Cultura

“O Agente Secreto” será homenageado com bonecos gigantes em Olinda

Publicado em

Cultura

Os artesãos que confeccionam os tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda sempre trazem para a folia novos personagens dos mais variados segmentos, além das tradicionais personalidades homenageadas ano a ano.

E no carnaval de Recife e Olinda deste ano, três dos novos bonecos que vão ganhar as ruas prestam homenagens aos envolvidos no filme pernambucano “O Agente Secreto”, vencedor de prêmios em Cannes, no Globo de Ouro, e que concorre a 4 estatuetas na próxima edição do Oscar.

Bonecos Gigantes dos atores Wagner Moura e Tânia Maria e do diretor Kleber Mendonça Filho vão desfilar junto com os foliões, celebrando o cinema pernambucano pelas ladeiras históricas de Olinda. Os 3 novos integrantes serão apresentados ao público em breve e vão fazer parte da galeria de homenageados — que inclui a atriz Fernanda Torres, celebrada com um boneco gigante depois da repercussão do filme “Ainda Estou Aqui”.

Mesmo fora da Folia, é possível conhecer parte do acervo dos bonecos gigantes na “Embaixada dos Bonecos Gigantes”, que fica na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo; ou na “Casa dos Bonecos Mirins e Gigantes de Olinda”, que fica na Rua Bispo Coutinho, em frente ao Observatório da Sé.

Dentro da programação principal que envolve os personagens gigantescos do carnaval pernambucanos, estão: o “Encontro de Bonecos Mirins”, que sai todos os anos no domingo de carnaval; e o “Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda” que acontece na terça-feira de carnaval.

Já a tradicional Corrida de Bonecos, realizada pela Prefeitura de Olinda, partindo do Mercado da Ribeira, será no próximo sábado (7), ao meio dia. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

São João de Fortaleza começa no Corpus Christi, e terá 24 festivais

Publicados

em

Com o tema festa para mais de 300, o São João de Fortaleza tem abertura marcada para os dias 4 e 5 de junho, no Parque de Exposições Governador César Cals.

O São João de 2026 contará com 24 festivais juninos distribuídos pelas 12 regionais da cidade, com intervenções artísticas gratuitas e competições de quadrilhas.

Segundo o prefeito Evandro Leitão, os recursos destinados à festa deste ano tiveram um aumento de 155% com relação ao ano passado. O objetivo, segundo ele, é fomentar a cultura, o emprego e a economia criativa em Fortaleza.

“Nós estamos tendo um incremento tanto relativo à captação de recursos de editais de fomento do governo federal como em investimentos, recursos do tesouro municipal. Este ano nós vamos investir mais de R$ 6 milhões em recursos para a gente valorizar a nossa cultura, nossas tradições e, para isso, nós faremos 24 festivais. Vamos abrir no dia 4 de junho, vamos finalizar no dia 1º de agosto com a final das quadrinhas infantis, movimentando toda a cidade”.

O acesso à festa será gratuito mediante a doação de um quilo de alimento não perecível para o programa Fortaleza Sem Fome.

Para receber a festa, o parque de exposições será transformado numa cidade junina com espaços temáticos e experiências culturais para o público. Entre as atrações musicais estão Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Vicente Nery, Lud Amaral, entre outros.

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA