OAB

Comitiva de Lucas do Rio Verde realiza visitas institucionais em Brasília

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: Comitiva de Lucas do Rio Verde realiza visitas institucionais em Brasília

imgA comitiva da 21ª Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde cumpriu, nesta segunda e terça-feira (25 e 26), uma agenda de visitas institucionais em Brasília. Foi a primeira vez, em 25 anos de existência da Subseção, que representantes locais estiveram oficialmente nos principais órgãos do sistema de Justiça e da advocacia nacional.

 

imgNo Pleno do Conselho Federal da OAB, a presidente da Subseção, Danusa Oneda, acompanhada de advogados e advogadas de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte, foi recebida pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. Na ocasião, a comitiva entregou à diretoria nacional o livro “A Advocacia que Move o Direito”, publicação que reúne artigos de profissionais da região.

 

“Foi um momento histórico para nós. Além da entrega desta contribuição à literatura jurídica, realizamos, pela primeira vez, visitas institucionais em Brasília, fortalecendo o diálogo e a presença da advocacia do interior”, destacou Danusa.

 

A agenda incluiu, ainda, reunião no gabinete da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, e encontro com o ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda.

 

imgPara Danusa, a experiência foi um marco importante para a 21ª Subseção de integração e aproximação com as instâncias superiores. “Estamos vivendo a política de interiorização da Ordem na essência do Direito e do pertencimento. É saber que agora conhecemos o caminho e vamos retornar, com a confiança que a nossa profissão exige”, afirmou.

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

Gisela Cardoso cobra investigação “a fundo” sobre fatos envolvendo Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro

Publicados

em

Foto da Notícia: Gisela Cardoso cobra investigação 'a fundo' sobre fatos envolvendo Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro

imgA presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, defendeu uma investigação independente, rigorosa e transparente sobre os fatos que vieram a público envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o banqueiro Daniel Vorcaro.

 

Gisela aponta que a gravidade das informações exige mais do que uma apuração protocolar, sendo necessário que todos os fatos sejam efetivamente esclarecidos. “É preciso investigar, e investigar a fundo. Os fatos que vieram a público envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro exigem uma investigação independente, rigorosa e transparente. Não basta uma investigação formal”, afirmou.

 

A presidente da OAB-MT destacou que uma investigação legítima precisa ter autonomia, não podendo existir qualquer relação de subordinação, influência ou conflito de interesses capaz de comprometer a apuração.

 

“Quem investiga precisa ter autonomia real, liberdade para seguir todas as linhas de investigação e nenhuma relação de subordinação, influência ou conflito de interesses com os envolvidos. Não pode haver investigação conduzida para proteger pessoas, preservar reputações ou atender a interesses políticos. A investigação deve buscar exclusivamente os fatos e a verdade”, defendeu.

 

Gisela também estabelece uma distinção entre investigar e condenar, e avalia que cobrar esclarecimentos não significa fazer um julgamento antecipado, mas assegurar que os mesmos critérios de responsabilização e transparência sejam aplicados a todos, independentemente do cargo ou da posição que ocupem. “Não se trata de condenar previamente ninguém. Trata-se de assegurar que ninguém seja blindado e que ninguém seja perseguido. Se houver fatos relevantes a esclarecer, que sejam examinados até o fim”, afirmou.

 

Na avaliação da presidente da OAB-MT, a sociedade brasileira tem direito a uma apuração independente, sem interferência e sem privilégios. “Impedir ou limitar uma investigação independente também não pode ser aceitável em uma democracia. Que se investigue tudo com independência, com transparência e com coragem. Se houver responsabilidades, que sejam identificadas e tratadas rigorosamente dentro da lei. OAB-MT espera e requer aquilo que toda a sociedade clama, que é a apuração rigorosa dos fatos, pois a verdade não pode ter dono, lado ou proteção”.

 

 

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Foto: Tatiane Nunes

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA