Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Chico Ferreira
A falta de regularidade na coleta de lixo em Cuiabá persiste como um problema crônico que afeta moradores de diferentes regiões da cidade. Apesar das constantes reclamações e promessas de melhorias, a situação parece não ter avançado e em alguns bairros moradores relatam que estão há mais de 15 dias sem coleta, enquanto, em outros, o serviço que era realizado três vezes por semana, agora acontece apenas uma vez. A consequência dessa negligência é visível nas ruas e calçadas, tomadas pelo lixo acumulado.
Apesar das constantes promessas de regularização e melhorias, os resultados não são percebidos pela população. O serviço segue precário e as soluções apresentadas pela empresa que detém a concessão ainda não surtiram efeito em toda cidade. Na avenida Brasil, no CPA 2, por exemplo, o lixo, que segundo moradores é de 15 dias, pode ser visto acumulado por toda a calçada. “Aqui na nossa rua já tem 15 dias que não passa. Vão dizer que é mentira, mas é só observar a quantidade de lixo”, desabafa a moradora Márcia Lima, 52.
Ainda na região, no CPA 1, na rua Marzagão, a situação também incomoda moradores que tem recebido a coleta apenas uma a duas vezes na semana. “Semana passada mesmo, passou apenas no sábado”, afirma Sandra Fernandez, 56, que tem um restaurante na via. Segundo ela, a situação é difícil para todos, especialmente para quem assim como ela tem comércio de alimentos. “Fica um odor insuportável, e agora com a chuva é ainda pior, um chorume escorrendo, moscas e larvas juntam na calçada, é bem complicado”.
No Altos da Serra, a população também reclama. “Todos os anos enfrentamos a mesma situação. O lixo se acumula, as chuvas pioram tudo, mas nunca há mudanças concretas. O problema vai se arrastando, e quem sofre somos nós, os moradores”, critica Ana Costa, 36.
Na manhã de terça-feira (21), a equipe de A Gazeta percorreu diversos bairros, além dos citados, como Bela Vista, Umuarama e Nova Conquista, e outro e problema da coleta foi alvo de reclamações em todos eles. “Não é que não está sendo feita, está. Mas é insuficiente, ficamos dias e dias com o lixo acumulado na porta de casa”, afirma uma moradora do Bela Vista.