Mato Grosso
Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em furtos de soja fazenda em Tapurah
Mato Grosso
Quatro integrantes de um grupo criminoso envolvidos em um furto de mais de R$ 700 mil em soja de uma propriedade de rural de Tapurah foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na terça-feira (17.2), em ação realizada pelos policiais do município.
Além da prisão dos suspeitos, de 31, 40 e dois de 21 anos, a ação resultou na apreensão de diversos aparelhos celulares, quatro carretas, uma delas carregada de soja e um veículo utilizado no crime.
Os furtos de soja ocorreram entre os dias 2 a 16 de fevereiro, em uma propriedade rural localizada na Rodovia MT-338, na zona rural de Tapurah. Para dificultar a sua identificação, o grupo criminoso virou as câmeras de monitoramento do local para que a ação não fosse registrada.
Porém, os policiais conseguiram levantar imagens do furto ocorrido no dia 4, quando um caminhão Scânia permaneceu certa de 30 minutos no armazém, seguido de um caminhão Volvo, que ficou no local pelo mesmo período.
Nos dias 9 e 11 de fevereiro, foi possível identificar que os criminosos agiram novamente, desta vez utilizando três caminhões para fazer o transbordo dos grãos. No dia 15, os suspeitos estiveram novamente na propriedade movimentando as câmeras, reforçando a suspeita de continuarem com a empreitada criminosa.
Com a identificação dos dias e horários dos crimes, os policiais conseguiram, no dia 16, identificar os caminhões utilizados nos furtos, sendo possível localizar os veículos em um posto da região, assim como seus motoristas que a todo momento ficavam no celular.
Com o trabalho de monitoramento, os policiais da Delegacia de Tapurah verificaram quando duas carretas seguiram sentido à fazenda, com um forte indicativo de um novo furto. Por volta das 23h55, três suspeitos chegaram ao armazém e iniciaram a virada das câmeras, momento em que chegou o primeiro caminhão.
Diante das evidências, os policiais abordaram seis suspeitos que estavam no local, três motoristas e três operadores de armazém, sendo que três deles conseguiram empreender fuga.
No momento da abordagem já estavam na propriedade quatro caminhões. No interior dos veículos foram encontrados placas falsas, que seriam utilizadas para dificultar a identificação dos caminhões. Uma das carretas estava com a placa ocultada com uma camiseta e já estava carregado com a carga de soja.
Em continuidade às diligências, os policiais conseguiram prender o quarto suspeito no distrito de Ana Terra. A ação resultou ainda na apreensão de um veículo VW Gol, utilizado pelo grupo criminoso em diversas ações para a prática do crime.
Diante das evidências, os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Tapurah, onde após serem interrogados pelo delegado Franklin Alves foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado e organização criminosa, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Fonte: Governo MT – MT
OAB
Cejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na manhã desta quinta-feira (15), da solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Agro, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Durante o evento, a presidente parabenizou o TJMT pela iniciativa pioneira no país, ressaltando o reconhecimento da OAB-MT sobre a importância de uma unidade voltada exclusivamente às demandas do agronegócio. Em sua fala, Gisela destacou o papel fundamental dos advogados e advogadas no processo de pacificação.
“Mato Grosso é o estado do agro, o estado que alimenta o Brasil, e a nossa advocacia é essencial para viabilizar o diálogo e a solução de conflitos. A advocacia mato-grossense está qualificada e preparada. A OAB-MT quer contribuir para a construção cada vez mais eficiente deste projeto, fortalecendo uma iniciativa capaz de promover a paz social no campo e assegurar a continuidade das atividades produtivas”, pontuou a presidente.
Gisela Cardoso fez ainda um alerta sobre a importância de garantir a inclusão da advocacia do interior do estado na dinâmica do novo Cejusc.
“A força do agronegócio está espalhada por dezenas de municípios, muitos deles distantes dos grandes centros, onde advogadas e advogados atuam diariamente, conhecem a realidade dos produtores, acompanham as relações comerciais e compreendem as particularidades econômicas locais. É uma advocacia que conhece o território, as pessoas e as circunstâncias concretas que frequentemente determinam o sucesso ou o fracasso de uma negociação. Portanto, desempenha um papel decisivo no diálogo e nas soluções”, defendeu.
Em resposta, o desembargador Mário Kono, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, assegurou que as preocupações da classe foram compreendidas. “O Cejusc Agro é uma ferramenta voltada para todo o estado, com funcionamento predominantemente virtual. Esperamos que os advogados de todos os cantos de Mato Grosso façam uso dessa estrutura”, afirmou.
O Cejusc do Agro será responsável por mediar e conciliar controvérsias ligadas à renegociação de dívidas, crédito rural, comercialização de safras, recuperação judicial e contratos agrários. Para isso, a estrutura contará com mediadores qualificados em direito agrário, crédito rural e mercado de commodities, além de especialistas multidisciplinares em produção, logística e cálculos de safras.
—
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso
-
Mato Grosso7 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT3 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT3 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Polícia7 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
Diamantino5 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Várzea Grande5 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
OAB7 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Diamantino7 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026













