Esportes
Ousmane Dembélé conquista Bola de Ouro; Raphinha fica em 5º
Esportes
;
O atacante francês Ousmane Dembélé, de 28 anos, foi coroado o melhor jogador do mundo na temporada 2024/2025, recebendo a prestigiosa Bola de Ouro em uma cerimônia da revista France Football realizada nesta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Esta é a primeira vez que o craque do Paris Saint-Germain levanta o cobiçado troféu, marcando o ápice de uma temporada espetacular.
A vitória de Dembélé destaca-se ainda mais ao reforçar o longo período sem um atleta brasileiro no topo do futebol mundial. A última vez que um jogador do Brasil conquistou a Bola de Ouro foi em 2007, com Kaká, há 18 anos. Antes dele, ícones como Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005) já haviam sido laureados.
Emocionado, Dembélé expressou sua gratidão e surpresa ao receber a honraria. “Que noite excepcional que estou vivendo. Realmente estou sem palavras. Foi uma temporada fantástica com o PSG. Aconteceram inúmeras coisas durante a minha carreira. Estou bem nervoso. Só de pensar que esse troféu ia ser entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol, me deixa sem palavras. Tenho muito orgulho de tudo o que eu fiz e já alcancei durante a minha carreira”, declarou o camisa 10.
A temporada de Dembélé com o Paris Saint-Germain foi histórica. Ele foi a peça chave na conquista inédita da Liga dos Campeões pelo clube, sendo eleito o melhor jogador da competição após a goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na final. Além do título europeu, o craque francês também celebrou as vitórias no Campeonato Francês e na Copa da França, consolidando uma tríplice coroa.
Raphinha surpreende no Top 5; Yamal Brilha em segundo lugar
Uma das grandes surpresas da premiação foi o quinto lugar do atacante brasileiro Raphinha. O jogador do Barcelona teve um ano impressionante, com 34 gols e 24 assistências em 57 partidas, contribuindo para as conquistas da LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Na Liga dos Campeões, Raphinha foi artilheiro com 13 gols e líder em assistências com nove, mas sua equipe foi eliminada nas semifinais pela Inter de Milão. Pela seleção brasileira, contudo, seu desempenho na Copa América ficou abaixo do esperado, com a eliminação nas quartas de final.
A segunda colocação ficou com o prodígio Lamine Yamal, de apenas 18 anos. O espanhol também foi reconhecido com o Troféu Kopa, concedido ao melhor jogador sub-21 do mundo. Em 55 jogos, Yamal acumulou 18 gols e 25 assistências, participando ativamente das vitórias do Barcelona na LaLiga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha.
Confira o Top 10 da Bola de Ouro 2025: 1º Ousmane Dembélé 2º Lamine Yamal 3º Vitinha 4º Mohamed Salah 5º Raphinha 6º Achraf Hakimi 7º Kylian Mbappé 8º Cole Palmer 9º Gianluigi Donnarumma 10º Nuno Mendes
Outros destaques de gala
A cerimônia também premiou outros talentos e iniciativas do futebol. O Troféu Gerd Müller, que condecora o maior artilheiro da temporada, foi para Viktor Gyökeres. O sueco do Sporting balançou as redes 54 vezes e distribuiu 13 assistências em 52 jogos, sendo campeão do Campeonato Português e da Taça de Portugal. No futebol feminino, Ewa Pajor, do Barcelona, destacou-se com 42 gols e 14 assistências em 46 partidas.
O Prêmio Sócrates, que reconhece ações humanitárias e sociais, foi entregue à Fundação Xana, nomeada em homenagem à falecida filha de Luis Enrique, técnico do PSG. A fundação oferece apoio emocional, físico e financeiro a crianças e jovens em tratamento de doenças graves e suas famílias, promovendo dignidade durante períodos difíceis.
Outras premiações do futebol masculino:
- Troféu Kopa masculino: Lamine Yamal
- Troféu Johan Cruyff masculino: Luis Enrique
- Troféu Yashin masculino: Gianluigi Donnarumma
- Clube do ano masculino: Paris Saint-Germain
Confira o Top 30 da Bola de Ouro 2025:
- 1º- Dembélé (PSG e França)
- 2º – Yamal (Barcelona e Espanha)
- 3º- Vitinha (PSG e Portugal)
- 4º- Salah (Liverpool e Egito)
- 5º- Raphinha (Barcelona e Brasil)
- 6º- Hakimi (PSG e Marrocos)
- 7º- Mbappé (Real Madrid e França)
- 8º- Palmer (Chelsea e Inglaterra)
- 9º- Donnarumma (PSG e Itália)
- 10º- Nuno Mendes (PSG e Portugal)
- 11º – Pedri (Barcelona e Espanha)
- 12º – Kvaratskhelia (PSG e Geórgia)
- 13º – Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
- 14º – Doué (PSG e França)
- 15º – Gyökeres (Sporting/Arsenal e Suécia)
- 16º – Vini Jr (Real Madrid e Brasil)
- 17º – Lewandowski (Barcelona e Polônia)
- 18º – McTominay (Napoli e Escócia)
- 19º – João Neves (PSG e Portugal)
- 20º – Lautaro Martínez (Inter de Milão e Argentina)
- 21º – Guirassy (Borussia Dortmund e Guiné)
- 22º – Mac Allister (Liverpool e Argentina)
- 23º – Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
- 24º – Fabián Ruíz (PSG e Espanha)
- 25º – Dumfries (Inter de Milão e Holanda)
- 26º – Haaland (Manchester City e Noruega)
- 27º – Rice (Arsenal e Inglaterra)
- 28º – Van Djik (Liverpool e Holanda)
- 29º – Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool e Alemanha)
- 30º – Olise (Bayern de Munique e França)
Fonte: Esportes
Esportes
Cuiabá empata com o São Bernardo fora de casa e segue no meio da tabela da Série B
;
Estadão/Conteúdo – Com um primeiro tempo bastante movimentado e com belos gols, São Bernardo e Cuiabá empataram por 2 a 2 na tarde deste domingo. O time paulista abriu o placar, sofreu a virada e buscou o empate, tudo antes do intervalo. A partida, válida pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi realizada no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).
Com o resultado, o São Bernardo amplia seu jejum. São cinco jogos sem vencer, sendo dois empates e três derrotas. Com 26 pontos, segue fora do G-6. O Cuiabá agora tem uma vitória e dois empates nos últimos três jogos e aparece no meio da tabela com 24 pontos.
O primeiro tempo foi quente e com muitos gols. Logo aos seis minutos, o São Bernardo abriu o placar com Lucas Rian. Após lançamento, a defesa não conseguiu cortar e a bola sobrou pingando para o atacante, que deu um tapa para encobrir o goleiro com estilo.
A vantagem, porém, durou pouco. Aos 11 minutos, o Cuiabá construiu boa jogada coletiva para empatar. Weverson, mesmo cercado por dois na esquerda, conseguiu tocar para Pepê, que ajeitou de letra dentro da área. Marlon apareceu e completou de primeira, rasteiro, no canto oposto.
O gol deu confiança ao time mato-grossense, que assustou com chute forte de Weverson, mas Alex Alves espalmou. Aos 28, porém, Marlon marcou outra vez. Ele ficou com rebote na meia-lua após escanteio e chutou no cantinho esquerdo do goleiro.
Mas o São Bernardo não desistiu e voltou a igualar o marcador aos 45 minutos com uma pintura. Daniel Amorim fez a parede na meia-lua e tocou para o lado direito. Rodrigo Ferreira chutou de primeira e pegou em cheio, cruzado, para marcar um golaço.
Logo no início da etapa final, Dudu Miraíma, do São Bernardo, cobrou falta muito forte e exigiu grande defesa de Marcelo Carné. Depois disso, porém, as chances diminuíram um pouco, diferente do que foi o primeiro tempo.
O São Bernardo teve uma nova chance com Daniel Amorim, mas ele demorou para finalizar. Na sequência Romisson chutou para fora. A chuva deixou o jogo ainda mais truncado. O time paulista teve mais iniciativa para buscar o terceiro gol, mas o placar não se alterou mais.
Pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno, os dois times entram em campo na sexta-feira, às 19h. O São Bernardo recebe o Avaí, novamente em casa, enquanto o Cuiabá visita o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 2 X 2 CUIABÁ
SÃO BERNARDO – Alex Alves; Rodrigo Ferreira, Jemerson, Augusto e Pará; Foguinho (Fabrício Daniel), Romisson e Dudu Miraíma (Marcão Silva); Lucas Rian (Daniel Davi), Daniel Amorim (Lucas Reis) e Echaporã (Hyoran). Técnico: Ricardo Catalá.
CUIABÁ – Marcelo Carné; Vitor Mendes, João Basso, Alan Empereur e Marlon; Raul, Calebe (David Miguel), Weverson (Jean Dias) e Pepê (Raylan); Vinícius Peixoto (Pedro Henrique) e Kauan Cristtyan (Rodrigo Rodrigues). Técnico: Eduardo Barros.
GOLS – Lucas Rian, aos seis, Marlon, aos 11 e aos 28, e Rodrigo Ferreira, aos 45 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Augusto e Daniel Davi (São Bernardo). Calebe e Jean Dias (Cuiabá).
ÁRBITRO – Bruno Pereira Vasconcelos (BA).
PÚBLICO – 667 torcedores.
RENDA – R$ 11.210,00.
LOCAL – Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política2 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Mato Grosso3 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande5 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Política6 dias atrásInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo
-
Cuiabá4 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













