Cultura

Festival Internacional de Cinema de Xangai está com inscrições abertas

Publicado em

Cultura

O Festival Internacional de Cinema de Xangai está com inscrições abertas, até 31 de março. O evento, que reúne mostras e exibições de filmes, será realizado entre os dias 12 e 21 de junho de 2026, na China.

Participam obras cinematográficas como longas-metragens de ficção, documentários, animações e curtas-metragens. O evento reúne profissionais do setor audiovisual e atividades de mercado, além de fóruns da indústria e apresentações de projetos.

Essas iniciativas ampliam a circulação e a visibilidade das obras selecionadas e favorecem parcerias comerciais e criativas no mercado internacional. Para o audiovisual brasileiro, o evento representa uma importante vitrine no exterior. O Brasil já marcou presença no  festival em diferentes edições.

Em 2024, com o filme  “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho; e, em 2023,  com “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges, além do documentário “Pele”, de Marcos Pimentel.

As inscrições, neste ano,  devem ser feitas exclusivamente no site oficial do evento, no endereço: siff.com


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Festival do Museu Nacional reúne ciência e cultura no Rio de Janeiro

Publicados

em

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove neste domingo (30) a 8ª edição do Festival Museu Nacional Vive, uma celebração que reúne ciência e cultura em um só espaço. O evento acontece na Quinta da Boa Vista, no entorno da sede do museu, na zona norte do Rio de Janeiro.

O festival celebra a reconstrução da instituição quase oito anos após o incêndio de grandes proporções que atingiu o local, mostrando que o museu continua produzindo conhecimento por meio de diversas pesquisas. Uma das atrações do evento é a Tenda Científica, que reúne 23 atividades em áreas como biodiversidade e arqueologia, como explica a vice-diretora da instituição, Juliana Sayão:

“A Tenda Científica é um espaço muito especial, porque permite que o público tenha contato direto com a ciência que é produzida no museu. Teremos atividades práticas e interativas com pesquisadores e estudantes apresentando diferentes áreas do conhecimento. Será possível visitar o inflável do INCT Paleovert, que traz as pesquisas mais modernas na paleontologia de vertebrados, conhecer vestimentas, barracas com os nossos pesquisadores que desenvolvem pesquisa na Antártica, além da incrível diversidade dos peixes, dos besouros e de outros insetos.”

Juliana Sayão destaca ainda que o público também vai poder acompanhar o andamento da reconstrução do museu:

“O festival é uma oportunidade de mostrar ao público que a reconstrução do museu está acontecendo e que ela envolve muito mais do que a recuperação de um edifício. Envolve pesquisa, conservação, cuidado com os acervos e muito trabalho de diferentes profissionais. Algumas das atividades permitem justamente que o visitante conheça um pouco desse processo e veja que o museu continua produzindo conhecimento enquanto se reconstrói.”

O festival conta ainda com apresentações de circo, música e exposições do artista plástico Vik Muniz. O evento acontece das 10h às 16h, com entrada franca.
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA