Cultura
Festival de Dança de Cabo Frio chega à 20ª edição
Cultura
A Região dos Lagos do Rio de Janeiro recebe, até a próxima segunda-feira, a 20ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, que reúne diversos profissionais da área, como bailarinos, professores e coreógrafos, de vários estados e países, como Chile, Argentina e Paraguai.

O evento conta com apresentações em diferentes estilos, além de atividades paralelas, como workshops, intercâmbio técnico e encontros entre profissionais e novos talentos.
A bailarina e idealizadora do festival, Márcia Sampaio, explica como surgiu o projeto.
“Eu tenho uma escola de dança em Cabo Frio há 40 anos, né? E sempre senti falta de um grande evento de dança aqui na nossa região. Os bailarinos precisavam viajar para participar de festivais, fazer cursos, ter contato com outros profissionais. Então surgiu essa vontade de trazer tudo isso para Cabo Frio. A gente começou em 2005, ainda sem imaginar a dimensão que o festival teria. E ele foi crescendo, começaram a vir bailarinos de vários estados, depois de outros países, grandes nomes da dança. E hoje estamos aqui na 20ª edição”.
A idealizadora destaca ainda a alegria deste momento, que, além de representar os 20 anos do evento, marca o seu retorno para o Ginásio Poliesportivo Municipal Alfredo Barreto, local onde o festival começou, após a realização de uma série de reformas.
“Podemos comemorar esses 20 anos, justamente ali onde tudo começou, e tem um significado muito simbólico para a gente. E ainda estamos com um recorde de inscrições este ano. Então é uma mistura de felicidade, orgulho e muita emoção mesmo”.
Márcia Sampaio acrescenta que a organização do evento procura sempre abrir espaço para diferentes estilos. Ela cita as modalidades principais e as faixas etárias participantes nesta edição.
“Nós temos balé clássico, de repertório, nós temos balé neoclássico, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, danças populares e estilo livre. E temos também várias faixas etárias e níveis desde criança até bailarinos avançados e profissionais. Então é um festival bem diversificado”.
A Mostra Competitiva conta com um júri formado por profissionais experientes da dança, como a bailarina Ana Botafogo e o coreógrafo Caio Nunes. Márcia explica como funciona a escolha dos vencedores.
“Eles avaliam as coreografias, os bailarinos dentro dos seus critérios técnicos, artísticos do festival. Além de medalhas e troféu, temos 20.000 em prêmios em dinheiro distribuído entre várias categorias. Temos prêmios para melhor bailarina, melhor bailarino, revelação, melhor coreógrafo, melhor duo, pas de deux, também um grande prêmio especial para o melhor grupo de Cabo Frio”.
Além da contribuição cultural, o evento ainda movimenta a economia de Cabo Frio, com impactos na rede hoteleira e no comércio.
A entrada na 20ª edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é solidária, com a doação de um quilo de alimento.
Cultura
Rock in Rio vai contar com reforço no transporte e na segurança
Com a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas por dia, o Rock in Rio 2026 começa nesta sexta-feira (4) com um grande esquema de trânsito durante os dias do evento. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado orienta os participantes a planejar seus deslocamentos.

Trilhos e rodas
Os trens e metrôs vão contar com operação especial de 24 horas durante o Festival. As estações de trem Central do Brasil, Madureira e Deodoro vão funcionar durante toda a madrugada com viagens de hora em hora, facilitando a integração com o sistema do metrô e o BRT.
Trens extras também foram disponibilizados para o retorno do evento, com partidas da estação Deodoro, com destino à Central do Brasil, e da Central do Brasil para outros locais.
No metrô, a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o serviço especial BRT Rock in Rio, vai ficar aberta 24 horas para embarque. As demais vão funcionar em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, ficam abertas apenas para desembarque.
Segurança
O evento conta ainda com um esquema especial de segurança pública, com mais de 7.500 agentes, além de câmeras de reconhecimento facial e um novo sistema de defesa do espaço aéreo para combate a drones. Além disso, a organização do festival conta com 1.600 profissionais de segurança privada.
A Polícia Civil vai atuar no local com foco na prevenção e repressão a furtos e roubos, especialmente de celulares, além do atendimento rápido às ocorrências, com a disponibilização de tablets para o registro digital.
O Departamento de Transportes Rodoviários realiza também uma operação para o combate ao transporte ilegal de passageiros e vai acompanhar o transporte regular em todos os dias de shows.
O Rock in Rio acontece nesta sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda-feira, e de sexta a domingo da semana que vem, no Parque Olímpico, na zona sudoeste do Rio.
-
Mato Grosso4 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá4 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso4 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá4 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política4 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis











