Esportes

Lando Norris conquista GP da Hungria; Gabriel Bortoleto brilha com melhor resultado na carreira

Publicado em

Esportes

;

O britânico Lando Norris, da McLaren, foi o grande nome do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, realizado neste domingo (02), no circuito de Hungaroring. Com uma estratégia impecável de apenas uma parada, o piloto de 25 anos fez uma corrida controlada e conquistou a vitória de forma dominante. A festa da McLaren foi completa com a segunda posição do australiano Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, garantindo uma dobradinha para o time.

O pódio foi completado pelo britânico George Russell, da Mercedes, que em uma performance consistente conseguiu superar a Ferrari de Charles Leclerc nas voltas finais.

Bortoleto Faz História para o Brasil

Um dos destaques mais emocionantes da corrida foi a performance do brasileiro Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber. O piloto paulista de 19 anos fez uma “corrida magnífica”, como descrito pela equipe, e conquistou um espetacular sexto lugar, sua melhor posição de chegada na carreira na Fórmula 1. A estratégia de uma única parada, também adotada pela Kick Sauber para Bortoleto, se mostrou acertada. Com este resultado, Bortoleto adicionou mais oito pontos ao seu Campeonato Mundial, totalizando agora 14 nesta temporada.

O feito de Bortoleto ganha ainda mais relevância ao se considerar que um piloto brasileiro não terminava uma corrida na sexta posição na Fórmula 1 desde Felipe Massa, em 2017, pela Williams, no Grande Prêmio do Bahrein.

A Corrida: Estratégia e Emoção do Início ao Fim

Antes mesmo da largada, o japonês Yuki Tsunoda, da Red Bull, optou por trocar sua unidade de potência, iniciando a corrida do pit lane.

Na largada, Gabriel Bortoleto teve um início perfeito, saltando para a sexta posição e superando o canadense Lance Stroll. Max Verstappen e Lando Norris, por outro lado, perderam posições inicialmente. O holandês caiu para nono, mas rapidamente recuperou o oitavo lugar, enquanto o britânico, ao cair para quinto, não demorou a passar Alonso e retomar a quarta colocação. George Russell, da Mercedes, também teve um bom início, assumindo a terceira posição. Houve um breve susto para Bortoleto com uma notificação de largada falsa, mas o brasileiro passou ileso, diferentemente de seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que recebeu cinco segundos de penalização pelo mesmo incidente.

Durante a corrida, Bortoleto travou um duelo com o espanhol Fernando Alonso, mas não conseguiu a ultrapassagem. Sua equipe, a Kick Sauber, optou por estender ao máximo a vida útil dos pneus, realizando apenas um pit stop para o brasileiro na volta 41, quando trocou para pneus duros após um longo stint com médios.

A estratégia de Lando Norris foi brilhante. O britânico “blefou”, realizando apenas uma parada, enquanto seus principais concorrentes, Leclerc e Piastri, fizeram duas. Na volta 30, um momento de tensão ocorreu quando Max Verstappen tentou ultrapassar Lewis Hamilton e houve um toque entre os dois, com Hamilton saindo da pista. O incidente ficou sob análise da direção de prova.

Na volta 50, o britânico Oliver Bearman, da Haas, foi o primeiro a abandonar a corrida devido a danos no carro, visando preservar sua unidade de potência. Já na parte final, Oscar Piastri conseguiu pressionar e ultrapassar Charles Leclerc, assumindo a segunda posição. Leclerc, visivelmente frustrado com a estratégia de sua equipe e a falta de aderência nos pneus, ainda perdeu a posição para George Russell, ficando fora do pódio.

Nas últimas cinco voltas, Piastri se aproximou de Norris, protagonizando uma emocionante disputa pela liderança, mas Norris conseguiu segurar a ponta, garantindo uma merecida e crucial vitória.

Classificação do Campeonato e Próximos Passos

Com a vitória crucial, Lando Norris diminuiu a diferença para Oscar Piastri na liderança do Campeonato Mundial de pilotos. Norris agora acumula 275 pontos, apenas nove atrás dos 284 de Piastri. Na terceira posição, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, mantém-se com 187 pontos.

A Fórmula 1 agora entra em seu tradicional período de férias de verão dos pilotos. A categoria retorna à ação no fim do mês, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o Grande Prêmio da Holanda.

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esportes

Cuiabá perde para o Criciúma fora de casa e se distancia do G6 da Série B do Brasileirão

Publicados

em

;

Futebol Interior – Depois de oscilar e ter tido uma sequência negativa com três jogos sem vitória, incluindo um empate e duas derrotas seguidas, o Criciúma se recuperou na noite desta sexta-feira, na 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e venceu o Cuiabá em casa por 2 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, para recuperar e, ao menos, “dormir” na liderança da competição.

Com um belo gol de Willean Lepo no primeiro tempo e outro de João Basso contra, os donos da casa chegaram à 13ª vitória e foram para 47 pontos, ultrapassando por um ponto o segundo colocado Juventude, que ainda entra em campo neste sábado (5) e pode retomar a ponta da tabela.

Por outro lado, a equipe mato-grossense, que vinha em uma boa recuperação no campeonato e não perdia há seis partidas, voltou a conhecer a derrota, segue com 36 pontos, perdeu uma posição, foi para a 12ª posição e ainda pode ser ultrapassada pelo Athletic, que vem logo atrás, com 34, e entra em campo também na sexta.

PRÓXIMAS PARTIDAS

Agora, sem muito tempo para comemorar ou lamentar o resultado, ambas as equipes voltam a campo já na próxima terça-feira (8), para abrir a 27ª rodada da Série B. No primeiro jogo, às 20h30, o Cuiabá volta para casa e, na Arena Pantanal, recebe o Athletic, adversário de meio de tabela, enquanto, às 21h30, o Criciúma seguirá como mandante e, novamente no Heriberto Hülse, encara o Juventude, em um duelo direto de líder contra o vice-líder.

O JOGO

A primeira etapa foi bastante movimentada, com ambas as equipes buscando o jogo e tentando fazer o primeiro gol. O Criciúma, dono da casa, contava com o apoio de sua torcida e começou indo para cima, tendo mais posse de bola. O Cuiabá, por sua vez, também criava e, após a pressão inicial, conseguiu ir avançando no campo e criando oportunidades.

No entanto, foi aos 18 minutos que o placar foi inaugurado no Heriberto Hülse, e com muito estilo. Willean Lepo recebeu na intermediária, foi com a bola dominada e com certa liberdade e mandou um chutaço de muito longe. A bola pegou efeito e morreu no canto esquerdo de João Carlos, que se esticou, mas nada pôde fazer na finalização de rara felicidade do lateral, que deixou os catarinenses na frente ao final do primeiro tempo, aos 47 minutos.

Já na etapa final, o confronto recomeçou um pouco diferente, com a equipe de Eduardo Baptista controlando as ações desde os minutos iniciais e esboçando uma blitz pelo segundo gol e que deu resultado. Após a cobrança de escanteio do lado esquerdo de Otero, João Basso desviou de cabeça e jogou contra o próprio patrimônio para ampliar o marcador.

Depois do gol, o Criciúma abaixou um pouco as suas linhas e “deu” a bola ao Cuiabá, que não conseguiu vencer a forte e organizada defesa da equipe casa, que retomou a liderança da Série B com mais uma vitória dentro de casa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA