Várzea Grande

Vereadores destacam ações e elogiam ampliação de atendimentos em Várzea Grande

Publicado em

Várzea Grande

Ações realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande e que estão impactando positivamente a vida da população na área da saúde foram elogiadas durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal.

O membro da Comissão de Saúde, o vereador Alessandro Moreira (MDB), enalteceu o número de atendimentos realizados em 2025, em comparação ao ano anterior. “É preciso reconhecer e enaltecer a melhora na saúde de nosso Município. Para isso, vou fazer um comparativo com o ano anterior. Em 2024, foram realizados, em Várzea Grande, 116 mil atendimentos médicos. Neste ano, atingimos 128 mil. Em atendimentos de enfermagem, ano passado, foram 63 mil atendimentos, hoje, atingimos 79 mil. De CCO – o preventivo ao câncer de colo de útero – o quantitativo passou de 6.117 para 6.227”, argumentou Moreira.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Miguel Júnior (Cidadania), elogiou o mutirão de chamamento do Programa de Planejamento Familiar. “A prefeita Flávia Moretti, e a secretária Deisi Bocalon, têm feito um brilhante trabalho. Nessa ação foram 182 atendimentos realizados. Desses, 133 voltados ao Planejamento Familiar, três vasectomias, além de 46 encaminhamentos para laqueaduras”, pontuou o vereador que é médico.

O vereador Adilsinho (Republicanos) também elogiou a ação e afirmou que a saúde tem sido um dos principais destaques na atual gestão. “Nesse fim de semana, o Município teve muito sucesso com a estratégia do mutirão do Planejamento Familiar. No passado, não havia conclusão dos atendimentos com as cirurgias, agora, vejo que há novos tempos na saúde de Várzea Grande”.

“É visível que há uma melhora significativa dentro da saúde de Várzea Grande. Não há como negar, claro, ainda precisa de ajustes, mas melhorou muito”, completou a vereadora Rosy Prado (UB).

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, agradeceu os elogios e reforçou que todo reconhecimento é devido ao trabalho em conjunto com a prefeita Flávia Moretti (PL) e a equipe da Secretaria. “Esse reconhecimento é resultado do empenho diário de toda a nossa equipe, uma equipe técnica e preparada, que trabalha com dedicação para garantir um atendimento de qualidade à população. Continuaremos firmes no compromisso de fortalecer a saúde pública e ampliar cada vez mais os serviços oferecidos”, disse.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Várzea Grande avança na política de proteção animal e prepara programa permanente de castração e microchipagem

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande está concluindo o edital que credenciará clínicas e empresas veterinárias para realizar castrações e a microchipagem de animais em situação de rua. Após a conclusão, o documento será encaminhado à Procuradoria-Geral do Município (PGM) e, na sequência, à Secretaria de Gestão Fazendária e Administração para abertura do chamamento público.

A previsão é que o serviço entre em funcionamento até o fim de 2026. A meta inicial é castrar cerca de 1,5 mil animais e implantar o sistema de identificação por microchip, considerado um dos principais instrumentos para o controle populacional e o combate ao abandono.

Segundo a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Cíntia Serrano, essa será mais uma etapa da política pública de proteção animal implantada pela atual gestão.

Política saiu do papel

A estruturação da política pública para a causa animal começou em setembro de 2025, quando a prefeita Flávia Moretti assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual. O acordo estabeleceu a criação de uma política permanente de proteção, controle populacional e identificação de animais.

“Existia legislação, mas não havia ações práticas. A partir do TAC, começamos a estruturar essa política pública”, afirma Cíntia Serrano.

Primeiras ações

O primeiro grande resultado veio em abril deste ano, com a campanha Abril Laranja, a primeira iniciativa da Prefeitura voltada exclusivamente à causa animal. A programação reuniu palestras em escolas, vacinação antirrábica, arrecadação de doações e uma feira de adoção em parceria com o Projeto Pet VG.

A campanha também passou a integrar o calendário oficial do município.

Na ocasião, a prefeita Flávia Moretti anunciou o planejamento para aquisição de um castramóvel, que ampliará a oferta de castrações gratuitas para animais em situação de rua e pertencentes a famílias de baixa renda.

“Não basta apenas punir. É preciso conscientizar que cuidar de um animal também é uma responsabilidade”, afirmou a prefeita.

Fiscalização e estrutura

A Prefeitura também reforçou a equipe da Secretaria de Meio Ambiente com a contratação de médicas-veterinárias para atuar nas ações da causa animal e ampliou a fiscalização de maus-tratos por meio de uma parceria com a Guarda Municipal.

Como parte da estruturação do programa, o secretário Ricardo Amorim e a secretária adjunta Cíntia Serrano visitaram o Centro Integrado de Bem-Estar Animal (CIBEAR), em Rondonópolis, referência em Mato Grosso. O objetivo é implantar, futuramente, uma estrutura semelhante em Várzea Grande, com abrigo, centro cirúrgico e atendimento veterinário.

“Com o lançamento do edital de credenciamento das clínicas, a Prefeitura inicia uma nova fase da política de proteção animal. A expectativa é consolidar um programa permanente de castração, identificação por microchip, fiscalização, educação ambiental e incentivo à adoção responsável”, pontuou Cíntia Serrano.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA