Cultura
Artistas paraenses apresentam cotidiano amazônico em exposição
Cultura
Nesta quarta-feira (9), o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso de Belém lança, às 19h, a edição de 2025 da exposição coletiva Imagens Cotidianas, reunindo obras de cinco artistas e fotógrafos paraenses que exploram, por meio de fotografias, desenhos e ilustrações, as múltiplas realidades vividas nas comunidades urbanas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia. 

A proposta é provocar reflexões sobre o cotidiano amazônico a partir de olhares sensíveis e autorais que revelam camadas profundas da vivência na região.
Foram selecionadas obras que retratam as histórias, desafios e culturas da Amazônia. A exposição tem visitação aberta ao público com foco especial em artistas, fotógrafos, fotos, jornalistas interessados em artes visuais e cultura amazônica.
O artista Matheus Duarte faz o convite para exposição e para conhecer a produção dele.
“Lá vou estar expondo, junto com outros artistas, algumas obras de uma série chamada ‘Pretos Azulados: estudos de azuis, brancos e cinzas’. Esse nome vem de uma ironia, de um termo que é pejorativo. Então na série eu faço um compilado de retratos azuis que mostram uma melancolia na vivência do povo amazônico negro, fazendo com que o corpo conte uma história e mostre o peso da vivência do povo da Amazônia.”
A entrada é de graça e o espaço conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição e interpretação em libras. A visitação é sempre de terça a sábado das 9h às 18h, aos domingos das 9h às 13h.
Cultura
Começa o Festival de Música de Penedo
Moradores e turistas que estiverem na cidade histórica de Penedo (AL), a partir desta quinta-feira (22), poderão curtir uma programação totalmente de graça de mais uma edição do Festival de Música de Penedo.

Esta 18ª edição do Femupe, terá até o próximo sábado, oficinas, atividades acadêmicas e vários shows, ocupando diversos espaços da cidade.
A abertura nesta quinta à noite, no Teatro Sete de Setembro, terá a apresentação do multiartista pernambucano Antônio Nóbrega. O pesquisador, dançarino e eterno “brincante” dos folguedos nordestinos, levará ao palco um recorte da cultura popular da região, resgatando maracatus, frevos, baiões e a rica literatura de cordel.
Na sexta-feira, o mesmo espaço terá a presença da “prata da casa”: o cantor, compositor, pesquisador da cultura popular afro-brasileira, Mestre Sapopemba. Nascido em Penedo, ele vai participar da abertura do Fórum Acadêmico do Festival. Já o convento franciscano e a histórica Igreja Santa Maria dos Anjos receberão recitais, concertos sinfônicos e oficinas de música durante os três dias da programação.
Ainda na sexta, o Centro de Convenções da cidade receberá a turnê que comemora os 80 anos do cantor e compositor João Bosco.
No mesmo dia, um dos destaques do Festival é a Noite Amazônica. O Largo de São Gonçalo, no Centro Histórico da cidade, será palco de manifestações culturais de Penedo, como o Boi Furacão, acompanhado da Batucada Unidos do Bairro, e do Boi Garantido, de Parintins. A noite promete ser marcada por muita energia e pelo vermelho de um dos bois mais tradicionais da Amazônia.
Outro destaque será o espaço que o Festival oferece para os compositores e músicos apresentarem seus novos trabalhos na Mostra de Música Autoral do Velho Chico. No instagram oficial do Festival é possível acessar os detalhes dia a dia.
Da Rádio Nacional em São Luís, Madson Euler.
-
Opinião5 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia4 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Várzea Grande5 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Mato Grosso1 dia atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Opinião1 dia atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Cuiabá6 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Política6 dias atrásDeputados debatem em audiência pública o PLDO/2027
-
Mato Grosso6 dias atrásProdutor paga a conta: Odílio Balbinotti denuncia entraves que encarecem o agro brasileiro












