OAB

Acadêmicos promovem palestras e debates com apoio da OAB-MT

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: Acadêmicos promovem palestras e debates com apoio da OAB-MT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-MT), apoia a iniciativa dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que, a fim de reforçar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção dos direitos humanos, realizam a Aula Magna do Agosto Lilás, neste sábado (30.08), à partir das 9h30, no auditório da ESA-MT, com palestras e debates sobre temas relacionados ao combate à violência contra a mulher.

 

A programação, no período da manhã, prevê um painel com o tema Poder Legislativo: Mulheres no Parlamento, Representatividade e Resistência, das 9h30 às 12h. Durante a tarde, das 14h às 18h, o painel será sobre Poder Judiciário: Mulheres em Espaços Jurídicos de Poder.

 

O objetivo do evento é ampliar a conscientização, incentivar o engajamento social e fortalecer o papel ativo da advocacia e das instituições acadêmicas na defesa da dignidade e da igualdade de gênero.

 

Os painéis contarão com a presença de mulheres especialistas, pesquisadoras e profissionais de destaque, que levantarão reflexões aprofundadas sobre os aspectos jurídicos, sociais, culturais e políticos da violência contra a mulher. Entre as convidadas, estarão representantes do Poder Judiciário e do Poder Legislativo, fortalecendo o diálogo entre academia, advocacia, instituições e sociedade civil.

 

“Essa diversidade de vozes busca enriquecer o debate, ampliar perspectivas e reforçar a importância da atuação interinstitucional no enfrentamento da violência de gênero”, reforçam os representantes da Liga Acadêmica de Direitos Humanos e Fundamentais (LADIHF/UFMT) e da Liga Acadêmica de Ciências Criminais e Direito Penal Contemporâneo (LCDC/UNEMAT), responsáveis pelo evento.

 

Inscrições solidárias

 

A participação é gratuita, mas a confirmação da inscrição será feita mediante a entrega, no dia do evento, de doações de peças de roupa ou absorventes. Os itens arrecadados serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social

 

A atividade é promovida pela LADIHF/UFMT e pela Liga LCDC/UNEMAT, com o apoio institucional da OAB-MT, da ESA-MT, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Grupo Mulheres do Brasil e do Nexo Governamental XI de Agosto – da USP. Confira aqui a programação e as palestrantes confirmadas.

 

 

 

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso



OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT se posiciona contra retrocessos na concessão da justiça gratuita

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) considera um retrocesso a aprovação, no Senado Federal, do Projeto de Lei 2.239/2022 que altera o Código de Processo Civil (CPC) estabelecendo novos critérios para concessão da gratuidade de Justiça.

Em um país com custas processuais tão exorbitantes, que por si só já afastam o acesso pleno à Justiça, não podemos concordar com qualquer restrição ou diminuição de direitos já adquiridos.

A determinação do teto de dois salários mínimos para o acesso gratuito à Justiça só trará um resultado, o aumento no afastamento do cidadão ao Poder Judiciário.

Tal fato não pode servir de compensação para novos requisitos de concessão da gratuidade da justiça trazidos no projeto aprovado pelo Senado e agora encaminhado para nova análise na Câmara dos Deputados.

Nesse sentido, a OAB-MT conclama o Congresso Nacional, em especial a bancada federal do Estado de Mato Grosso, para votar contra a referida proposta.

A defesa da cidadania, da Constituição e do acesso universal à Justiça é compromisso permanente da Ordem dos Advogados do Brasil.

 

Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA