Mato Grosso

Governo estuda substituir BRT por BUD em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em

Mato Grosso

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que está estudando a possibilidade de trocar o Bus Rapid Transit (BRT) pelo Bonde Urbano Digital (BUD), que pode ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. O veículo é um transporte público elétrico, silencioso e sustentável, que dispensa trilhos físicos e pode trafegar sem motorista. De acordo com o chefe do Executivo estadual, após o término dos estudos, a decisão será anunciada à população.

“Assim que nós concluirmos os estudos a gente vai anunciar”, afirmou o governador.

 

As obras do BRT estão em execução desde 2024 e enfrentaram uma série de obstáculos, como atrasos e rompimento de contrato com uma das empresas vencedoras do edital de licitação. Agora, com o avanço da intervenção na Avenida do CPA, na Prainha e na Avenida XV de Novembro, Mauro Mendes garantiu que os estudos sobre a possível mudança do modal estão alinhados com a infraestrutura já executada, para que não haja alteração no cronograma das obras.

 

Além disso, outros fatores estão sendo avaliados, como custo, manutenção e comodidade.

 

“Nós fizemos uma definição de modal pela infraestrutura que nós implantamos. Dentro da infraestrutura que nós implantamos existem algumas possibilidades, nós estamos estudando todas essas possibilidades. Custo, benefício, manutenção, comodidade pro usuário, custo na tarifa. Há uma série de variáveis que estão sendo levadas em consideração”, garantiu.

 

Ainda segundo Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, estiveram recentemente em Curitiba (PR) para conhecer de perto o BUD, que foi implantado na cidade paranaense.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), também tem sugerido constantemente a troca do BRT por outro tipo de transporte. Na última semana, ele voltou de uma viagem internacional pelos Emirados Árabes e China e apresentou, nas redes sociais, alternativas como o Autonomous Rail Transit (ART), que também é um veículo totalmente elétrico, guiado por “vias virtuais” e que opera sem motorista.

Para o governador, toda ideia é bem-vinda.

“Se for algo que o Governo já está fazendo ótimo, se for algo novo a gente analisa se é pertinente aprofundar os estudos”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Governador declara facções criminosas como organizações terroristas

Publicados

em

O governador Otaviano Pivetta enviou, nesta quinta-feira (22.10), projeto de lei à Assembleia Legislativa para declarar facções criminosas, que atuam em Mato Grosso, como organizações terroristas.

Conforme a proposta, as forças de segurança de Mato Grosso poderão estabelecer protocolos específicos para o combate às facções que atuam no Estado.

“Queremos que nossas forças de segurança tenham todos os mecanismos necessários para combater esses criminosos, que na verdade são terroristas. Em Mato Grosso, vamos combater duramente os crimes, com tolerância zero, e não vamos descansar enquanto nossos cidadãos de bem não estiverem seguros, porque nosso trabalho é para dar segurança à nossa população”, afirmou Pivetta.

Inicialmente, a proposta estabelece duas facções como terroristas, mas também estabelece que outras podem ser incluídas no contexto.

O documento reconhece que a atuação das facções não se limita ao território estadual e, por isso, reforça a necessidade de coordenação das forças de segurança em cooperação com agentes nacionais, internacionais e de outros Estados.

O projeto de lei passará por votação pelos deputados estaduais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA