Cultura

Em Belem, Museu das Amazônias apresenta atividades culturais gratuitas

Publicado em

Cultura

Em Belém, o Museu das Amazônias apresenta uma programação em novos ambientes, com atividades na área externa, no Parque de Bioeconomia da Amazônia e na Caixa Cultural. As ações acontecem ao longo deste mês de sexta-feira a domingo e são gratuitas.

A coordenadora de programação do Museu das Amazônias, Gabriele Martins, conta que o “MAZ em movimento” é uma forma de seguir perto do público enquanto o prédio do museu passa pela montagem de novas exposições que vão abrir  em breve. 

“A nossa programação vem trazendo atividades educativas, culturais e artísticas, fazendo um diálogo entre o museu e o seu entorno, utilizando alguns espaços no Porto Futuro e convidando as pessoas a vivenciarem o museu de uma outra forma, mais próxima e também conectada com a cidade. A programação, preparada para esse período, tá incrível e foi pensada com muito carinho, incluindo oficinas educativas, aulas de ritmo, e shows, vivências de saberes e territórios e visitas mediadas ao ar livre.”

Nesta sexta-feira, o Museu das Amazônias traz uma série de atividades relacionadas ao hip hop, com oficina de grafite para iniciantes na Caixa Cultural, roda de conversa que vai debater a Amazônia urbana sob o viés do hip hop e uma oficina para dançar break. À noite, a área externa do museu recebe a Batalha de São Brás e shows de Bruna BG e Moraes MV. 

No sábado, o museu oferece oficinas de agroecologia em maquetes e de grafismos das culturas indígenas. Nos outros finais de semana de março, a programação conta com oficinas sobre saberes populares de ervas e plantas; de confecção de maracas – instrumento do carimbó; de compostagem como tecnologia ancestral; de tecelagem amazônica, e sobre os saberes dos povos tupi-guarani. Tem ainda visitas mediadas pelo Porto. 

As informações completas das atividades podem ser conferidas nas redes sociais do Museu das Amazônias. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

CNJ lança programa para promover a cultura no sistema prisional

Publicados

em

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e outras pastas do governo, lançou, nesta sexta-feira (10), o programa Horizontes Culturais, estratégia nacional para promover a cultura no sistema prisional. A iniciativa conta também com a participação de diversas instituições, artistas e da sociedade civil. O evento ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Horizontes Culturais busca fortalecer práticas culturais já existentes nas unidades prisionais e ampliar o acesso de pessoas privadas de liberdade à arte e à cultura, por meio de um plano nacional para o setor e de iniciativas nas áreas de audiovisual, música e comunicação.

Além de pessoas em privação de liberdade, o programa é voltado para aqueles que já deixaram o sistema penal ou que estão em regime de liberdade condicional, familiares e servidores penais. A ideia é incentivar a criação, promover a formação profissional, o fortalecimento de vínculos e possibilitar o acesso a obras culturais e a oportunidades.

Semana da Cultura no Sistema Prisional

O lançamento ocorreu no último dia da primeira Semana da Cultura no Sistema Prisional, iniciativa que reuniu uma série de atividades artísticas, como literatura, música, cinema, teatro e artes visuais. Entre as atrações da Semana estiveram visitas guiadas a museus, doação de livros e exposição de peças de arte relacionadas à temática penal, que passaram por curadoria.

Doação de livros

O CNJ também assinou nesta sexta-feira, com a Fundação Biblioteca Nacional, um termo de doação de 100 mil livros para unidades prisionais em todo o país. Entre as obras estão romances, poesia, história, iconografia e ensaios. Os livros serão disponibilizados em bibliotecas de escolas do sistema.

De acordo com levantamento do CNJ realizado em 1,2 mil unidades prisionais, 45% delas não contam com atividades culturais.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA