Cultura
Primeiro CCBB no Nordeste abre as portas na BA no dia 21 de novembro
Cultura
A gestão da nova unidade do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) que vai funcionar no Palácio da Aclamação, em Salvador, anunciou que a sede física será aberta ao público no próximo dia 21 de novembro. 

A exposição inédita Nação Ilê, voltada para a história do primeiro bloco afro do Brasil, fundado na capital baiana em 1974, marca a inauguração, que acontecerá durante as celebrações da Semana da Consciência Negra.
Neste primeiro momento, será realizada a abertura da primeira etapa de requalificação e restauro do Palácio da Aclamação, composta por mil metros quadrados (m²) de área expositiva e de convivência. A mostra que celebra o Ilê vai ocupar 800 m², abrangendo o anexo histórico do palácio.
O CCBB Salvador contará com 10 mil metros quadrados, onde ainda serão entregues outras áreas expositivas, teatro, cinema, sala multiuso, áreas de convivência, restaurante, café e loja.
O restauro do prédio principal está em andamento, com estimativa de conclusão em 2028. Além disso, será construído um anexo contemporâneo previsto para terminar em 2031. Este é o primeiro Centro Cultural do Banco do Brasil no Nordeste.
Cultura
Cantor e compositor Benito Di Paula morre aos 84 anos
Retalhos de Cetim, Charlie Brown, Se Não For Amor e Mulher Brasileira. Esses são alguns dos grandes sucessos que marcaram a carreira do cantor, compositor e pianista Benito Di Paula, que faleceu nesse domingo, aos 84 anos.

O artista tratava um câncer de próstata há cerca de um ano.
Benito, cujo nome de batismo é Uday Vellozo, nasceu em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, e tornou-se um dos grandes nomes da música popular brasileira entre as décadas de 1970 e 1980, com um estilo que unia o samba ao romantismo, marcado pelo piano e pela voz inconfundível.
Benito se tornou um dos principais representantes do chamado samba-joia, vertente que conquistou grande popularidade no país e construiu uma trajetória de mais de cinco décadas.
Em 2025, Benito Di Paula foi enredo da escola de samba Águia de Ouro, em São Paulo. A agremiação levou para a avenida referências à vida, à obra e à trajetória do artista, celebrando sua contribuição para a música brasileira.
Por meio de nota, o Ministério da Cultura lamentou a morte de Benito e manifestou solidariedade aos familiares e amigos do músico. A nota destaca ainda que Benito Di Paula deixa uma contribuição à história do samba e da música popular brasileira, com uma obra marcada pela combinação de diferentes ritmos e linguagens musicais.
O corpo de Benito Di Paula será velado nesta terça-feira (20), das 9h às 15h, no Theatro Municipal de São Paulo. A cerimônia será aberta ao público. O sepultamento está marcado para 17h, no Cemitério Morumby, em São Paulo, e será restrito aos familiares.
*Com informações da Agência Brasil
-
Polícia6 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Opinião3 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia5 dias atrásPC mira facção criminosa que promovia treinamento armado para seus integrantes em MT
-
Política7 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
OAB5 dias atrásOAB-MT se reúne com Governo e requer prioridade na conclusão da reforma de parlatórios no Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde
-
Várzea Grande3 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Várzea Grande2 dias atrásCâncer do colo do útero pode evoluir silenciosamente e médica de Várzea Grande alerta para importância do exame preventivo
-
OAB6 dias atrásOAB-MT reforça empenho pela instalação da Comarca de Confresa e construção dos fóruns da região












