Mato Grosso

Documentário sobre mestre da cultura em Poxoréu estreia online com acessibilidade completa

Publicado em

Mato Grosso

O documentário “O Menino e a Sanfona”, que resgata a trajetória do nordestino que marcou a formação cultural de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá), poderá ser assistido gratuitamente a partir deste sábado (20.12), às 19h, pelo Youtube (link aqui). Contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Documentário Temático – edição Lei Paulo Gustavo, o filme conta com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

A produção audiovisual recria com sensibilidade diversos momentos marcantes da vida de Natalino Alves de Sousa (in memoriam), desde sua infância na Bahia, o processo de enraizamento em Mato Grosso, e a influência de sua música na história cultural de Poxoréu.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou a Poxoréu em 1955 a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que se tornou seu mais precioso elo com as origens, um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.

Entre as imagens do filme, que utilizou locações autênticas dentro do próprio município, estão cenas tocantes, como a que Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”, no centro histórico da cidade.

Para o diretor do filme, Éden Costa, “O Menino e a Sanfona” se consolida como um registro histórico da contribuição nordestina na construção da identidade local e também chama atenção para a necessidade de valorização e preservação dessas raízes culturais.

“Ao contar a trajetória de Natalino, revisitamos a história de tantas famílias que ajudaram a moldar nossos modos de viver, celebrar e produzir cultura. É um documentário que nasce da nossa realidade, honra nossa memória e reafirma a necessidade de preservar aquilo que nos forma”, expõe.

Éden Costa destaca ainda que o filme se tornou a última contribuição direta do homenageado à cultura de Poxoréu. “As gravações do documentário ocorreram em abril de 2025. Natalino faleceu em 5 de julho de 2025, após ter participado ativamente das captações, eternizando sua história, sua voz e sua sanfona”.

“O Menino e a Sanfona” teve sua estreia presencial no dia 13 de dezembro, durante a Mostra CineLab, atividade que marcou a conclusão do curso de produção audiovisual contemplado em outro edital da Secel, o Cinemotion de Formação.

Serviço:
Lançamento “O Menino e a Sanfona”
Quando: sábado (20.12), às 19h
Onde: https://www.youtube.com/@edencostabrmtpox
Acessibilidade: Libras, Legendas e Audiodescrição

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

Publicados

em

Foto da Notícia: Gisela Cardoso participa do lançamento de campanha informativa do Judiciário

img“A OAB-MT é uma das pioneiras no enfrentamento ao Golpe do Falso Advogado, desde 2021, quando surgiram os primeiros casos. Fazemos permanentes campanhas, divulgamos nos sites, nas redes sociais, demos inúmeras entrevistas. Nossa atuação pautou uma reportagem do 10 minutos, no Fantástico. Buscamos a Polícia Civil e Militar, Poderes, instituições, temos sido incansáveis e a Ordem dos Advogados de Mato Grosso está ao lado de instituições e Poderes quando propõem iniciativas que levem adiante esse necessário combate”.

 

Assim a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, se manifestou na manhã desta sexta-feira (28), no lançamento da campanha Não Caia no Golpe do Falso Juiz, Falso Advogado, Falso Defensor Público e Falso Promotor de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

 

imgDe acordo com a presidente Gisela, é fundamental unir forças para combater este mal que tanto tem atingido a advocacia e o cidadão e se mostrado de difícil desarticulação. “Eles estão preparados, atuam de dentro de escritórios com alta tecnologia e nós temos sido reféns”.

 

No evento, Gisela indicou ao Ministério Público ações que responsabilizem as instituições telefônicas e bancárias. Também afirmou que este é um problema de Segurança Pública, e que o Estado precisa se conscientizar de que tem um problema, que a cada dia cresce mais, a ser resolvido. 

 

Esta campanha lançada agora pelo Judiciário é coordenada pela presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli.

 

No evento, junto com a presidente Gisela, representaram a OAB-MT o procurador geral Helmut Daltro e a conselheira federal Adriana Tanssini.

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Fotos: Tatiane Nunes

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA