Cultura

Lumen Festival reúne filmes independentes em Brasília

Publicado em

Cultura

A partir desta sexta-feira (5) até domingo, produtores, cineastas e apaixonados por cinema independente tem um compromisso marcado! O Lumen Festival de Cinema Independente, no Cine Brasília. O evento conta com longas, médias e curtas-metragens nacionais e de mais 25 países, que já participaram de diversos festivais.

O curador e co-diretor do festival, Pedro Tavares, destaca alguns dos grandes nomes do cinema independente que vão exibir seus trabalhos em Brasília…

“Tem a Lucía Seles, que é uma diretora que produz bastante, uma cineasta argentina. Ela faz dois ou três filmes por ano. Tem o Alex Cox, que ele diz que é o último filme dele da carreira. Ele já fez filmes muito famosos como o Repo Man e o Sid and Nancy, mas hoje em dia ele não tem mais tanto espaço e ele lançou o último filme dele. E tem um documentário sobre a banda americana Fugazi, eles são expoentes do punk rock”.

O festival conta com diferentes mostras, lançamentos, sessões especiais e retrospectivas.

O curador fala também sobre a combinação entre estilos que o evento propõe… 

“Nós teremos filmes de ficção, de documentário e a mescla de ambos. São muitos cineastas que, por conta desse formato deles de captação e o formato de filmagem inclusive, o formalismo deles joga muito a favor dessa duplicidade entre ficção e documentário. Então, acho que a maior forma de fazer cinema independente, muitas vezes, é, de fato, enfrentar a realidade ali, sem maquiar nada”.

Pedro Tavares reforça ainda a importância de festivais que valorizem o cinema independente…

 “Eu acho que esse ponto de contato entre o cinema independente e o público é muito importante, até para abrir o horizonte para certas pessoas que estão acostumadas a assistir filmes de circuito. Vão lá todo final de semana, entrarem nesse mundo e conhecerem novas abordagens e também novos cineastas”.

Além disso o curador destaca a pesquisa realizada pela organização do festival para apresentação de novos cineastas ao público.

“A gente também, nesse ano, vai passar cineastas, muitos cineastas com o primeiro filme, ou cineastas que custam muito a lançar filmes, e a gente faz essa pesquisa justamente para poder oferecer ao público brasileiro essa chance de assistir esses filmes muito importante”.

O Lumen Festival de Cinema Independente tem programação gratuita. Outras informações estão no site lumenfilmfestival.com.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Rock in Rio vai contar com reforço no transporte e na segurança

Publicados

em

Com a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas por dia, o Rock in Rio 2026 começa nesta sexta-feira (4) com um grande esquema de trânsito durante os dias do evento. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado orienta os participantes a planejar seus deslocamentos.

Trilhos e rodas

Os trens e metrôs vão contar com operação especial de 24 horas durante o Festival. As estações de trem Central do Brasil, Madureira e Deodoro vão funcionar durante toda a madrugada com viagens de hora em hora, facilitando a integração com o sistema do metrô e o BRT.

Trens extras também foram disponibilizados para o retorno do evento, com partidas da estação Deodoro, com destino à Central do Brasil, e da Central do Brasil para outros locais.

No metrô, a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o serviço especial BRT Rock in Rio, vai ficar aberta 24 horas para embarque. As demais vão funcionar em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, ficam abertas apenas para desembarque.

Segurança 

O evento conta ainda com um esquema especial de segurança pública, com mais de 7.500 agentes, além de câmeras de reconhecimento facial e um novo sistema de defesa do espaço aéreo para combate a drones. Além disso, a organização do festival conta com 1.600 profissionais de segurança privada.

A Polícia Civil vai atuar no local com foco na prevenção e repressão a furtos e roubos, especialmente de celulares, além do atendimento rápido às ocorrências, com a disponibilização de tablets para o registro digital.

O Departamento de Transportes Rodoviários realiza também uma operação para o combate ao transporte ilegal de passageiros e vai acompanhar o transporte regular em todos os dias de shows.

O Rock in Rio acontece nesta sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda-feira, e de sexta a domingo da semana que vem, no Parque Olímpico, na zona sudoeste do Rio.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA