Cultura
Bloco Pacotão traz irreverência no último dia do Carnaval em Brasília
Cultura
A rua chama, o deboche responde e Brasília entra no compasso da folia! Esse é o lema do Pacotão, um dos blocos mais tradicionais e irreverentes da capital do país, que entra em cena nesta terça-feira (17/2). Há quase 50 anos, o bloco, criado por jornalistas, garante a alegria dos foliões com muita sátira, crítica política, marchinhas e fantasias criativas. A concentração começa ao meio-dia, na entrequadra 302/303 Norte. Por volta das quatro da tarde começa o cortejo, na contramão, rumo à Esplanada dos Ministérios.

Mais de 15 bloquinhos marcam a despedida do Carnaval na capital. Entre eles, o THC – Techno House Carnaval, no Setor Bancário Sul, e o bloco de pífanos Ventoinha de Canudo, com muito forró, marchinhas e dança, na 207 Norte. Tem ainda o Coisa de Pele, no Setor Carnavalesco Sul, e o As Leis de Gaga, no Museu Nacional da República.
Para os roqueiros, há uma programação especial. O bloco Porão do Rock garante a folia na Galeria dos Estados. Tem apresentação da Ska Niemeyer, com banda de metais, e do bloco Ritalleena, um tributo à Rainha do Rock, Rita Lee.
Para encerrar, o Galo Cego, com seus 30 ritmistas, batucada pesada e repertório que vai de Beth Carvalho a Raimundos. E lá em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, tem o tradicional Carna Rock, com a apresentação de diversas bandas.
Cultura
Muito além da loira fatal: mostra celebra 100 anos de Marilyn Monroe
No dia 1º de junho, um dos grandes ícones da era de ouro de Hollywood completaria 100 anos: a atriz estadunidense Marilyn Monroe. Para marcar a data, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo apresenta a “Mostra Marilyn Monroe 100 anos” com a exibição de doze filmes estrelados pela artista.

Marilyn se consagrou no imaginário da cultura pop como a loira fatal. Mesmo quem não assistiu ao filme “O Pecado Mora ao Lado”, dirigido por Billy Wilder, deve conhecer a famosa cena da loira com o vestido branco esvoaçante na grade do metrô.
Julgada à época pela aparência, numa indústria dominada por homens, a atriz teve uma carreira de 15 anos entre o primeiro e último filme não finalizado. Ela morreu aos 36 anos, em agosto de 1962, vítima de uma overdose de remédios.
Nascida Norma Jeane Mortenson na cidade de Los Angeles, ela passou a infância entre orfanatos e lares adotivos, começou a carreira como modelo e adotou Marilyn Monroe como nome artístico.
Alçada à fama em filmes como “Os Homens Preferem as Loiras”, e “Quanto Mais Quente Melhor”, além de “O Pecado Mora ao Lado”, Marilyn queria ser vista para além dos estereótipos que interpretava. Ela foi pioneira ao ser uma das primeiras mulheres a criar uma produtora de filmes em 1954 para ter mais controle da própria carreira.
Com a vida privada espetacularizada, o talento de Marilyn Monroe muitas vezes foi reduzido à imagem de ícone frágil e trágico. Nesta semana, o público tem a chance de fazer uma imersão na filmografia da atriz, na mostra que acontece no Museu da Imagem e do Som na capital paulista.
A curadoria, feita por André Sturm, deu destaque a trabalhos menos conhecidos estrelados por Marilyn: do primeiro papel com fala da atriz, no filme “Idade Perigosa”, ao primeiro papel de protagonista em “Mentira salvadora”. Tem ainda “Só a mulher peca”, drama noir de Fritz Lang, “O rio das almas perdidas” de Otto Preminger e dois longas de John Huston “O segredo das joias” e “Os desajustados”.
A mostra segue até o próximo domingo (7) e os ingressos custam entre R$ 3 e R$ 6. Detalhes da programação no site do MIS e, quem visitar o local, também pode conferir a última sessão de fotos de Marilyn Monroe, feitas numa entrevista para a revista Life na casa da atriz pelo fotógrafo Allan Grant. Muitas das fotografias da sessão, não publicadas na revista, chegam ao público pela primeira vez.
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Política6 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Mato Grosso5 dias atrásPRÉ-CAMPANHA NÃO É TERRA SEM LEI
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito de Chapada afirma que acordo com a Energisa está sendo pago e rebate possibilidade de intervenção no SAAE
-
Cuiabá6 dias atrásHMC implanta agendamento imediato de consultas pós-operatórias para pacientes da ortopedia
-
Esportes6 dias atrásMédico confirma lesão e Neymar está fora dos amistosos antes da Copa
-
Política6 dias atrásDocumento lançado na Câmara lista 51 projetos de lei sobre dignidade menstrual








