Mato Grosso

Alunos participam de palestra sobre cidadania fiscal e oficina de produção de vídeos do projeto Estudante – Cidadão do Futuro

Publicado em

Mato Grosso

Os 150 alunos da rede estadual que integram o projeto “Estudante – Cidadão do Futuro” participam, nesta quarta-feira (29), de mais uma etapa da iniciativa que promove o aprendizado sobre ética, cidadania e responsabilidade social de forma prática e interativa.

Os estudantes farão mais uma visita ao Centro Político Administrativo para participar de uma palestra sobre cidadania fiscal, conduzida por servidores da Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) e da Receita Federal, e, em seguida, participarão de uma oficina criativa sobre vídeos para redes sociais, ministrada por profissionais da Secretaria de Comunicação (Secom-MT).

As atividades serão realizadas no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a partir das 8h30, e divididas em dois turnos: 75 alunos no período matutino e 75 no vespertino.

Essa será a terceira atividade do grupo de estudantes, que já participaram de uma peça teatral sobre a formação de um governo, de uma palestra sobre Cidadania e Ética Digital na Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e de uma visita à “Casa da Democracia”, prédio anexo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), onde conheceram o Memorial e o Depósito de Urnas, acompanhados da equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT).

Sobre o projeto

O “Estudante – Cidadão do Futuro” é uma iniciativa da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), executada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que tem como objetivo despertar, entre os jovens, valores relacionados à cidadania, ética, transparência e responsabilidade social.

Por meio de palestras, visitas guiadas, atividades culturais e oficinas temáticas, o projeto aproxima os alunos do funcionamento do poder público e estimula a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa, participativa e íntegra.

Ao final do projeto, os times das escolas produzirão um video de até 3 minutos com o tema Cidadania e Ética Digital e os melhores trabalhos serão premiados em dezembro. São parceiros do projeto a Secretaria de Comunicação (Secom-MT), Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) e Receita Federal. Saiba mais em: estudantecidadaodofuturo.mt.gov.br

Serviço

O quê: Palestra sobre Cidadania Fiscal e Oficina de Vídeo

Quando: Quarta-feira (29 de outubro)

Programação:

Período matutino

8h30 às 9h10 – Palestra: Cidadania Fiscal (Sefaz-MT e Receita Federal)
9h30 às 11h15 – Oficina criativa: Produção de vídeos para redes sociais (Secom-MT)

Período vespertino
14h00 às 14h40 – Palestra: Cidadania Fiscal (Sefaz-MT e Receita Federal)
14h40 às 16h30 – Oficina criativa: Produção de vídeos para redes sociais (Secom-MT)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT vai a escolas e reforça campanha Maio Laranja contra a violência sexual infanto-juvenil

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT vai a escolas e reforça campanha Maio Laranja contra a violência sexual infanto-juvenil

imgA violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das mais graves violações de direitos e, com o propósito de preveni-la e combatê-la, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) desenvolveu, ao longo do mês de maio, um amplo trabalho de conscientização que levou informação e orientação a cerca de 2 mil crianças, adolescentes e adultos. Integrando a campanha Maio Laranja | Faça Bonito, a iniciativa mobilizou advogadas, advogados e parceiros em ações realizadas em escolas de Cuiabá e do interior do Estado.

 

imgAs atividades foram desenvolvidas pela Comissão da Infância e Juventude (CIJ), em parceria com a Comissão de Cultura e Responsabilidade Social, a Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) e a Comissão de Ações Comunitárias da OAB-MT, além do apoio da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Mato Grosso.

 

O trabalho incluiu palestras, orientações e momentos de diálogo em escolas da capital e do interior, sempre com abordagens adequadas à faixa etária de cada público.

 

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destaca a importância da união entre as comissões em torno de uma causa tão relevante.

 

“Crianças e adolescentes são sinônimo de esperança e de um futuro melhor. Cuidar da saúde física e mental deles, protegê-los e garantir que cresçam em ambientes seguros é uma responsabilidade de todos. A OAB-MT faz a sua parte ao contribuir para o fortalecimento da rede de proteção”, ressaltou. “Parabenizo os envolvidos”.

 

imgA presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, Cíntia Nágila Santos Pinheiro, avalia que o projeto deixou marcas positivas em todos que participaram.

 

“Foi uma experiência transformadora para as crianças e adolescentes, professores, mas também para advogadas, advogados, que participaram ativamente das atividades. Além de disseminar informações importantes, as ações possibilitaram a identificação de situações de violência, a escuta de relatos sensíveis e os devidos encaminhamentos. Tudo isso demonstra a relevância social do trabalho realizado”, afirmou Cíntia.

 

As ações chegaram às escolas de Cuiabá, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Sinop, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a conexão entre capital e interior, além de contribuir para o fortalecimento da rede de conscientização, prevenção e proteção em diferentes regiões de Mato Grosso.

 

Participaram das atividades as advogadas e os advogados Cíntia Nágila, Luciana Cabral, Larice Silva, Natália Goulart, Flaviane Ramalho, Gisele Sene, Gláucia Frederico, Sarah Salum, Cariny Ferreira, Juliana Teodoro, Renata Silva, Andressa, Géssica Coelho, Valdilene de Paula, Joicy Corrêa, Roxilene Roxa, Renato Bertolin e André Pinheiro.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

Fotos: Fernando Rodrigues

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA