OAB
Inventário, regularização fundiária e diversos temas da atuação extrajudicial serão debatidos em II Simpósio da OAB-MT
OAB
Já foi confirmada a data e estão abertas as inscrições para o II Simpósio Estadual de Direito Notarial e Registral. O evento será realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) dia 14 de agosto, das 8h às 19h, no auditório da ESA, em Cuiabá. A participação no evento poderá ser também online, com certificação de 10h, em ambas as opções.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destaca que esta será uma oportunidade para a advocacia acompanhar a evolução dos meios de resolução de conflitos e a crescente valorização da atuação extrajudicial.
“Eventos como este fortalecem a qualificação da advocacia e demonstram como o conhecimento sobre os procedimentos extrajudiciais amplia as possibilidades de atuação profissional, oferecendo respostas mais céleres, eficientes e seguras para a sociedade”, ressalta a presidente, estendendo o convite a toda a advocacia.
Os temas escolhidos são atuais, alguns deles são de áreas em transformação, tais como inventário extrajudicial, regularização fundiária, usucapião, REURB, contratos no agronegócio, Direito Marítimo e publicidade registral.
A programação foi estruturada com enfoque prático e interdisciplinar, proporcionando atualização jurídica, troca de experiências e debates sobre mecanismos capazes de garantir maior segurança jurídica, prevenir conflitos e ampliar o acesso à solução consensual de demandas.
A realização do evento é uma iniciativa da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MT, em parceria com a ESA-MT e com apoio da Comissão de Direito Agrário.
Para a presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MT, Maraísa Zancheta, o simpósio foi concebido para aproximar ainda mais a advocacia das novas demandas que surgem no cenário jurídico.
“Queremos demostrar à advocacia como a atuação extrajudicial tem ganhado cada vez mais protagonismo na solução de demandas complexas, oferecendo mais eficiência, segurança jurídica e prevenção de conflitos. Hoje, temas como inventário extrajudicial, regularização fundiária, REURB, usucapião, contratos no agronegócio e publicidade registral deixaram de ser assuntos restritos aos cartórios e passaram a integrar o cotidiano de milhares de advogados.”
Segundo Maraísa, a expectativa é reunir participantes de todo o Estado e também de outras regiões do país, para este encontro especial.
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
OAB
OAB-MT disponibilizará espaço exclusivo para a advocacia dentro da PCE
“Estamos dando um grande passo na valorização da advocacia criminal de Mato Grosso, na defesa das prerrogativas e na busca constante por melhores condições de trabalho. Em parceria com a secretaria de Justiça, entregaremos um espaço inédito que será exclusivo para advogados e advogadas, com a estrutura adequada para os profissionais que atuam ou têm clientes custodiados na Penitenciária Central”.
A avaliação foi feita pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, após visita às obras no espaço dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), ao lado do vice-presidente Giovane Santin, que é coordenador do Grupo de Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Prisional da Seccional.
Para Giovane Santin, esse é um momento histórico para a advocacia criminal de Mato Grosso. “Vamos disponibilizar um ambiente adequado para receber os advogados e advogadas que vierem até a PCE. Os profissionais terão mais tranquilidade e suporte para aguardar e trabalhar quando estiverem na Penitenciária. Uma importante conquista, que atende um anseio da categoria e supera as expectativas de todos”.
O espaço, após a conclusão da obra, terá três ambientes distintos: uma recepção com banheiro, uma copa e uma sala de trabalho. O ambiente será totalmente climatizado e contará com sofás, televisão, serviço de café e água. “Será um local aconchegante para que os advogados possam aguardar o momento de atender seus clientes ou descomprimir entre audiências e visitas. É uma ação voltada para a valorização da advocacia no nosso estado”, ressaltou Pedro Neto, presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB-MT.
Na sala destinada como área de trabalho, os profissionais terão à disposição computadores para a realização de suas atividades. Será um ponto de apoio estratégico, permitindo que o advogado descanse ou continue trabalhando, otimizando seu tempo de forma produtiva enquanto aguarda na unidade. Além disso, o espaço será equipado com uma impressora, ferramenta essencial para que os advogados possam imprimir procurações, contratos e demais documentos, a fim de colher as assinaturas de clientes que se encontram custodiados na PCE.
A estrutura atenderá toda a advocacia de Mato Grosso e do Brasil. Advogados de todo o país poderão receber, via e-mail, procurações e outros documentos que necessitem da assinatura de clientes custodiados na PCE. Após a coleta das assinaturas, os documentos serão digitalizados e devolvidos eletronicamente, otimizando a logística e o tempo dos profissionais.
“A parceria entre a OAB-MT e a secretaria de Justiça fortalece as prerrogativas da advocacia e garante que os profissionais tenham as condições necessárias para o pleno exercício da profissão, mesmo dentro do ambiente prisional”, ressaltou a presidente Gisela Cardoso.
Na visita às obras, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e o vice-presidente Giovane Santin, estavam acompanhados do procurador-geral, Helmut Daltro; do presidente do TDP, Pedro Neto; do vice-presidente da Comissão de Direito Penitenciário e Execução Penal, Mozart Xavier. Além dos membros do TDP Michel Spreafico, Wanderson Segóvia, Douglas Oliveira; do conselheiro estadual da OAB-MT, Rodrigo Marinho, que é presidente da ANACRIM, e Nadeska Calmom, vice-presidente da ANACRIM, ambos membros do TDP; além do advogado Ilson Freitas, da Comissão do Jovem Advogado. Pela PCE, acompanharam a visita o diretor em substituição, Fabiano Luís de Souza Ferro, e a policial penal, Kátia Valadares.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Várzea Grande15 horas atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política7 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste15 horas atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Cuiabá15 horas atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande15 horas atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Cultura6 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Cuiabá15 horas atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













