OAB

Acadêmicos promovem palestras e debates com apoio da OAB-MT

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: Acadêmicos promovem palestras e debates com apoio da OAB-MT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), apoia a iniciativa dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que, a fim de reforçar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção dos direitos humanos, realizam a Aula Magna do Agosto Lilás, neste sábado (30.08), à partir das 9h30, no auditório da ESA-MT, com palestras e debates sobre temas relacionados ao combate à violência contra a mulher.

 

A programação, no período da manhã, prevê um painel com o tema Poder Legislativo: Mulheres no Parlamento, Representatividade e Resistência, das 9h30 às 12h. Durante a tarde, das 14h às 18h, o painel será sobre Poder Judiciário: Mulheres em Espaços Jurídicos de Poder.

 

O objetivo do evento é ampliar a conscientização, incentivar o engajamento social e fortalecer o papel ativo da advocacia e das instituições acadêmicas na defesa da dignidade e da igualdade de gênero.

 

Os painéis contarão com a presença de mulheres especialistas, pesquisadoras e profissionais de destaque, que levantarão reflexões aprofundadas sobre os aspectos jurídicos, sociais, culturais e políticos da violência contra a mulher. Entre as convidadas, estarão representantes do Poder Judiciário e do Poder Legislativo, fortalecendo o diálogo entre academia, advocacia, instituições e sociedade civil.

 

“Essa diversidade de vozes busca enriquecer o debate, ampliar perspectivas e reforçar a importância da atuação interinstitucional no enfrentamento da violência de gênero”, reforçam os representantes da Liga Acadêmica de Direitos Humanos e Fundamentais (LADIHF/UFMT) e da Liga Acadêmica de Ciências Criminais e Direito Penal Contemporâneo (LCDC/UNEMAT), responsáveis pelo evento.

 

Inscrições solidárias

 

A participação é gratuita, mas a confirmação da inscrição será feita mediante a entrega, no dia do evento, de doações de peças de roupa ou absorventes. Os itens arrecadados serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social

 

A atividade é promovida pela LADIHF/UFMT e pela Liga LCDC/UNEMAT, com o apoio institucional da OAB-MT, da ESA-MT, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Grupo Mulheres do Brasil e do Nexo Governamental XI de Agosto – da USP. Confira aqui a programação e as palestrantes confirmadas.

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso



OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou, na sexta-feira (29), do Fórum Destinos Roubados, realizado pela TV Centro América e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e mediado pela jornalista Eunice Ramos, em Cuiabá.

 

O evento reuniu instituições da rede de proteção às mulheres para discutir prevenção à violência, acolhimento às vítimas e responsabilização dos agressores.

 

Representando a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a Ouvidora da Mulher, Juliana Zafino, destacou a importância da série de reportagens e dos debates promovidos pela TVCA e o TJMT.

 

“A série foi muito assertiva ao trazer para o público a realidade da violência contra a mulher sem recorrer ao sensacionalismo. Isso contribui para ampliar a conscientização e fortalecer o debate sobre um problema que exige o envolvimento de toda a sociedade”, afirmou.

 

imgA ouvidora apresentou o trabalho desenvolvido pela OAB-MT no acolhimento e na defesa das mulheres, destacando a atuação conjunta da Comissão da Mulher Advogada e da Ouvidoria da Mulher, que, neste momento, está empenhada em fortalecer a análise de dados e contribuir na formulação de políticas públicas.

 

Ela ressaltou que a OAB-MT compõe a rede de proteção e alertou para a subnotificação dos casos. “Ainda temos um número de denúncias inferior à realidade que sabemos existir. Precisamos incentivar as mulheres a buscarem ajuda e denunciarem,  fortalecendo cada vez mais  o acolhimento”, observou.

 

O Fórum Destinos Roubados encerrou com a leitura e assinatura de uma carta de compromisso institucional em defesa das mulheres mato-grossenses.

 

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA