Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Hoje dia 19 de maio comemora-se o dia de Santo Ivo, padroeiro da advocacia. Hoje é o verdadeiro dia do advogado.
Dia 11 de agosto, quando se comemora o dia do advogado, na verdade é o dia da abertura dos cursos jurídicos no Brasil.
Dia do advogado é dia 19 de maio.
Ivo de Kermartin nasceu na França, em Bretanha, em 1253, e bacharelou-se em Direito Civil e depois em Direito Canônico pela Universidade de Paris.
Depois de ser cavaleiro do reino, tornou-se franciscano, doando todos os seus bens aos pobres e passando a viver uma vida totalmente ascética.
Foi nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico de Rennes, França, se destacando pela sua firmeza, conhecimento do direito e imparcialidade.
O palácio de seus pais, quando faleceram, foi assumido por Ivo que o transformou, parte em hospital para atender os necessitados, especialmente os acometidos pela peste negra, que assolava a Europa naquela época. Em outraparte da casa montou seu escritório de advocacia, também para atender aos pobres que precisavam de ajuda jurídica.
Não houve advogado mais famoso na região, sendo chamado de Advogado e Protetor dos pobres. Dizia Santo Ivo ao atender uma pessoa: “jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente”.
Morreu em 19 de maio de 1303, aos 50 anos, em Bretanha. Seu corpo está enterrado em Paris.
Em São Paulo, a Igreja de Santo Ivo fica no Largo da Batalha, no bairro do Ibirapuera e foi construída, pelos padres agostinianos e financiada pelas famílias de advogados residentes no bairro, que guarda uma relíquia histórica: um pedaço do osso do santo, recém-chegado da França.
Além dos advogados, Santo Ivo é padroeiro dos defensores públicos, que como Ivo, tem como função o atendimento jurídico dos mais necessitados.
Viva Santo Ivo….Viva a Advocacia.
FRANCISCO ANIS FAIAD
Advogado, Professor Universitário, Ex Presidente da OAB/MT