Cultura

Atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza são anunciadas

Publicado em

Cultura

As atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza foram anunciadas. Serão quatro semanas de programação gratuita em um formato descentralizado. As apresentações alcançarão diversas regiões da capital cearense em 12 regionais.

O prefeito Evandro Leitão destaca os benefícios que os eventos devem trazer para a cidade:

“Nós estamos ampliando também os investimentos em mais de R$ 4,6 milhões […], impactando uma perspectiva de 1,6 milhão de pessoas, além das atrações que nós vamos ter. Teremos 15 atrações nacionais e um convidado, que é o Mestre Macaúba. Teremos também diversas outras atrações da nossa capital.”

Programação

A programação reunirá artistas locais e nacionais, com nomes como Joelma, Dudu Nobre, Banda Eva, BaianaSystem, Olodum, O Kannalha, entre outros. Uma das grandes novidades deste ano é a instalação de um grande palco com apresentações nacionais na Domingos Olímpio, que receberá os shows de Jorge Aragão e Chico César.

A secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, detalha a criação de um aplicativo criado para que a população possa acompanhar a programação:

“O aplicativo se deu pela necessidade mesmo. Acho que quem consome o pré-carnaval de Fortaleza sabe que é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, né? Então, a gente queria comunicar de forma clara, de forma acessível. A gente sabe qual o papel, hoje, da tecnologia na organização da vida das pessoas. Então, a nossa ideia é que toda a cidade ocupe os 25 polos que a gente está organizando. A plataforma é ‘Farol’ e, assim que você abrir o aplicativo, vai estar lá um banner bem bacana do Carnaval para você já entrar na nossa seção e ter todas as informações necessárias.”

Ao todo, serão 25 polos, reforçando a proposta de democratizar o acesso às manifestações culturais e às festas populares.

Vale destacar que o pré-carnaval de Fortaleza começa oficialmente na próxima sexta-feira (16), com apresentação do grupo Fundo de Quintal na Praça do Ferreira, às 21h. Já no sábado (17), Dudu Nobre será a atração principal no aterrinho da Praia de Iracema, às 20h30. No mesmo dia, a Banda Eva faz show, a partir das 20h, na Barra do Ceará.

Toda a programação pode ser conferida no site da prefeitura de Fortaleza e nas redes sociais da Secretaria de Cultura do município.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Documentário “Sagrado” é vencedor do festival “É Tudo Verdade”

Publicados

em

O documentário “Sagrado” é o vencedor brasileiro do Festival Internacional “É Tudo Verdade”. O filme levou o troféu de melhor longa ou média-metragem na trigésima primeira edição do evento, neste fim de semana.

Com 90 minutos, a produção mergulha no cotidiano de professores e funcionários de uma escola pública em Diadema, Grande São Paulo, para mostrar a superação de limites, uma trajetória de luta popular e a valorização de toda rede por trás do processo de educar.

A diretora Alice Riff também levou o troféu de melhor direção, dado pela Associação Paulista de Cineastas.

“Para mim é um reconhecimento duplo: é um reconhecimento do meu trabalho enquanto diretora e é um reconhecimento desses profissionais da educação que estão ali fazendo o que podem e o que não podem, se esforçando. Então, esse filme tem uma dimensão do cotidiano, do presente, e também resgata essa luta pelo direito de moradia e pelo direito à educação.” 

O júri destacou o filme pela narrativa baseada na escuta e no respeito aos personagens.

Antonia Pellegrino, presidenta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa que contemplou o documentário pelo edital “Seleções”, por meio da TV Brasil, comemorou a premiação e parabenizou à equipe.

“É uma enorme alegria que esse prêmio chegue e que o selo do ‘Seleção’ e da TV Brasil estejam na tela de cinema de um filme premiado. Isso só reforça a importância da parceria entre a TV pública e o setor audiovisual. Em breve teremos o filme ‘Sagrado’, o filme premiado, disponível para que todas as pessoas no Brasil possam assistir. Então, parabéns Alice Riff!” 

Com a vitória, o documentário “Sagrado” se torna elegível para o Oscar, já que o festival é reconhecido pela Academia de Hollywood.

O festival É Tudo Verdade reuniu 75 filmes de 25 países e também premiou o longa luso-espanhol “Um Filme de Medo”, na Competição Internacional.

Entre os curtas, os vencedores foram o cubano-italiano “Sonhos de Apagão” e o brasileiro “Os Arcos Dourados de Olinda”.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA