Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Sicredi inaugura agência no distrito de Nossa Senhora da Guia

Sicredi tem em sua essência a proximidade com os associados promovendo a inclusão financeira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento econômico das comunidades. Para materializar ainda mais essa missão, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT inaugurou nesta terça-feira (27) a primeira agência no Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 40 km do centro de Cuiabá. Com 294 anos de história, o pequeno distrito possui cerca de 5 mil habitantes e só agora recebe a primeira instituição financeira, uma cooperativa de crédito, que chega com o propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”.

O Sicredi tem em sua essência a proximidade com os associados promovendo a inclusão financeira, o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento econômico das comunidades. Para materializar ainda mais essa missão, a cooperativa Sicredi Ouro Verde MT inaugurou nesta terça-feira (27/06) a primeira agência no Distrito de Nossa Senhora da Guia, localizado a 40 km do centro de Cuiabá. Com 294 anos de história, o pequeno distrito possui cerca de 5 mil habitantes e só agora recebe a primeira instituição financeira, uma cooperativa de crédito, que chega com o propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”.

A agência está situada na rua Sinfronio de Camargo S/Nº Lote 50, na quadra 25, e funciona no modelo de “Agência de Negócios”. Com 121 m² de área construída serão atendidos associados de todos os segmentos, seja pessoa física, empresas ou produtores rurais. Abre as portas com 580 associados, a maioria pessoas físicas.

“A localização de nossas agências é pensada de maneira estratégica. Estar presente nos bairros ou distritos nos torna ainda mais próximos dos nossos associados e dessa forma, podemos entender suas realidades e necessidades. A partir da definição do perfil da comunidade podemos oferecer soluções que agreguem positivamente e que contribuem para o desenvolvimento econômico local”, pontua o superintendente de Desenvolvimento da Sicredi Ouro Verde MT, Leandro Bortolotto.

A abertura da agência no Distrito da Guia faz parte do plano de expansão da cooperativa. Com esta, são 13 agências em Cuiabá, muitas delas localizadas em bairros. Recentemente, a cooperativa abriu agências no Pedra 90, no Coxipó e no Centro da cidade. Estão em fase de implantação outras duas agências, localizadas nos bairros Jardim Imperial e CPA IV, além de uma agência especializada para o público Agro.

“A chegada da agência no distrito tem um impacto enorme e facilita a nossa mobilidade, pois antes tínhamos que ir até Cuiabá. Além de trazer um leque de oportunidades, com produtos como crédito, com o Sicredi a comunidade local também é beneficiada. Os impactos positivos já começaram a ser observados, como a habilitação de professores pelo programa União Faz a Vida e a ações que envolvem a educação financeira. O Sicredi tem ainda o Fundo Social, que apoia com recursos financeiros instituições sem fins lucrativos e projetos que beneficiam a comunidade”, comenta a associada e representante da Associação dos Moradores do Distrito, Judnalva Ferreira Farias.

Sustentabilidade 
A atenção à sustentabilidade é uma característica do Sicredi, que busca constantemente tornar sua operação, estruturas e processos mais eficientes nas áreas econômica, social e ambiental. Nesta agência, por exemplo, o sistema construtivo utilizado reduz em 80% o uso de água e em 75% a geração de resíduos de construção civil. Além disso, conta com maior eficiência térmica, que reduz a temperatura interna em até 7 graus, o que gera, consequentemente, menor consumo de energia elétrica.

Valorização da cultura local 
Como forma de homenagear a cultura mato-grossense e cuiabana, a cooperativa exibe nas paredes da nova agência uma pintura do artista plástico Adriano Figueiredo Ferreira. Nascido na capital do estado, o artista tem Mato Grosso como inspiração e utiliza movimentos sinuosos para contar histórias.

Na obra, o artista retrata a relevância histórica do Distrito de Nossa Senhora da Guia, com alguns cenários marcantes da localidade, como a Igreja e a ponte de ferro, dando espaço também à natureza, com pássaros e peixes, e outros símbolos que fazem parte do imaginário da cultura mato-grossense. O catavento, símbolo do Sicredi, está presente na obra, irradiando e espalhando o cooperativismo neste cenário genuinamente regional.

Impacto positivo 
A presença física de instituições financeiras contribui de maneira efetiva para a inclusão financeira das comunidades. É o que aponta o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, realizado pelo Sicredi com apoio do pesquisador Juliano Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que é especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico.

A pesquisa aponta que quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros.

“Com a chegada do Sicredi no distrito buscamos contribuir com a bancarização da população, fomentar a economia local através de consultoria financeira para empresas e pessoas físicas, além de desenvolver ações sociais e de educação financeira para a comunidade. Também iremos trabalhar com o Fundo Social, que auxilia com recursos entidades beneficentes locais. Tudo com o propósito de gerar renda e prosperidade para a comunidade em geral”, afirma o presidente da cooperativa, Eledir Techio.

Isso porque a atuação do Sicredi beneficia não apenas os associados, mas reflete em toda a comunidade. Outra pesquisa, desta vez realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.

“Ou seja, a presença e atuação do cooperativismo de crédito só vem a somar com as comunidades, e como a nossa missão é transformar, desenvolver e levar prosperidade, chegamos ao Distrito da Guia muito animados para fazer a diferença na vida das pessoas”, finaliza o presidente.

Fonte: Gazeta Digital

Read Previous

Bandido rouba carro, mata motociclista na fuga e acaba morto dentro de esgoto

Read Next

Professor é aplaudido por alunos e colegas em ‘corredor humano’ ao se aposentar; veja