Cultura
São João de Campina Grande encerra com grandes shows
Cultura
O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba, encerra, neste fim de semana, a programação da edição deste ano.

Nesta sexta-feira, o samba pede licença na terra do forró para o show em dose dupla de Martinho da Vila e Mart’nália, que fazem sua estreia no arraial da Rainha da Borborema.
Em seguida, se apresentam referências da música nordestina atual: as cantoras Taty Girl e Márcia Felipe e a banda Toca do Vale.
No sábado e no domingo estão previstos mais oito shows no Palco Principal, entre eles, Mano Walter, Silvânia & Berg, Rey Vaqueiro e Flávio José.
Durante o fim de semana, dezenas de quadrilhas de cidades paraibanas e de outros estados se apresentam no Quadrilhódromo e na Pirâmide.
Além disso, um dos destaques do sábado é o cortejo junino saindo do Obelisco, a partir das seis da tarde, com os tradicionais grupos Raízes, Caetés, Tropeiros da Borborema, Arius, Acauã da Serra e Cabroar.
Entre sexta e domingo, o Polo Galante, o Palco Petrobras, o Coreto e a Fachada da Catedral continuam com atrações artísticas e shows musicais.
Nas Ilhas Seus Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa, os grupos de forró pé de serra mantêm a tradição musical que marca os festejos juninos.
Para quem quer levar um pouquinho da memória do festejo, a 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba também continua em pleno funcionamento.
Cultura
Canadense Anne Carson vence Nobel de Literatura
A Academia Sueca anunciou, nesta quinta-feira (8), o nome da vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2026. O prêmio foi para a escritora canadense Anne Carson, pela “obra ousada e inventiva”, em diálogo com a tradição e que “criou novas formas para a literatura”.

A obra mais popular de Anne Carson, considerada sua obra-prima, se chama Autobiografia do Vermelho: Um romance em versos, uma reinvenção de um mito grego, uma história de amor na América do Norte, misturando poesia, narrativa e ensaio.
Carson é a segunda escritora canadense que leva o Nobel de Literatura. Ela nasceu em Toronto, em 1950, e também é tradutora do grego e deu aula em diversas universidades.
De acordo com o presidente do Comitê do Nobel, a escritora desafia convenções e regras, e é um expoente da literatura mundial desde a década de 1990.
Em 2010, por exemplo, no livro Nox, ela concebeu uma obra tanto plástica quanto literária: um epitáfio para o falecido irmão, e que foi impresso em uma única longa folha, dobrada em estilo sanfona, na forma de uma caixa, com fotografias, cartas, desenhos, anotações, em meio aos textos.
Entre as publicações mais recentes, a escritora canadense explora cadernos independentes que podem ser lidos em qualquer ordem, e explora a mistura de texto escrito, com teatro e performance.
Como tradutora, Anne Carson recriou a obra de diversos poetas e dramaturgos gregos antigos. Como ensaísta, ela aproxima escritores modernos e clássicos.
A cerimônia de entrega da medalha e do prêmio de cerca de R$ 6 milhões será no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia.
-
Mato Grosso6 horas atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
OAB23 horas atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso23 horas atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso23 horas atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
Mato Grosso23 horas atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Mato Grosso23 horas atrásDr. João aparece em terceiro na pesquisa é o nome mais bem colocado do MDB
-
Cuiabá23 horas atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Polícia23 horas atrásDupla é presa por tentativa de latrocínio durante assalto a farmácia em Cuiabá












