OAB

Presidente da OAB-MT defende, em Brasília, a mulher em espaços de poder e paridade de gênero no quinto constitucional

Publicado em

OAB

Foto da Notícia: Presidente da OAB-MT defende, em Brasília, a mulher em espaços de poder e paridade de gênero no quinto constitucional

imgA presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, voltou a defender a presença da mulher em espaços de poder e a paridade de gênero nas listas sêxtuplas do quinto constitucional.

 

A manifestação foi feita nesta segunda-feira (9), em Brasília, ao usar a tribuna durante sessão do Conselho Pleno do CFOAB, marcada pelo lançamento da campanha institucional do Dia Internacional da Mulher da OAB Nacional, com o tema “Coragem para mudar o que não pode ser aceito”.

 

A iniciativa tem como objetivo reforçar o compromisso da Ordem com a promoção da igualdade de gênero, além de integrar ações voltadas ao enfrentamento do assédio e da discriminação na advocacia e incentivar a ampliação da participação feminina nos espaços de decisão da profissão.

 

imgDurante sua manifestação, Gisela ressaltou a importância de ampliar a presença feminina em instâncias de poder dentro do sistema de Justiça.

 

“Fica aqui o registro e a atenção do quão importante é termos as mulheres ocupando espaços de poder. Fica também o registro e a atenção do quanto é essencial termos mulheres nas listas sêxtuplas concorrendo ao quinto constitucional”, destacou.

 

A sessão também evidenciou a trajetória da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, que chegou à Corte por meio do quinto constitucional. Gisela saudou a ministra e ressaltou o simbolismo de sua presença em uma sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

 

img“Tê-la hoje nesta tribuna, ministra Daniela Teixeira, é muito especial para nós. Com sua fala, com seu discurso, tenho certeza de que emociona a todos e todas”, afirmou.

 

Gisela também relembrou sua trajetória na diretoria da Seccional mato-grossense, sempre ligada às questões da mulher, e o processo de avanços na participação feminina dentro da Ordem.

 

“Ao longo de 11 anos de diretoria na Seccional, estive envolvida diretamente nas pautas relacionadas à participação feminina. Fui secretária-geral, vice-presidente, presidente e agora estou no segundo mandato como presidente. Desde o primeiro mandato, quando foi aprovado o plano de valorização da mulher advogada, a participação feminina, que girava em torno de 15% a 16%, passou para 30%, até chegarmos à paridade”, pontuou, destacando o avanço gradual na representatividade das mulheres na advocacia. “Então, já caminhamos bastante, mas, tanto no âmbito da OAB, quando na sociedade, ainda temos muito chão pela frente para garantir a todas nós segurança e integridade”.

 

Bancada de Mato Grosso

 

imgParticiparam da sessão plenária, acompanhados pela presidente Gisela, os conselheiros federais Adriana Tanssini, Breno Miranda e Edmar Rodrigues.

 

Na sessão, o Pleno aprovou por unanimidade o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade, que instituiu o Código de Defesa do Contribuinte. Nesta pauta, o conselheiro Breno Miranda fez uma intervenção. “A deliberação unânime reafirma o compromisso institucional da OAB Nacional com a defesa da ordem constitucional, da segurança jurídica e da coerência do sistema brasileiro de recuperação e insolvência empresarial”, ressaltou, após aprovação da pauta.

 

Ainda no Pleno, o conselheiro Edmar Rodrigues reforçou o pedido para que a OAB acompanhe as investigações envolvendo o banco Master e Alexandre de Moraes. “Temos esse compromisso com a sociedade”, destacou.

 

Nesta terça (10), a bancada de Mato Grosso atuou nas sessões das turmas e do Órgão Especial do CFOAB, debatendo e decidindo sobre questões de interesse da advocacia brasileira.

 

 

 

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OAB

OAB-MT atua pela ampliação da Justiça no interior e acompanha instalação de três novas Varas

Publicados

em

Foto da Notícia: OAB-MT atua pela ampliação da Justiça no interior e acompanha instalação de três novas Varas

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em atuação conjunta com as Subseções, contribuiu com um importante avanço para garantir acesso à Justiça. A ampliação de Comarcas no interior, com a criação de novas Varas, instaladas nesta segunda e terça (31 e 1), em Guarantã do Norte, Sapezal e Tapurah.

 

Presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destaca que esta é uma conquista construída com muito diálogo e uma atuação permanente da OAB-MT. “Estivemos junto com a advocacia do interior, com diretores e representantes das Subseções aos gabinetes do Judiciário, para demonstrar a urgência da ampliação das Comarcas. Então, agora, para nós, acompanhar a instalação destas novas Varas traz a expectativa de avanços reais para a advocacia e o cidadão”, celebra a presidente.

 

Guarantã do Norte

 

Em Guarantã do Norte, participaram da solenidade de instalação da Segunda Vara a presidente da OAB de Peixoto de Azevedo, Fabiane Lemos Melo, sua Diretoria e a conselheira estadual Carla Bianconi.

 

“Com certeza esse é um dia para entrar na história de Guarantã e da 14ª Subseção, é a realização de um sonho, um dia esperado não só por advogados, mas pela população e todo sistema de Justiça”, salientou Fabiane. Na oportunidade, ela agradeceu ao Judiciário e também à Seccional, por todo apoio.

 

Sapezal

 

Em Sapezal, o secretário-geral da OAB-MT, Josemar Carmerino, relembrou, na instalação da Segunda Vara, a forte atuação da OAB-MT. “A criação da Segunda Vara de Sapezal era uma demanda antiga da advocacia e da sociedade, motivada pelo grande volume e pela complexidade das ações. A instalação desta unidade reduzirá o acervo de processos represados e agilizará a tramitação das novas distribuições diárias, garantindo ao jurisdicionado a prestação jurisdicional célere que o cidadão espera do Judiciário”.

 

Na cerimônia, ele esteve acompanhado da secretária-geral da Subseção, Lauren Alves; da conselheira seccional Waleska Martinazzo; do representante da Ordem em Sapezal, André Longa; e da presidente da 26ª Subseção de Comodoro, Elisângela Alves.

 

Tapurah

 

Em Tapurah, a 21ª Subseção esteve representada na instalação da Segunda Vara pela presidente Danusa Oneda, a secretária-geral Michelle Cristiane; pelo tesoureiro Fábio Silva; pela secretária-geral adjunta da CAA-MT, Fabiani Dall Alba; e pela delegada da Subseção, Clarice Bagnara.

 

No dispositivo de honra, a presidente Danusa ressaltou que a unidade atende a uma reivindicação histórica da advocacia local e fortalece o acesso à Justiça para a população.

“Hoje, não celebramos apenas uma nova estrutura. Celebramos uma Justiça mais próxima, mais acessível e mais capaz de entregar respostas a quem precisa. Que ninguém queira para si o protagonismo de uma conquista construída por tantas mãos. Mas que todos tenhamos orgulho de dizer: eu também ajudei a tornar isso possível. Agradeço imensamente à Seccional por compreender nossa necessidade e nos dar as mãos nesta luta por acesso à Justiça”.
img

Keka Werneck

Assessoria de Imprensa OAB-MT

Celular/WhatsApp: 65-99610.7865

imprensaoabmt@gmail.com

Instagram @oabmatogrosso

 

OAB MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA