OAB

Gisela Cardoso deseja êxito a Ricardo Almeida e defende avanços na paridade de gênero

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: Gisela Cardoso deseja êxito a Ricardo Almeida e defende avanços na paridade de gênero

imgPresidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, nesta segunda-feira (10), da cerimônia de posse do advogado Ricardo Gomes de Almeida, o sétimo a ascender ao desembargo pelo Quinto Constitucional da advocacia. 

 

Diante do plenário repleto de juristas, Gisela o parabenizou e desejou todo êxito no novo mister, pedindo que não se esqueça da beca e das premissas da profissão que o levou a este honroso cargo, tais como independência, a ética, a coragem e o compromisso com a Justiça.

 

imgEla também ressaltou a transparência no processo de formação da lista sêxtupla, no âmbito da OAB-MT, e agradeceu a todos os advogados e advogadas que colocaram seus nomes à disposição.

 

Para finalizar, destacou que este é um momento histórico para advocacia, porque pela segunda vez consecutiva a OAB-MT garante a paridade de gênero para formação da lista sêxtupla, o que fortalece a democracia e engrandece a sociedade.

 

“Tenho imensa alegria em poder liderar por mais uma vez um processo democrático e transparente para escolha do representante da advocacia para o Quinto Constitucional. Quero de início agradecer a cada advogado e a cada advogada que colocou seu nome à disposição nesse processo tão longo, tão desgastante, e tenho absoluta convicção que o fizeram pelo firme propósito de bem representar a advocacia mato-grossense perante a este tribunal. Então fica meu reconhecimento e meu agradecimento a todos. O Quinto é um das mais relevantes expressões do equilíbrio constitucional dentro do tribunal, é um instrumento de aperfeiçoamento da Justiça, que assegura representatividade, pluralidade e diálogo, essenciais ao sistema de justiça e tive a honra de já conduzir dois processos de escolha com paridade de gênero, com mais mulheres na disputa, o que nos levar a crer que políticas afirmativas dão resultados”, ressaltou a presidente.

 

imgDesembargador Hélio Nishiyama, que foi o último advogado a ascender ao TJMT pelo Quinto, fez o discurso de boas-vindas ao empossado e traçou sua trajetória, desde a formação familiar até o exercício profissional. “É com sincera admiração e jubilo que o saúdo. É merecida a vossa ascensão a esse egrégio tribunal”. Segundo o Nishyiama, as duas funções não são incompatíveis e sim complementares. “A advocacia e a magistratura são margens que dialogam no mesmo rio da justiça”.

 

Encerrando a sessão, o presidente do TJ-MT, José Zuquim, deu as boas vindas ao novo desembargador e falou da importância do Quinto pela advocacia. “O TJ o acolhe com respeito, confiança e muita expectativa, pois trará o olhar do advogado forjado no contato com o cidadão. o que humaniza este tribunal e recorda o que é de fato o Direito”.

 

Compuseram o dispositivo de honra com a presidente da OAB-MT Gisela Cardoso representantes do Tribunal de Justiça, do CNJ, Executivo, Legislativo e demais autoridades.

img

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT
Fotos: TJMT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT reforça compromisso no combate à violência contra a mulher com TVCA e TJMT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou, na sexta-feira (29), do Fórum Destinos Roubados, realizado pela TV Centro América e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e mediado pela jornalista Eunice Ramos, em Cuiabá.

 

O evento reuniu instituições da rede de proteção às mulheres para discutir prevenção à violência, acolhimento às vítimas e responsabilização dos agressores.

 

Representando a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a Ouvidora da Mulher, Juliana Zafino, destacou a importância da série de reportagens e dos debates promovidos pela TVCA e o TJMT.

 

“A série foi muito assertiva ao trazer para o público a realidade da violência contra a mulher sem recorrer ao sensacionalismo. Isso contribui para ampliar a conscientização e fortalecer o debate sobre um problema que exige o envolvimento de toda a sociedade”, afirmou.

 

imgA ouvidora apresentou o trabalho desenvolvido pela OAB-MT no acolhimento e na defesa das mulheres, destacando a atuação conjunta da Comissão da Mulher Advogada e da Ouvidoria da Mulher, que, neste momento, está empenhada em fortalecer a análise de dados e contribuir na formulação de políticas públicas.

 

Ela ressaltou que a OAB-MT compõe a rede de proteção e alertou para a subnotificação dos casos. “Ainda temos um número de denúncias inferior à realidade que sabemos existir. Precisamos incentivar as mulheres a buscarem ajuda e denunciarem,  fortalecendo cada vez mais  o acolhimento”, observou.

 

O Fórum Destinos Roubados encerrou com a leitura e assinatura de uma carta de compromisso institucional em defesa das mulheres mato-grossenses.

 

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA