Cidades
“Aqui tem comando”: Wanderley reage e enfrenta influência da prefeita
Cidades
O clima político em Várzea Grande voltou a esquentar. Durante a sessão plenária, o presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), fez um discurso contundente contra o que classificou como tentativas de interferência da prefeita Flávia Moretti (PL) no Poder Legislativo.
“A prefeita já está mandando no Poder Legislativo. Já está mandando líder, Secretaria de Fazenda! Nem aprovou e os projetos já estão vindo como Secretaria de Fazenda”, declarou Cerqueira, em tom de indignação.
O presidente também criticou a forma como os projetos têm sido enviados pela Prefeitura e questionou a capacidade técnica da equipe responsável. “Os projetos estão vindo tudo errado. É um pessoal que não tem capacidade técnica para fazer o que está fazendo. Vem aqui tomar uma aula com os nossos procuradores para aprender”, disparou.
Direcionando suas críticas ao procurador municipal Dr. Richard, Cerqueira cobrou respeito e humildade. “O senhor tratou mal o vereador Dr. Raul Curvo lá na procuradoria. O senhor tem que ter um pouquinho mais de respeito. No momento que o senhor partiu para cima do vereador, faltou respeito com esta Casa”, afirmou.
Encerrando o pronunciamento, o presidente reforçou a independência da Câmara: “Então, prefeita Flávia Moretti, aqui tem comando, tá? Aqui tem comando”, completou.
Essas são as falas do presidente da Câmara dos Vereadores Wanderley Cerqueira, registradas durante sessão ordinária.
Sinop
Festeja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva premia categoria caiaque na Praia do Cortado
A competição é promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, e ocorre junto ao Festival de Praia. A proposta reúne esporte, turismo e preservação ambiental, com a prática da pesca esportiva sob o sistema de captura e soltura dos peixes.
Na categoria caiaque, o primeiro lugar ficou com Cassio Parkuts Schisler, que alcançou 1.386 pontos após fisgar três bicudas e uma cachorra. Como prêmio, ele recebeu um caiaque de 3,50 metros, motor de popa de 3 HP e R$ 4 mil. Cassio Parkuts Schisler celebrou o resultado. “Eu me sinto muito feliz com a premiação e tudo mais. Eu tive que vender meu antigo caiaque por questões pessoais. Peguei um caiaque emprestado para conseguir estar aqui hoje. E só quero agradecer a Deus por ter tantas pessoas boas em volta de mim que me ajudam e me apoiam. E agora eu estou aqui com o primeiro lugar na mão”, afirmou.
Além da classificação geral, o torneio também teve a premiação do Rei do Rio. Eliezer Nolio recebeu R$ 2 mil após capturar o maior peixe de maior pontuação, uma cachorra com 88 centímetros. Também houve sorteio entre todos os participantes, com Natan Ariel da Rosa como vencedor de um caiaque.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que o torneio integra uma programação que amplia as opções de esporte e lazer para a população. “Hoje foi um dia muito especial. Nós tivemos os idosos e as pessoas com deficiência que estavam no projeto banho assistido, que já é uma tradição aqui no Festival de Praia. Ficamos muito felizes em proporcionar isso, que é o Festival de Praia para a população, para todos os idosos, para todos os públicos. Também tivemos o primeiro dia do torneio de pesca e convidamos a população para continuar vindo. Temos mais dias de festival e torneio de pesca, também esportes aquáticos. Tudo à disposição da população, de forma gratuita. A praia está aqui para vocês, é uma estrutura montada maravilhosa e está tudo muito lindo”, afirmou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, comentou sobre a novidade deste ano no torneio: dois dias de disputa e Festival de Praia com a presença das famílias na programação. “Começamos o nosso Festival de Praia com o pé direito, trazendo aqui para a Praia do Cortado não só os pescadores, mas também as famílias para poderem acompanhar tudo o que a gente tem de melhor aqui, que é o nosso rio, que é esse calor gostoso, e também o esporte, que é a pesca esportiva. Neste ano, nós separamos as categorias caiaque e barco em dois dias. Neste sábado, nós tivemos aqui no Rio Teles Pires os competidores de caiaque. Foram aproximadamente 90 inscrições nesta modalidade. Tivemos 51 peixes fisgados e devolvidos para o rio, que é o importante, que é isso que a pesca esportiva mostra para nós: ter a prática do esporte, mas preservar as nossas espécies, preservar o nosso rio”, afirmou.
A atuação das equipes de segurança também fez parte da realização da prova. O capitão-tenente Wagner Nascimento, comandante da Agência Fluvial de Sinop da Marinha do Brasil, destacou a parceria com a Prefeitura e a importância da segurança durante a atividade. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, está sempre em parceria com a Prefeitura Municipal para fazer do Festeja Sinop um sucesso. A população de Sinop merece esse tipo de atividade. Tivemos o Torneio de Pesca com caiaque sem nenhuma intercorrência. Gostaria de parabenizar toda a população que esteve presente e parabenizar também os pescadores, afirmou.
Categoria barcos
A programação do torneio continua neste domingo (6), com a disputa da categoria barcos, a partir das 7h, na Praia do Cortado. A competição faz parte do segundo dia do Festival de Praia, que também terá atrativos como banana boat, disco boat e stand up paddle a partir das 8h, além de partidas de futevôlei e vôlei de praia das 8h às 17h.
A programação musical de domingo terá DJ das 9h às 11h, Jeferson Carvalho das 11h às 12h30, Karina Gonçalves das 13h às 15h e Jhoe Maia das 15h às 17h. O acesso à Praia do Cortado é gratuito, com portões abertos a partir das 7h e encerramento das atividades às 17h.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2026 é realizado pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte MT e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município.
Confira as próximas agendas do Festeja Sinop 2026:
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
Mato Grosso6 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso6 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá6 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Cuiabá6 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política6 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis











