Mato Grosso

Empreendedores de Mato Grosso fortalecem ecoturismo com financiamento da Desenvolve MT

Publicado em

Mato Grosso

Municípios de Mato Grosso ganharam destaque pela diversidade de biomas e pelo potencial do ecoturismo sustentável no Ranking Nacional dos 15 principais destinos para visitar no Brasil em 2026, divulgado pela plataforma PlanetaExo. As pousadas Sol do Araguaia, em Barra do Garças e Casa de Rocha, em Nobres, mostram como os destinos turísticos estão se desenvolvendo em busca de competitividade, crescimento e prestação de serviço de qualidade ao turista, com o crédito da Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso.

Em terceiro lugar no ranking está Barra do Garças, conhecida por cachoeiras, trilhas, rios e formações rochosas, que atraem visitantes em busca de turismo de aventura e contato direto com a natureza. No município, Joan Rosa administra a pousada Sol do Araguaia e conta que sempre teve dificuldades para acessar crédito até conhecer a Desenvolve MT.

Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a baixa movimentação no hotel e o pouco dinheiro entrando no caixa, encontrou na Desenvolve MT uma solução para manter seu empreendimento por meio da antiga modalidade do Fungetur, com capital de giro.

“A Desenvolve MT me surpreendeu. Teve burocracia, mas eu acho que não tão grande como nas instituições financeiras. O prazo de carência também foi fundamental, pois naquela época nós não tínhamos receita. Além disso, me surpreendeu bastante: eu já havia pago várias parcelas e entraram em contato comigo oferecendo uma taxa mais em conta. Inacreditável, achei que era golpe”, relata Joan.

Nobres também está no ranking, em 10º lugar, e se destaca por suas águas cristalinas e atividades como flutuação e mergulho. Carla Rocha é empreendedora no município e, no período da pandemia, buscava um lugar para manter a família em segurança, visto que muitos membros tinham comorbidades. O espaço que encontraram era próximo à natureza e se tornou um lugar de cura, união e reconexão, onde atravessaram tempos difíceis com mais leveza e esperança.


Quando a pandemia passou, Carla teve a certeza de que queria compartilhar a experiência que viveu: “Resolvi investir, estruturar e transformar a casa em um espaço de acolhimento para outras pessoas. Hoje, a Casa de Rocha é um lugar pensado para receber, desacelerar e cuidar. Um paraíso em meio às belezas naturais de Nobres, onde cada detalhe carrega afeto, história e intenção”, conta a empreendedora.

Os desafios foram muitos, desde a estrutura inicial e os altos custos de manutenção até manter a qualidade do atendimento mesmo em períodos de instabilidade econômica. Carla conheceu a Desenvolve MT por meio do ecossistema de apoio ao empreendedor em Mato Grosso, em conversas e indicações de pessoas que acreditam no desenvolvimento regional.

O crédito serviu para a aquisição de uma usina de energia solar e também para capital de giro. “Quando procurei a instituição, encontrei não apenas crédito, mas orientação, escuta e um olhar sensível para quem empreende com responsabilidade e impacto positivo. Além da redução significativa dos custos operacionais, o crédito reforçou o compromisso da Casa de Rocha com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Já o capital de giro trouxe fôlego para organizar melhor o fluxo financeiro e investir em melhorias”, diz Carla.

Para impulsionar ainda mais negócios do setor turístico, como os de Carla e Joan, a Desenvolve MT está operando o Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), com limite de financiamento de até R$ 5 milhões, juros de até 5% ao ano acrescidos do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e prazos que chegam a 240 meses, incluindo até 5 anos de carência para início do pagamento.

Os recursos podem ser utilizados de diversas maneiras, como em obras, reformas ou ampliação de empreendimentos turísticos; na aquisição de bens e equipamentos, como máquinas e mobiliário; ou ainda em capital de giro, essencial para manter o funcionamento da empresa em dia, cobrindo fornecedores, salários e despesas administrativas.

Saiba mais pelo site www.desenvolve.mt.gov.br ou entre em contato pelo telefone: (65) 3613-7900

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT participa de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Caldas no TRT

imgO secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Josemar Carmerino, representou a presidente Gisela Cardoso na Solenidade de Ratificação de Posse da desembargadora Rosana Maria de Barros Caldas, no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª da Região (TRT-MT), na noite desta sexta-feira (17).

“Em nome da advocacia mato-grossense parabenizo a desembargadora Rosana Caldas pela posse e desejo êxito nesta nova e desafiadora missão. Após 32 anos de dedicação à magistratura e contribuindo para o fortalecimento do nosso sistema de justiça, está claro que a senhora terá muito sucesso agora como integrante do TRT”, disse Josemar Carmerino em seu discurso.
Em uma solenidade concorrida, que contou a presença de diversas autoridades representando os Três Poderes, além da advocacia, amigos e familiares da empossada, a nova desembargadora assumiu a nona vaga, recentemente criada, pelo TRT-MT.

img“Seguirei com dedicação, resiliência e independência, disposta a receber os ensinamentos dos meus ilustres pares e a ouvir atentamente aos anseios dos advogados. Estou muito motivada e sei que o desafio será grande, mas estou capacidada por Deus para seguir nessa missão de responsabilidade em um país marcado pela desigualdade“, afirmou a desembargadora Rosana Caldas.

O secretário-geral da OAB-MT, Josemar Carmerino, aproveitou a oportunidade e convidou os presentes para a I Conferência Nacional de Interiorização, que acontecerá em Cuiabá, nos dias 07 e 08 de maio, e que contará também com um painel específico sobre Direito do Trabalho.

Antes de finalizar a sua fala, Carmerino reforçou a parceria institucional da OAB-MT com o Tribunal. “A desembargadora Rosana Caldas, a exemplo de todo o TRT-MT, sempre poderá contar com a Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso, como parceira na busca pela melhor prestação jurisdicional”.



Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA