Cultura
Miacena ocupa praças e ruas de São Paulo com espetáculos culturais
Cultura
A segunda edição da Miacena, a Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais, segue até o próximo sábado, dia 1º de novembro, na capital paulista, com uma programação totalmente gratuita. O festival ocupa praças, museus, bares e ruas da cidade, com mais de 40 apresentações nacionais e internacionais. 

O idealizador da Miacena, André Acioli, explica que o evento surgiu da vontade de proporcionar uma conexão maior entre artistas e público.
“Às vezes o público diz que o teatro não é pra ele, ou que é de difícil acesso… então a gente falou aquela frase máxima que é ‘o artista vai aonde o povo está”, então vamos atrás do povo. Começamos nesse pensamento do marco zero, de dentro pra fora, mas com essa conexão de sempre expandindo para um dia, quem sabe, a gente consiga fazer uma mostra que consiga atender a todas as regiões de São Paulo”.
A programação reúne espetáculos de teatro, dança, circo e performance de cinco estados brasileiros e de países como Portugal, França e Argentina. A mostra também oferece ações formativas que pensam a sustentabilidade e a valorização do trabalho de quem atua nas artes.
Até sábado, ainda acontecem 15 atividades. André Acioli destacou as atrações do último dia da Miacena.
Entre os locais que recebem as atividades estão o Instituto Brasileiro de Teatro, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Teatro Cultura Artística e as ruas do centro. Todas as atrações são gratuitas e para as atividades em locais fechados os ingressos são distribuídos uma hora antes do espetáculo. Mais detalhes no site miacena.com.
Cultura
Mostra Outros Cinemas reúne produçoes de dez estados do Brasil
Com programação totalmente gratuita, que celebra a produção audiovisual brasileira, começa nesta quinta-feira (15), em Fortaleza, Ceará, a 10ª Mostra Outros Cinemas. Todas as sessões acontecerão no Cinema do Dragão, que fica dentro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema.

Ao todo, serão exibidas, até o próximo domingo (18), 15 produções representando 10 estados das regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do país. Os filmes da mostra competitiva serão exibidos sexta (16) e sábado (17), a partir das 19h, e no domingo, a partir das 16h. O Júri da Crítica, formado por membros da Associação Cearense de Críticos de Cinema, irá escolher o melhor curta-metragem brasileiro da seleção principal.
Um dos destaques da mostra é a homenagem ao cineasta Hermano Penna. A abertura nesta quinta, às 19h, será com a exibição de cópia restaurada do clássico Sargento Getúlio, lançado originalmente em 1983 e que tem a frente do seu elenco os atores Lima Duarte e Fernando Bezerra.
Outra obra restaurada que será exibida no encerramento do evento, no domingo, é o longa cearense O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Rosemberg Cariry. A sessão será às 19h. O documentário de 1986 é considerado um dos mais importantes do gênero no cenário audiovisual brasileiro. O filme resgata a história da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, liderada pelo beato José Lourenço, no interior do Ceará.
A programação completa já está disponível no instagram @mostraoutroscinemas.
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












