Mato Grosso

Com 13 votos ‘assegurados’, Ilde Taques matém candidatura e vê dificuldade para Paula mudar RI

Publicado em

Mato Grosso

O vereador Ilde Taques (Podemos), candidato a presidente da nova Mesa Diretora, assegura que possui o compromisso de 13 parlamentares e declarou abertamente que a atual presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), não conseguirá os 18 votos necessários (dois terços da Casa) para alterar o Regimento Interno e viabilizar sua reeleição.

O posicionamento firme do parlamentar ocorre após o recuo estratégico de Dilemário Alencar (União Brasil), que se aliou ao grupo governista em um jantar político na residência de Paula Calil.

“Eu creio que a presidente não vai conseguir os dois terços. Porque se eles estão com 14 e eu estou com 13, são 27. Então, para chegar a 18, faltam quatro. Eu acho difícil ela chegar nos 18”, afirmou o parlamentar.

As articulações dividiram a Câmara de Cuiabá em dois blocos numéricos claros: Bloco Governista (Paula Calil), soma 14 votos, após as recentes adesões de Dilemário Alencar e Baixinha Giraldelli (Solidariedade).

O Bloco de Oposição (Ilde Taques), mantém 13 votos convictos. Como a soma dos dois blocos resulta em 27 vereadores, Paula Calil precisaria reverter votos do grupo de Ilde ou conquistar novos apoios para alcançar o quórum de 18 votos exigido por lei.

Ilde Taques tem sustentado publicamente que tentar mexer nas regras internas a poucos meses do pleito — previsto para agosto — prejudica a transparência do processo político.

O parlamentar relembrou que seu próprio grupo já contou com quase 20 apoiadores antes da interferência do Executivo municipal e garantiu que sua candidatura à presidência segue mantida de forma irreversível.

“O importante é que eu estou com 13 vereadores, 13 vereadores que deram a palavra e estão cumprindo, vereadores sérios, vereadores que acreditam num projeto”, disse o vereador que criticou ainda o que classifica de interferência do prefeito Abílio Brunini (PL).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Paranatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia

Publicados

em

Foto da Notícia: Paranatinga, Primavera, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis recebem primeiras edições do projeto Conecta Advocacia

imgA conexão entre a Seccional e a advocacia do interior marcou a semana da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), com as primeiras edições do projeto Conecta Advocacia, realizadas em Paranatinga, Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde e Rondonópolis.

 

img“A advocacia mato-grossense é uma só e vamos caminhar sempre juntos, com a conexão fortalecida a cada dia, sempre aptos a atender às demandas que surgirem. Para isso, nada melhor que se qualificar, se atualizar, este é o caminho seguro para de uma trajetória de sucesso”, afirma a presidente.

img

 

Presente nos encontros, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, fez palestas e compartilhou experiências por onde passou. “É muito positiva a avaliação desta primeira rodada. Os encontros demonstram a importância de estarmos próximo das Subseções”.

 

O projeto foi idealizado pela presidente da Subseção de Paranatinga, Jéssyca Nagano, e veio ao encontro da proposta da OAB-MT e da ESA de realizar um circuito itinerante de qualificação, atualização e valorização da advocacia do interior.

 

imgEm Paranatinga, a presidente Jéssyca destacou a qualidade do evento e a importância de levar iniciativas da Seccional para o interior. “Foi incrível, de altíssimo nível técnico. Agradeço à Seccional por estar a cada dia mais conectada conosco”.

 

imgA presidente da OAB de Primavera do Leste, Ethiene Brandão, também ressaltou a relevância da iniciativa para aproximar a advocacia e fortalecer a classe. “O Conecta Advocacia é mais uma oportunidade proporcionada aos profissionais da região, espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências”, reafirmou.

Um café da manhã, com debates sobre diversos temas jurídicos. Assim foi a edição de Poxoréu. A presidente da 13ª Subseção, Flávia Gomes, avalia que foi um encontro excelente.

 

imgEm Campo Verde, a presidente da Subseção, Maurytania Bauermeister, definiu o Conecta Advocacia como um importante espaço de troca de conhecimentos, networking e união. “O Conecta uniu advocacia e academia, trazendo a realidade da profissão, suas transformações e os desafios de quem escolheu advogar”.

 

imgEncerrando a semana em Rondonópolis, o presidente da Subseção, Bruno de Castro, celebrou a realização do projeto na cidade. “É uma alegria fechar a semana com o projeto Conecta Advocacia, evento de excelência, com profissionais de renome”.

 

Um deles é o advogado Giovanni Machado, vice-presidente do TED da OAB de Goiás, um dos maiores influenciadores jurídicos do país. “Foram dias de troca de muito conhecimento técnico, que é a base de diferenciação profissional e conexões, que agregam muito pra os advogados e estudantes de Direito”.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA