Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A vacinação foi retomada na quinta-feira (04), 380 doses foram disponibilizadas para o município.
Os idosos acima de 80 anos foram priorizados em mais uma etapa da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 que foi concluída, nesta sexta-feira (05), no Ginásio de Esportes Pianão, em Primavera do Leste. O município recebeu 380 doses das vacinas CoronaVac, produzida pela Sinovac, e da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca.
Até o momento cerca de 260 idosos foram vacinados, além de 93 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais da rede hospitalar, que atuam na linha de frente contra a Covid-19, que ainda não tinham recebido a primeira dose. Para o prefeito Leonardo Bortolin, a população protegida é a principal forma de combater o avanço da Covid-19. “Esperança e fé de que esses tempos difíceis vão passar. Mas a população não pode deixar de fazer a parte dela. Estamos vacinando os idosos e os profissionais da saúde conforme as doses são enviadas para a prefeitura. E também iremos fazer de tudo para que mais doses cheguem o quanto antes”, completa.
A segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada em até 28 dias. De acordo com estudos recentes realizados na Turquia, a vacina tem 83,5% de eficácia. A segunda dose da AstraZeneca, com 73% de eficácia, deve ser aplicada após 12 semanas. Os primeiros resultados de uma nova pesquisa apontaram que a AstraZeneca tem eficácia contra a cepa identificada em Manaus, de acordo Universidade de Oxford.
A vacinação será retomada assim que a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste receber mais doses das vacinas. “Mesmo após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é muito importante manter todos os cuidados como limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, uso de máscara e evitar as aglomerações. A vacina só tem eficácia após a aplicação da segunda dose. Por isso, necessário respeitar os protocolos de biossegurança para tentar frear a pandemia”, orienta a coordenadora da vigilância epidemiológica e mestre em saúde coletiva Mônia Maia.
Segundo o último boletim epidemiológica divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmadas 141 mortes e 70 hospitalizados, sendo 28 pacientes internados em leitos de UTI em Primavera do Leste e hospitais da região.