Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito Leonardo Bortolin anunciou, nesta segunda-feira (17), a nova data para o pagamento do IPTU de Primavera do Leste. O imposto que normalmente era cobrado a partir do dia 15 de maio, este ano o vencimento da primeira parcela está programado para o dia 15 de julho. “A prefeitura decidiu oferecer um período mais amplo para que os contribuintes tenham mais tempo para organizar o pagamento do IPTU”, explica Bortolin. A decisão do poder executivo também considerou os impactos econômicos causados pela pandemia do novocoronavírus.
A Secretária Municipal de Fazenda estima uma arrecadação de R$ 18 milhões com os pagamentos do IPTU em 2021. De acordo com último balanço realizado pelo setor de tributação, 33.477 mil imóveis estão registrados em Primavera do Leste, o que corresponde a um crescimento de 9% em relação ao ano de 2019. Outra decisão importante da Prefeitura foi a de não aplicar aumento real na cobrança do IPTU. O imposto teve apenas o reajuste de 5.45% com base no INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor. “Nós entendemos que o momento é delicado e muitas famílias estão sendo afetadas financeiramente, por isso decidimos apenas repassar ao contribuinte o reajuste da inflação. Isso, com certeza, vai trazer um alívio para muita gente”, ressalta o prefeito Leonardo Bortolin.
Para já ter acesso ao carnê do IPTU, basta acessar o site da prefeitura de Primavera do Leste para fazer a impressão das guias de pagamento. No início de junho, os carnês serão enviados por correio até a residência dos contribuintes. Em caso de alguma dificuldade, o contribuinte também tem a opção de se dirigir pessoalmente até o setor de tributação da prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13.
CONDIÇÕES PARA PAGAMENTO À VISTA OU PARCELADO
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão direito a 20% desconto. Se os pagamentos do IPTU de anos anteriores estiverem em dia, a prefeitura oferece mais 20% de desconto a esses contribuintes. Para o pagamento em 3 vezes, não há desconto. Desta forma o vencimento da primeira parcela está marcado para o dia 15 de julho e as demais parcelas para os dias 16 de agosto e 15 de setembro.
A recomendação aos contribuintes é para a emissão da segunda via do carnê do IPTU seja realizada pela Internet para mais comodidade ou então que aguardem o envio do carnê original pelos correios. Apenas, em último caso, as pessoas devem ir pessoalmente até a prefeitura, isso para evitar as aglomerações. “Nós estamos orientando desse forma para evitar o risco de contaminação. Por isso, quem puder usar a Internet ou aguardar o envio do carnê pelos, são as formas mais seguras diante da pandemia. Mas quem tiver dificuldade de acesso ou não puder esperar o envio, pode se dirigir até o setor de tributação da prefeitura”, orienta o secretário de fazenda Pedro Honorato.