Esportes
Botafogo vence Grêmio e garante vaga na Libertadores 2026
Esportes
;
O Botafogo carimbou seu passaporte para a Copa Libertadores de 2026 neste sábado (22.11), ao vencer o Grêmio por 3 a 2, em uma partida emocionante no Estádio Nilton Santos, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Glorioso alcança a quinta colocação na tabela, somando 58 pontos, enquanto o Tricolor Gaúcho permanece com 43, na 12ª posição.
O jogo
A partida começou com o Botafogo tentando impor seu ritmo, mas encontrando uma marcação gremista bem postada. No entanto, a eficiência alvinegra se fez presente logo na primeira grande oportunidade. Aos 14 minutos, Savarino acertou o travessão, e no rebote, Artur tentou, Tiago Volpi defendeu, mas Cuiabano estava atento para empurrar a bola para o fundo das redes.
O gol não abalou o ímpeto do Botafogo, que rapidamente ampliou sua vantagem. Aos 18 minutos, Artur recebeu um passe preciso na área, driblou Gustavo Martins com habilidade e finalizou sem chances para o goleiro Tiago Volpi, marcando o segundo do Glorioso. Mesmo com a vantagem, o Alvinegro manteve o controle do jogo, e Savarino ainda assustou a defesa gaúcha com um chute que raspou a rede pelo lado de fora aos 32 minutos. O Grêmio, por sua vez, só conseguiu levar perigo em um chute de André que passou por cima do travessão.
Segundo tempo
A volta do intervalo trouxe um Grêmio mais agressivo e determinado a buscar o resultado. Logo aos dois minutos da etapa final, a persistência gremista foi recompensada: André aproveitou um cruzamento e cabeceou com precisão para diminuir o placar. O gol animou os visitantes, que quase empataram aos 12 minutos em um chute de Cuéllar de fora da área, defendido brilhantemente por Léo Linck.
Apesar da pressão gaúcha, o Botafogo conseguiu equilibrar as ações e criou novas oportunidades. Aos 36 minutos, Cuiabano fez uma grande jogada individual e chutou para mais uma boa defesa de Tiago Volpi. No lance seguinte, a bola parada se mostrou decisiva para o Alvinegro. Após cobrança de escanteio, David Ricardo escorou e Marçal, de cabeça, mandou para o gol, marcando o terceiro do Botafogo e garantindo uma folga no placar.
Nos instantes finais, o Grêmio se lançou com tudo ao ataque e conseguiu diminuir novamente aos 44 minutos, com Carlos Vinícius aproveitando um cruzamento e balançando as redes. Contudo, o tempo era escasso para uma reação maior, e o Botafogo conseguiu administrar o resultado até o apito final, celebrando a importante vitória e a vaga na Libertadores.
Próximos desafios
Ambas as equipes já voltam a campo em breve pelo Campeonato Brasileiro:
Botafogo:
- Adversário: Corinthians (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 30 de novembro (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, São Paulo
Grêmio:
- Adversário: Palmeiras (36ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e Horário: 25 de novembro (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3 x 2 Grêmio
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
- Assistentes: Daniella Coutinho Pinto e Celso Luiz da Silva
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões Amarelos:
- Botafogo: Vitinho, Savarino
- Grêmio: Noriega, Marlon, Gustavo Martins, Dodi
Gols:
- Botafogo:
- Cuiabano, aos 15′ do 1ºT
- Artur, aos 19′ do 1ºT
- Marçal, aos 37′ do 2ºT
- Grêmio:
- André, aos 3′ do 2ºT
- Carlos Vinícius, aos 44′ do 2ºT
Botafogo:
- Goleiro: Léo Linck
- Defensores: Vitinho, Alexander Barboza, David Ricardo e Cuiabano
- Meio-campo: Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino (Montoro)
- Atacantes: Artur (Marçal), Kadir (Arthur Cabral) e Correa (Barrera)
- Técnico: Davide Ancelotti
Grêmio:
- Goleiro: Thiago Volpi
- Defensores: Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon
- Meio-campo: Dodi, Cuellar e Edenilson (Aravena)
- Atacantes: Alysson (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André (Carlos Vinícius)
- Técnico: Mano Menezes
Fonte: Esportes
Esportes
Cuiabá sai na frente, mas cede empate ao Novorizontino e cai uma posição no Brasileirão
;
Futebol Interior – O Novorizontino é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite deste domingo (13), o time paulista recebeu o Cuiabá, pela 28ª rodada da competição nacional, e em dia marcado por muita chuva, ficou no empate por 1 a 1 com o time mato-grossense, ampliando a sequência invicta no torneio.
Com o resultado, o Novorizontino chegou a sete jogos de invencibilidade na Série B, foi a 50 pontos e igualou a pontuação do Juventude, mas assumiu o topo devido ao saldo de gols (23 a 13). Do outro lado, o Cuiabá foi a 40 e caiu para o 11° lugar, podendo perder ainda mais uma posição ao decorrer da rodada.
As equipes agora terão a semana cheia de preparação para a próxima rodada. Na sexta-feira (18), às 20h30, o Novorizontino visita o Ceará, na Arena Castelão. Já na segunda-feira (21), o Cuiabá recebe o Náutico na Arena Pantanal, a partir das 21h30.
De olho na liderança da Série B, o Novorizontino iniciou a partida se lançando ao ataque e quase abriu o marcador logo aos sete, com Diego Galo, que mandou uma bomba no travessão. Entretanto, o Cuiabá conseguiu se encontrar em campo e não demorou muito para ser mais efetivo.
Aos 19, em escanteio, Vitor Mendes subiu mais alto que todo mundo e mandou de cabeça, no canto, sem chances para Jordi, abrindo o marcador em Novo Horizonte. O time visitante ainda teve mais uma chance com Jean Dias aos 28, que parou em Jordi, mas logo o cenário mudou.
Pouco depois, aos 33, Rômulo foi derrubado na área por Vitor Mendes e o árbitro assinalou pênalti. O próprio camisa 10 foi para a cobrança e não desperdiçou, deixando tudo igual no placar. Após o gol, o Novorizontino ainda teve novas chances, mas não aproveitou e o jogo foi para o intervalo em empate.
Na volta para o segundo tempo, o jogo passou a ficar mais morno, com muito estudo entre os adversários e poucas chances claras de gol. O cenário passou a mudar apenas aos 18, quando Fábio Gomes recebeu cruzamento de Jean Dias na área, e livre, mandou de cabeça, para fora.
Logo em seguida, aos 19, foi a vez do Novorizontino responder com Juninho, que recebeu de Robson na pequena área, mas parou em grande defesa de João Carlos. O time paulista seguiu ao ataque e quase conseguiu a virada aos 32, em cabeceio de Matheus Bianqui, que parou em milagre de João Carlos.
O Novorizontino teve mais uma grande chance aos 35, quando Bianqui disputou com a defesa e a bola sobrou para Rômulo que mandou uma bomba para o meio da área e Bianqui, de cabeça, desviou para fora. O goleiro do Cuiabá salvou mais uma aos 43, quando Robson mandou de fora da área e garantiu o empate fora de casa.
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Mato Grosso2 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste recebe 11ª edição do Encontro de Carros Antigos neste fim de semana











