Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), publicou oficialmente a lei nº 6.508, que institui em Cuiabá o serviço que bloqueia ligações de telemarketing, incluindo também mensagens de texto ou mensagens multimídia, via SMS ou aplicativo digital.
O projeto é de autoria do vereador Justino Malheiros (PV), e foi aprovado em Plenário no dia 12 de dezembro de 2019.
Conforme a lei, caberá ao Procon municipal implantar, manter e disponibilizar o cadastro das pessoas, sejam físicas ou jurídicas, que não queiram receber contatos identificados como telemarketing.
Para que as ligações sejam bloqueadas o titular da linha deverá informar nome, firma ou denominação social número de cédula de identidade ou de inscrição estadual número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) endereço, incluído o código de endereçamento postal (CEP) número da linha telefônica a ser cadastrada endereço eletrônico (e-mail).
A lei define que a partir do 30º (trigésimo) dia do cadastramento o usuário estará legalmente protegido contra ligações, tanto em aparelhos fixos ou móveis. O cancelamento do cadastro poderá ser solicitado a qualquer momento, pelo titular da linha.
Justino, autor do projeto, explicou que não deseja impedir que as empresas exerçam seu trabalho, mas, ressalta que o cidadão deve ter respeitado o seu direito de não ser incomodado por ligações que julgue sem importância.