Cultura

Brasília recebe festival internacional Curicaca a partir desta terça

Publicado em

Cultura

A partir desta terça-feira (7), a capital federal será palco do Festival Curicaca, festival internacional sobre tecnologia e sustentabilidade na indústria. O evento conta com diversas atrações, como o escritor Itamar Vieira Júnior, a banda Olodum, e nomes de referência em diferentes áreas de atuação, como a especialista em finanças Natália Arcuri, responsável pelo canal Me Poupe.

O festival é idealizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em conjunto com diversos parceiros do setor produtivo brasileiro. O evento tem patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura.

Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, explica como surgiu a ideia do evento:

“A ideia surgiu porque a gente vive um momento de retomada da indústria brasileira com a Nova Indústria Brasil, e a gente sentiu a necessidade de fazer um festival pra celebrar esse novo momento da indústria brasileira. E também pra aproximar a indústria das universidades, dos institutos federais, da educação, do debate sobre o futuro do Brasil”.

A expectativa de público para esta primeira edição do festival supera as 100 mil pessoas, segundo Capelli:

“A nossa expectativa é de receber mais de 100 mil pessoas, de idades variadas, e a gente tem shows também pra idades variadas. Tem desde Jorge Aragão até o MC Ariel. Então é pra toda a família, pra todo mundo vir participar. É gratuito”.

O nome do festival homenageia uma ave típica do Cerrado, conhecida por anunciar mudanças no tempo quando canta, segundo a crença popular.

A ideia é simbolizar uma nova era da indústria nacional: mais verde, digital, conectada e sustentável.

O evento vai contar também com uma imersão gastronômica na culinária do Cerrado, batizada de Tour Gastronômico Festival Curicaca. Cinquenta estabelecimentos da capital federal vão oferecer pratos que utilizam ingredientes e sabores desse bioma, entre os dias 3 e 23 de outubro.

O Festival Curicaca acontece até o dia 11 de outubro, no estádio Arena BRB e em outros pontos de Brasília.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no aplicativo Festival Curicaca ou pelo site abdi.com.br/curicaca.
.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

No Pará, Festival Afro Maré abre espaço para culturas afro-amazônicas

Publicados

em

Uma mistura de ritmos e tradições afro-amazônicas vai ocupar o Caramanchão do Chapéu Virado em Mosqueiro (PA). O Festival Afro Maré reúne neste domingo (6), a partir do meio-dia, artistas de diferentes linguagens e culturas. Segundo o criador do projeto, Daniel ADR, busca valorizar as conexões entre território, ancestralidade e música.

“Quando a gente fala de cultura afro, muitas vezes o imaginário vai imediatamente para as manifestações tradicionais ou para as religiões de matriz africana, que são fundamentais, mas a nossa cultura negra também está no hip hop,  na rima, no break,  no tecnobrega, no caribó e em tantas outras expressões que foram construídas e ressignificadas pelo nosso povo.  Então o Afro Maré nasce desse encontro entre a ancestralidade e a contemporaneidade”.

O festival amplia o conceito de cultura afro para além das manifestações religiosas.

Mosqueiro tem população, tem artista, tem juventude, tem terreiros, tem cultura e tem uma produção cultural que acontece o ano inteiro. Quando a gente leva uma programação gratuita desse porte lá para Mosqueiro, a gente também está falando sobre direito à cultura e sobre a descentralização.  A população não pode precisar sempre se deslocar para o centro de Belém para ter acesso a grandes programações.

A programação gratuita no canal Manchão do Chapéu Virado em Mosqueiro conta com shows, DJs, batalhas de rima, apresentações de break e concursos de tecnobrega. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA