Várzea Grande

Várzea Grande encerra participação histórica na FIT Pantanal com recorde de parceiros e projeção nacional do turismo

Publicado em

Várzea Grande

Várzea Grande encerrou sua participação na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2026 com resultados expressivos e a consolidação de uma nova fase para o turismo local. Durante os cinco dias de evento, realizados entre 3 e 7 de junho, o estande do município esteve entre os mais movimentados da feira, reunindo atrações culturais, gastronomia, artesanato, apresentações folclóricas, sorteios e experiências que evidenciaram o potencial turístico da cidade.

A estimativa é de que mais de 30 mil pessoas tenham visitado o espaço de Várzea Grande ao longo da programação, demonstrando o crescente interesse pelo município, que busca se firmar como destino turístico estratégico em Mato Grosso e superar a imagem de cidade-dormitório.

Para a prefeita Flávia Moretti, os resultados obtidos na FIT Pantanal refletem o trabalho desenvolvido para fortalecer a identidade cultural do município e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico por meio do turismo.

“Estamos trabalhando para valorizar nossos empreendedores, artesãos, produtores locais e todo o trade turístico. O crescimento da participação de Várzea Grande na feira é resultado da união entre o poder público e a iniciativa privada, consolidando o município como uma das principais portas de entrada de Mato Grosso”, afirmou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, destacou a grande receptividade do público durante o evento.

“Não foi apenas uma exposição. Foi uma verdadeira celebração da nossa identidade. O estande permaneceu cheio todos os dias, com visitantes participando das atividades, recebendo brindes e conhecendo mais sobre Várzea Grande. Os elogios recebidos demonstram que o planejamento e a dedicação da equipe alcançaram os objetivos propostos”, ressaltou.

Segundo a secretária, a FIT Pantanal representa uma importante vitrine para ampliar a visibilidade do município e atrair novos investimentos.

“Temos cultura, história, gastronomia, belezas naturais, o aeroporto internacional e inúmeras potencialidades. Estar presente em um evento desse porte fortalece nossa imagem e abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e turístico”, acrescentou.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, João Eduardo Sá, destacou que o sucesso da participação é resultado de uma construção coletiva envolvendo o Conselho Municipal de Turismo (Comtur-VG), a iniciativa privada e diversos segmentos da economia local.

“Mostramos que Várzea Grande possui vocação para o turismo religioso, cultural e gastronômico. Isso só foi possível graças à confiança dos parceiros que acreditaram no projeto e contribuíram para essa participação histórica”, afirmou.

O crescimento da presença do município na feira foi um dos pontos de destaque desta edição. Em 2025, o estande contou com a participação de oito parceiros. Neste ano, o número saltou para 25 empresas, instituições e empreendedores envolvidos nas ações e ativações realizadas durante o evento.

Além da promoção dos atrativos turísticos, a participação várzea-grandense também evidenciou a força da economia criativa local. As tradicionais redeiras de Limpo Grande comercializaram seus produtos no espaço dedicado ao artesanato, enquanto produtores da agricultura familiar apresentaram alimentos típicos da região, fortalecendo a divulgação das potencialidades econômicas do município.

A programação cultural também teve forte representatividade de Várzea Grande. Dos 16 grupos participantes da FIT Pantanal, cinco eram do município, entre grupos de siriri e quadrilhas juninas, reforçando a importância da cidade na preservação e valorização das tradições populares mato-grossenses.

A agricultura familiar foi outro destaque da participação municipal. Os produtores apresentaram ao público produtos regionais e iniciativas que geram renda para dezenas de famílias, fortalecendo a conexão entre turismo, produção local e desenvolvimento sustentável.

Para João Eduardo Sá, a atual gestão municipal tem promovido um importante resgate da identidade turística de Várzea Grande.

“Estamos despertando a cidade para essa vocação. Durante muito tempo esse potencial não recebeu os investimentos necessários. Hoje existe uma valorização da nossa história, da nossa cultura e da capacidade de gerar desenvolvimento por meio do turismo”, destacou.

A estratégia da administração municipal agora é fortalecer ainda mais o turismo receptivo, incentivando visitantes a utilizarem Várzea Grande como base para conhecer outros destinos da Baixada Cuiabana, movimentando hotéis, bares, restaurantes e o comércio local.

No último dia da feira, o estande recebeu a visita de diversas autoridades, entre elas a defensora pública Tânia Mattos, o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Carlos Avalone e Wilson Santos, o ex-governador Pedro Taques, o prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, além de representantes de vários municípios mato-grossenses.

Os visitantes receberam lembranças produzidas por artesãos locais e conheceram projetos desenvolvidos para impulsionar o turismo em Várzea Grande.

O encerramento da participação do município aconteceu em clima de celebração, com apresentação do Grupo Estrela Guia, que levou ao público manifestações culturais marcadas pela tradição e identidade várzea-grandense.

Com os resultados alcançados nesta edição, a expectativa da gestão municipal é ampliar ainda mais sua participação nas próximas edições da FIT Pantanal, fortalecendo roteiros como o VG By Night, os distritos turísticos de Bom Sucesso, Passagem da Conceição e Pai André, além dos circuitos religioso e gastronômico.

A participação histórica na FIT Pantanal reforça o novo posicionamento de Várzea Grande no cenário turístico estadual: uma cidade acolhedora, rica em cultura, oportunidades e preparada para receber visitantes de todo o Brasil e do exterior.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Projeto Raízes da Paz encerra ciclo de nove meses com resultados positivos em escola de Várzea Grande

Publicados

em

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), segue fortalecendo parcerias e incentivando projetos que ultrapassam os conteúdos tradicionais da sala de aula e contribuem diretamente para a formação social e emocional dos estudantes da rede municipal.

Um exemplo desse trabalho é o projeto Raízes da Paz, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que encerrou, nesta sexta-feira (23), um ciclo de nove meses de atividades na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Joaquim da Cruz Coelho. A solenidade de encerramento foi realizada no TJMT e reuniu estudantes, educadores e profissionais envolvidos na iniciativa.

A unidade foi escolhida para receber o projeto-piloto após um levantamento identificar a necessidade de desenvolver ações de acolhimento e prevenção de conflitos na comunidade escolar. A partir da parceria entre o TJMT e a SMECEL, foram realizadas atividades envolvendo estudantes, familiares e profissionais da Educação.

Durante os nove meses, o Raízes da Paz promoveu círculos de construção de paz, oficinas, palestras e momentos de escuta, diálogo e reflexão. As ações trabalharam sentimentos, relações familiares, convivência, respeito e a capacidade de crianças e adolescentes expressarem suas dificuldades e serem ouvidos.

Representando a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, Leyze Grecco agradeceu ao TJMT pela parceria e destacou que iniciativas como essa fortalecem o trabalho desenvolvido pela Prefeitura dentro das unidades escolares.

“Sabemos, de forma efetiva, que os círculos trazem resultados. Muitas crianças e jovens não possuem um lugar de fala dentro da família ou mesmo no meio social. Esse espaço de escuta pode gerar transformação, porque é ouvindo que conseguimos identificar os problemas e buscar caminhos para resolvê-los. Nem sempre é fácil falar, às vezes dói, mas nossos alunos abraçaram o projeto e participaram com afinco”, destacou Leyze, que também agradeceu aos estudantes, profissionais da Educação e demais envolvidos.

Para a diretora da EMEB Joaquim da Cruz Coelho, Rosalina Marques de Almeida, os resultados já podem ser percebidos no cotidiano escolar. Segundo ela, o projeto ajudou principalmente crianças que apresentavam dificuldades para falar sobre sentimentos e se posicionar diante de outras pessoas.

“O impacto foi muito positivo e essencial. Muitas crianças eram tímidas e não tinham desenvoltura para falar. O projeto contribuiu para que elas aprendessem a dialogar, se expressar e falar também sobre suas dificuldades. Esse desenvolvimento acaba refletindo inclusive nas atividades escolares”, afirmou.

Rosalina explicou que a parceria chegou à unidade por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, após o TJMT apresentar a proposta e avaliar diferentes comunidades escolares.

Projeto-piloto pode abrir caminho para novas ações – O coordenador do projeto na Comarca de Várzea Grande, Aparecido Donizete da Silva, explicou que o Raízes da Paz nasceu da parceria entre o Tribunal de Justiça e a Secretaria Municipal de Educação. A EMEB Joaquim da Cruz Coelho foi escolhida para a experiência piloto e, segundo ele, a receptividade da equipe escolar foi fundamental para os resultados alcançados.

“A escola abraçou o projeto. Fizemos círculos, ouvimos famílias, realizamos palestras com a equipe escolar, pais e alunos e trabalhamos com as crianças e adolescentes. O resultado foi muito bom”, avaliou.

Aparecido ressaltou ainda que a proposta tem como uma de suas principais bases o protagonismo de crianças e adolescentes, oferecendo espaços onde possam falar sobre si, aprender a ouvir e desenvolver novas formas de enfrentar conflitos.

“A ideia principal é dar protagonismo ao jovem. Muitas vezes, a gente não precisa falar, precisa ouvir. Quando a criança entende que pode falar e que será ouvida, isso pode transformar a vida dela, da família e, consequentemente, da sociedade”, explicou.

A parceria também investiu na preparação dos profissionais da rede municipal. Conforme o coordenador, cerca de 100 profissionais da Educação de Várzea Grande já foram capacitados para atuar como facilitadores dos círculos, ampliando as possibilidades de continuidade da metodologia nas escolas.

Entre os estudantes que participaram das atividades está Ayra Kelly Feitosa da Costa, de 6 anos. Com a espontaneidade própria da infância, ela contou que participou dos círculos e das atividades sobre sentimentos e aprendeu, principalmente, a importância de ouvir.

“Eu participei do Círculo da Paz e dos desenhos sobre os sentimentos. A gente aprende coisas novas, aprende a escutar outras pessoas e a perceber o que está sentindo naquele momento”, contou.

Para Ayra, a paz está diretamente ligada ao cuidado com o próximo. “A paz simboliza o amor de uma pessoa pela outra. A gente pode ajudar outras pessoas, ouvir melhor, não provocar brigas e não xingar”, resumiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA