Mato Grosso
Bombeiros resgatam onça-parda que estava em lavanderia de residência
Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã desta quarta-feira (31.12), a captura de uma onça-parda encontrada no interior da lavanderia de uma residência localizada no perímetro urbano de Nova Xavantina (a 565 km de Cuiabá).
A equipe da 4ª Companhia Independente Bombeiro Militar (4ª CIBM) foi acionada após solicitação da Polícia Militar, que informou sobre a presença de um animal silvestre agressivo dentro do imóvel.
Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que se tratava de uma onça-parda, que havia se abrigado em um cômodo externo da casa, utilizado como lavanderia.
Os proprietários da residência relataram que perceberam a situação após ouvirem os cães bastante agitados. Ao verificarem o que estava acontecendo, observaram o animal já no interior do cômodo.
Para realizar a captura, os bombeiros utilizaram uma chapa de madeirite para isolar a saída, uma vez que o local não possuía porta. A contenção do animal foi feita por uma janela lateral, com o uso de cambão, cabos e uma gaiola apropriada, já que a onça-parda apresentava comportamento agressivo.
Após a contenção, o animal foi colocado com segurança na gaiola de captura, sendo adotados todos os cuidados necessários para preservar a integridade da equipe e do próprio felino. Durante o manejo, foi constatado que a onça não apresentava ferimentos aparentes e se encontrava em boas condições físicas, apesar do comportamento agressivo decorrente do estresse da situação.
Devido ao porte do animal, foi solicitado apoio da 3ª Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPA), de Barra do Garças. Após a captura, a onça-parda foi entregue à equipe da Polícia Militar Ambiental, que assumiu a responsabilidade pela soltura do animal em seu habitat natural, em uma área de mata afastada da zona urbana, garantindo sua segurança e preservação.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Gisela Cardoso cobra investigação “a fundo” sobre fatos envolvendo Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, defendeu uma investigação independente, rigorosa e transparente sobre os fatos que vieram a público envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o banqueiro Daniel Vorcaro.
Gisela aponta que a gravidade das informações exige mais do que uma apuração protocolar, sendo necessário que todos os fatos sejam efetivamente esclarecidos. “É preciso investigar, e investigar a fundo. Os fatos que vieram a público envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro exigem uma investigação independente, rigorosa e transparente. Não basta uma investigação formal”, afirmou.
A presidente da OAB-MT destacou que uma investigação legítima precisa ter autonomia, não podendo existir qualquer relação de subordinação, influência ou conflito de interesses capaz de comprometer a apuração.
“Quem investiga precisa ter autonomia real, liberdade para seguir todas as linhas de investigação e nenhuma relação de subordinação, influência ou conflito de interesses com os envolvidos. Não pode haver investigação conduzida para proteger pessoas, preservar reputações ou atender a interesses políticos. A investigação deve buscar exclusivamente os fatos e a verdade”, defendeu.
Gisela também estabelece uma distinção entre investigar e condenar, e avalia que cobrar esclarecimentos não significa fazer um julgamento antecipado, mas assegurar que os mesmos critérios de responsabilização e transparência sejam aplicados a todos, independentemente do cargo ou da posição que ocupem. “Não se trata de condenar previamente ninguém. Trata-se de assegurar que ninguém seja blindado e que ninguém seja perseguido. Se houver fatos relevantes a esclarecer, que sejam examinados até o fim”, afirmou.
Na avaliação da presidente da OAB-MT, a sociedade brasileira tem direito a uma apuração independente, sem interferência e sem privilégios. “Impedir ou limitar uma investigação independente também não pode ser aceitável em uma democracia. Que se investigue tudo com independência, com transparência e com coragem. Se houver responsabilidades, que sejam identificadas e tratadas rigorosamente dentro da lei. OAB-MT espera e requer aquilo que toda a sociedade clama, que é a apuração rigorosa dos fatos, pois a verdade não pode ter dono, lado ou proteção”.
—
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Foto: Tatiane Nunes
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Mato Grosso2 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Mato Grosso2 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá2 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Cuiabá2 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá2 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
OAB6 dias atrásPleno do TJMT define Angélica Maciel, Kamila Michiko e Mara Barros para vaga de juíza-membro do Tribunal Eleitoral












