirmou a prefeita.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, destacou que o encontro proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre lideranças femininas, representantes do poder público, profissionais de diversas áreas e integrantes da sociedade civil.
“A reunião foi realizada para incentivar a troca de experiências entre os participantes. Discutimos desafios, legislações, avanços e oportunidades relacionados à valorização do trabalho e à igualdade de remuneração”, pontuou a secretária.
A presidente-fundadora da BPW Várzea Grande, Sônia Mazetto, ressaltou que a união entre as mulheres pode contribuir para transformar essa realidade.
“Acredito que a construção de uma sociedade mais justa depende da atuação conjunta do poder público e da sociedade. Promover a igualdade salarial também significa ampliar oportunidades, fortalecer lideranças femininas, incentivar redes de apoio e garantir que mais mulheres ocupem espaços de poder e decisão, com voz ativa e autonomia”, declarou.
A secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, observou que a desigualdade salarial é reflexo de uma construção histórica e cultural.
“Os homens são mais unidos e possuem uma rede de apoio maior. Há também a questão cultural: nossas avós e mães foram criadas em uma realidade diferente. Estamos quebrando essas barreiras e precisamos educar nossos filhos para essa nova realidade”, destacou.
Participaram do Open Talk a chefe de gabinete da prefeita, Ana Helena Paroli; a empresária Isabela Cortese Mancini; a advogada Fernanda Vaucher; a gestora de marketing Carmem Lúcia; a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito; a subsecretária de Assistência Social, Taynara Morais; a assessora especial Rachel Galesso; a empresária Thaís Cunha; a presidente do projeto Mulheres do Bem, Cristiane Fátima; a advogada Alexandra Nogueira; o advogado Eduardo Manzeppi; além de Odete Ferreira e Mauriem Alves.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
Andre luis/secom-vg
-
Polícia20 horas atrásPai é preso suspeito de espancar e matar filha de 12 anos em VG
-
Entretenimento4 dias atrásAbilio chega ao Top 15 da política brasileira e se consolida como o prefeito mais influente do país nas redes
-
Esportes6 dias atrásPrefeitura abre 2,6 mil vagas para o projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola” em Cuiabá
-
Mato Grosso7 dias atrásTrecho de rodovia mostra desgaste precoce após investimento de R$ 130 milhões
-
Mato Grosso6 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais
-
Mato Grosso4 dias atrásArticulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
-
Política7 dias atrásApós denúncia de Flavia, TCE determina devassa na Era Kalil, em VG
-
Esportes5 dias atrásPrefeitura e Cuiabá EC lançam projeto que atenderá 600 crianças e adolescentes








