Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

sábado, 7 de setembro de 2024

Professor explica vantagens de ferrovia na redução de custos e proteção ao meio ambiente

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução

Apesar de ter o maior rebanho bovino do país, com cerca de 14,6% do efetivo nacional, a principal atividade econômica de Mato Grosso é produção e exportação de grãos, mais especificamente milho e soja. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em 2022 o estado contribuiu com 30,2% da produção nacional de grãos.

Um volume grande como esse exige também um transporte capaz de fazer escoar a carga de maneira eficiente. Ao GD o professor Luis Otávio Bau Macedo, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), explicou que o meio mais vantajoso, em vários sentidos, inclusive ambiental, é o uso de ferrovias.

 

IBGE

tabela ibge produção de mato grosso 01

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 Mato Grosso produziu cerca de 38 milhões de toneladas de soja e 38,3 milhões de toneladas de milho, sendo o maior produtor do país para ambos os grãos. A maior parte desta produção foi escoada por rodovias.

Mato Grosso possui apenas uma ferrovia, a Ferronorte, que liga o estado ao Porto de Santos, em São Paulo. O professor explicou que este modal é mais eficiente não só no sentido da logística, mas é também mais econômico ao produtor.

“Em função de ter uma capacidade de transporte maior e estar vinculada a uma escala de transporte maior, o custo por tonelada da soja ou do grão, ou de qualquer transporte, é menor que da o rodovia, ou seja, o frete por tonelada é mais baixo”.

 

IBGE

tabela ibge produção de mato grosso 01

Ele explicou que o produtor, quando faz a venda, tem descontado no valor que recebe o custo de logística até o porto.

“A trading, ou seja, a empresa que faz a compra e a logística, elas fixam preço pago ao produtor pela diferença entre o preço de exportação menos o custo de logística até o porto. Se esse custo de logística diminui, o preço líquido ao produtor aumenta, então aumenta a rentabilidade para o produtor”.

Macedo também pontuou que a ferrovia é mais segura, não estando sujeita aos problemas que o transporte rodoviário sofre (como acidentes ou baixa qualidade de estradas), beneficiando ainda a população, já que diminui o tráfego de caminhões nas estradas.

“Mesmo com a ferrovia o transporte rodoviário não diminui, ou seja, o frete rodoviário em si não vai diminuir, o que ocorre é que ele muda. Ele vai ser um frete rodoviário de curta distância, da fazenda à trading, e de lá até o terminal. Ao invés do caminhoneiro fazer viagens longas ele vai fazer várias viagens curtas”, esclareceu.

Um dos pontos mais relevantes, entretanto, é o menor impacto ambiental do modal. Os esforços de uma legislação firme para prevenir danos ambientais, e dos produtores que respeitam esta legislação, não terão tanta eficácia se, no transporte destas cargas, a degradação não for mínima.

O professor da UFR explicou que o transporte por ferrovia gera menos emissão de gases de efeito estufa e, por tonelada exportada, reduz a pegada de carbono na produção, além de diminuir a ameaça de invasão e desmatamento em seu trajeto.

“Então até a questão ambiental é beneficiada. Essas ferrovias mais para o norte, próximas a áreas de proteção ambiental e coisas do gênero, a ferrovia a ajuda porque permite um controle maior dessas cargas, os ramais já são organizados para essa logística”.

 

Projetos de ferrovias

 

Iatã Cannabrava, acervo ANTF

terminal de alto taquari ferronorte

Terminal de Alto Taquari

Mato Grosso tem alguns projetos de ferrovia em andamento. Além da expansão da Ferronorte, que atualmente liga Rondonópolis ao Porto de Santos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) também cita o projeto da Ferrogrão, que busca conectar Mato Grosso ao Pará via trihos.

Existe também o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, também conhecida como FICO, que busca interligar as ferrovias Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul e também fará parte do projeto da Ferrovia Transcontinental, que propõe conectar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Além destas, existe também o projeto da ferrovia estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, que busca trazer os trilhos a Cuiabá.

 

Aproximação do agro com a capital

Um dos principais articuladores da ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo é o secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Ao GD ele afirmou que o andamento das obras da ferrovia estadual está dentro do previsto, mas ainda assim ele, com os membros do Fórum Pró-Ferrovia e deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, tem estado próximo da diretoria da Rumo S. A., responsável pela instalação do modal.

 

Gustavo Duarte

secretário francisco vuolo

O secretário Francisco Vuolo

“Ocorre que as licenças solicitadas pela Rumo, são 4 licenças a serem autorizadas pela Sema, são dos trechos que saem de Rondonópolis, vão até Juscimeira, de Juscimeira até Campo Verde, e outro de Campo Verde a Primavera do Leste, ou seja, a ferrovia e as licenças para Cuiabá a Rumo ainda não havia solicitado. Diante desse cenário eu estive em São Paulo reunido com o vice-presidente da Rumo, Guilherme Penin, onde ele assumiu que no mês de junho deste ano a Rumo estaria já apresentando o pedido de licença de instalação ou já aprovando a instalação até Cuiabá”, disse Vuolo.

A previsão é que até 2026 os trilhos da ferrovia estadual cheguem à capital do estado, já com a entrega do terminal no Trevo de Santo Antônio do Leverger.

O secretário afirmou que, além de aproximar a produção do estado com a capital, a ferrovia trará desenvolvimento e melhorias à cidade.

“O próprio terminal que está prospectado para Cuiabá, além de produção, além de indústria para transformarmos a produção e verticalizar a produção dentro do estado, nós temos um potencial muito grande de consumo e por isso a importância da ferrovia vir pra cá. O que vai viabilizar a atração de novas indústrias, novas plantas, novos empreendimentos que vão gerar emprego e que irão fomentar toda essa região”.

O professor Luis Otávio Bau Macedo explicou que, com o frete de vinda, Cuiabá pode se beneficiar com o transporte de combustível ou com essa possível industrialização da produção do estado.

“Pode atender, por exemplo, o próprio mercado interno com produção industrial aqui de Mato Grosso, pra destinar para o sudeste, por exemplo, via ferroviária com o frete de retorno. Ele vem com os insumos, daí volta com grão, mas também poderia voltar com outros produtos em contêiner. É uma possibilidade, porque são coisas que hoje em dia vem tudo via transporte rodoviário”.

Read Previous

78% das famílias de MT não autorizam doação de órgãos

Read Next

Homem é preso após incendiar a própria moto durante briga com a companheira