Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Por conta da pandemia, as doações de alimentos recebidas pelo Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, dimuíram drascatimente. De acordo com o presidente, José Duarte, a queda foi de cerca de 80% após a unidade precisar suspender as visitas. O local atende 82 idosos.
Para tentar reverter a situação, o Abrigo Bom Jesus começou uma campanha de doações para arrecadar os produtos mais utilizados, como bolachas, mucilon, aveia, leite, açúcar, óleo, feijão, café, amido de milho, molho de tomate, frango e sucos.
As doações podem ser feitas por transferências bancárias ou, para quem preferir, os mantimentos podem ser deixados no próprio abrigo.
O presidente explicou que, por dia, são utilizados 15 kg de arroz, 20 kg de frango, 25 kg de carne, 6 kg de feijão e 20 litros de leite. O estoque atual do Abrigo Bom Jesus deve durar cerca de um mês e meio.
“A queda de doações é natural, porque o pessoal não está podendo visitar a fundação. A sociedade sempre ajudou muito, porém já estamos há um ano sem visitas. O pessoal visitava para fazer eventos para os idosos e realizavam ações para arrecadar”, disse.
Poucas visitas
Segundo José, a campanha precisou ser iniciada antes do estoque atual chegar ao fim, para evitar que os idosos atendidos pela fundação fiquem sem as cinco refeições servidas diariamente.
“Temos o suficiente para aguentar uns dias, mas não podemos esperar acabar para correr atrás”, ressaltou.
A nutricionista do local, Rafaela Pansonato, contou que, antes da pandemia, grupos se reuniam para levar lanches para os idosos.
Os salgados, bolos e sucos, por vezes vinham acompanhados com música, além da visita tão aguardada por eles.
“Os que são mais lúcidos entendem a pandemia, mas alguns não conseguem entender o que está acontecendo. Vemos que eles sentem falta do movimento que tinha aqui dentro”.
“Todo final de semana tinha visita, vinha o pessoal da música, tinha corte de cabelo e sempre tinha eventos em datas comemorativas. Nós tentamos fazer, mas não é a mesma coisa. Sentem falta das visitas”, explicou.
Contas para doações:
Banco do Brasil
Agência: 0469
Conta Corrente: 402059-6
Caixa Econômica Federal
Agência: 1918
Conta Corrente: 172-2