Cultura
Festejos do Dia de Reis mantêm tradição cultural pelo país
Cultura
Unindo religiosidade e cultura, os festejos do Dia de Reis são celebrados em todo o país. Em várias cidades nordestinas, a tradição já é secular e mistura missas, festivais, apresentações de reisados, entre outros folguedos da cultura popular. Em Caxias, no Maranhão, neste dia 5 de janeiro acontece o encontro de reisados, patrimônio imaterial da cidade.

A partir das 8 horas, vários folguedos do gênero se apresentam na Praça da Matriz. Entre eles, o Encanto da Terra, Jacar, Reisado Mirim, Encanto dos Corais, Filomena, os três Reis Magos e Dona Joaninha. Em Natal, a cidade vem celebrando os três Reis Magos, co-padroeiros da capital potiguar, há vários dias.
Neste 6 de janeiro, começando ainda pela madrugada, o Santuário de Santos Reis tem missa de vigília à meia-noite, missa da alvorada às 6 horas da manhã, dos enfermos às 7 horas, dos peregrinos às 9 horas da manhã, com a missa de encerramento às 16 horas, seguida da procissão pelas ruas do bairro natalense de Reis Magos.
Hoje e amanhã, a tradição da Folia de Reis também tem celebração garantida no 26º Festival de Reisado da cidade de Boa Hora, no Piauí. Nesta segunda-feira, a partir das 16 horas, a arena do festival recebe vários grupos de Reisado, entre eles o Boi Maravilha, o Boi Estrela e o Boi Esperança.
Os integrantes das brincadeiras – entre eles cantadeiras, caretas, dançador, sanfoneiro, mandado e, claro, o boi – se apresentam para uma comissão julgadora, concorrendo a prêmios em dinheiro. No dia seguinte, 6 de janeiro, na parte da tarde, ocorre o tradicional ritual da morte dos bois, realizado nas casas dos pagadores de promessas. Já à noite, a programação segue com festa e shows musicais na Praça São Pedro.
Em Pernambuco, a Folia de Reis acontece tanto no interior quanto na capital. Em Recife, a tradicional Queima da Lapinha acontece nesta terça-feira. A Queima da Palhinha ou do próprio presépio marca o encerramento dos festejos natalinos e a abertura do Carnaval, simbolizando renovação e esperança. A concentração será a partir das 16 horas, na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares.
De lá, o cortejo seguirá pela Dantas Barreto, passando em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. O evento vai reunir pastores, orquestras, blocos líricos, grupos de dança e passistas.
Cultura
Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado
A capital capixaba sedia, a partir deste sábado (18), a 33ª edição do Festival de Cinema de Vitória. Serão oito dias de exibições gratuitas de mais de 90 filmes, em diferentes gêneros, como comédia, terror, romance e ficção científica.

As produções do evento se dividem em 11 mostras, com longas e curtas-metragens e obras de cineastas capixabas, experimentação de linguagens e estéticas, temáticas que incluem mulheres, cinema ambiental e negritude. As avaliações dos filmes exibidos são feitas por um júri técnico e por um júri popular.
A produtora executiva do festival, Larissa Delbone, explica o objetivo do projeto:
“O nosso grande objetivo com o Festival de Cinema de Vitória é fomentar a produção audiovisual brasileira, aumentar a quantidade de janelas de exibição e fazer essa conexão mesmo entre o público e os filmes. Para a gente, é uma honra ter uma exibição tão diversificada e um festival tão grande como a nossa edição deste ano.”
Nesta edição, o evento homenageia o cineasta capixaba Rodrigo Aragão e a atriz Camila Morgado, duas referências do cinema brasileiro. Larissa Delbone fala sobre a escolha dos artistas:
“Nós temos muita alegria na escolha desses dois homenageados. A Camila Morgado é uma das atrizes mais diversas, que tem papéis no cinema que são muito importantes, que levaram o cinema nacional para outros lugares. Rodrigo Aragão é a personalidade do cinema capixaba, que tem filmes premiadíssimos na sua carreira, que desenvolve um gênero de cinema que é muito peculiar e que ele é um dos nomes mais importantes do país.”
Entre os filmes que serão exibidos estão o documentário carioca A Fabulosa Máquina do Tempo, dirigido por Eliza Capai; Cinema, Poema e Gangrena, de Gustavo Guilherme da Conceição; Superfície, de Carolina Campista; e Liberdade de Morar, de Penha Souza.
O evento promove ainda atividades de formação gratuita em diversas áreas do audiovisual, com foco em Direção de Arte, Direção de Documentário, Roteiro e Carreira.
O Festival de Cinema de Vitória vai até o próximo dia 25, no Sesc Glória, centro da cidade.
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política2 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso5 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá5 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Cuiabá6 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













