Cultura

Começa o Festival Goiamum Audiovisual no Rio Grande do Norte

Publicado em

Cultura

Começa nesta segunda-feira (7), a 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual, em Natal, Rio Grande do Norte.

As sessões gratuitas de curtas e longas metragens das mostras competitivas acontecem no auditório da reitoria da Universidade Federal do Estado, no campus natalense, até o dia 12 de julho.  Outros espaço da Universidade também receberão parte da programação.

São duas mostras competitivas, uma de curtas, com os 12 títulos escolhidos, de oitos estados brasileiros, entre os mais de 790 inscritos. E pela primeira vez, acontece um circuito de longas em competição dentro do Festival. Serão exibidos 4 longas, entre os 108 inscritos para a edição deste ano.

O destaque na abertura do festival é a exibição inédita do filme Criaturas da Mente, do diretor pernambucano Marcelo Gomes, seguida de um bate-papo com o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor e pesquisador referência do universo dos sonhos e do inconsciente e que é personagem principal do documentário. Já o encerramento, no sábado (12), tem como destaque uma apresentação única do cantor e compositor Jards Macalé, e também do documentário Macaléia, que aborda parte de sua trajetória artística. 

Outras mostras não competitivas foram contempladas na programação. Entre elas, a Mostra Horizontes, dedicada a obras de realizadores potiguares em início de trajetória. Além disso, debates, oficinas, seminário, mostra infantil e roda de conversa completam a programação.

Outro bônus para o público potiguar, é que o Goiamum vai abrigar a exibição dos filmes da Mostra Grande Otelo, promovido pela Academia Brasileira de Cinema com os títulos que concorrem nas categorias de Melhores Longas-Metragens de Ficção, Comédia e Documentário ao Prêmio Grande Otelo de Cinema este ano. As sessões acontecem no auditório Ágora. 

A programação completa está disponível no Instagram oficial do evento @goiamumaudivisualrn. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

RJ: Cultura nos Territórios abre inscrições para 260 oficinas

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para 260 oficinas artísticas e culturais gratuitas do Programa Cultura Presente nos Territórios, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto conta com mais de 50 centros de referência e cerca de 90 tipos de atividades disponíveis, em dez regiões do Rio.

Entre os cursos oferecidos estão música, dança, teatro, artesanato, pintura, audiovisual e contação de histórias. Os cronogramas e cargas horárias de cada um deles são adaptados à realidade de cada local.

Entre os municípios atendidos pelo projeto estão Angra dos Reis, Búzios, Campos dos Goytacazes, Macaé e Petrópolis.

Segundo a Secretaria, o objetivo do programa é democratizar o acesso aos direitos culturais, fortalecer identidades territoriais e promover o desenvolvimento sociocultural sustentável no estado. A iniciativa também articula ações culturais com outras políticas públicas, em áreas como educação, assistência social e meio ambiente.

Além das oficinas, outras ferramentas de aprendizado utilizadas no projeto são cineclubes e feiras criativas.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA