Mato Grosso

Polícia Civil prende falsa advogada que aplicava golpes em aposentados de Várzea Grande

Publicado em

Mato Grosso

Uma mulher, que atuava como falsa advogada para aplicar golpes em vítimas idosas, teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, na tarde desta sexta-feira (12.12), após investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande.

A suspeita, investigada pelo crime de furto majorado e qualificado pela fraude, fez mais de 12 vítimas e causou um prejuízo de mais de R$ 500 mil com os golpes que aplicava contra os idosos.

Para aplicar os golpes, a suspeita ficava em frente à sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Várzea Grande, aproveitando a presença de diversos idosos no local. Ela abordava as vítimas, apresentando-se como advogada, mesmo não possuindo registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela coletava documentos pessoais, fotos e outros dados das vítimas, alegando que conseguiria benefícios, como aumento da aposentadoria e diminuição de valores de empréstimos.

Na verdade, a investigada utilizava os dados para criar novas contas bancárias para as vítimas e fazer empréstimos em nome delas. Também realizava a portabilidade da aposentadoria dos idosos para outros bancos e sacava ou transferia os valores dos benefícios antes que eles conseguissem acessar as contas.

Diante das evidências coletadas nas investigações, o delegado Sérgio Luis Henrique de Almeida representou pela prisão preventiva da suspeita, que foi deferida pela Justiça e cumprida pelos policiais da unidade. Ela foi interrogada e confessou o crime.

“Até o momento, foram identificadas 12 vítimas; porém, devido ao modo de ação da investigada, que se passava por advogada, é possível que muitas outras apareçam após a sua prisão”, disse o delegado.

As investigações dos golpes prosseguem na unidade policial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Saúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais

Publicados

em

Os resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a prestação de contas do programa Vira Saúde revelam uma mudança significativa no cenário da saúde pública de Primavera do Leste. O comparativo entre 2024 e a atual gestão demonstra não apenas a ampliação dos serviços, mas uma reestruturação que vem modificando a capacidade de atendimento do município em diferentes áreas.

Um dos exemplos mais evidentes está na rede farmacêutica municipal. Em 2024, a população contava com apenas seis unidades de atendimento. Atualmente, a rede opera com nove unidades em funcionamento, representando um crescimento de 50% na oferta de serviços e ampliando o acesso da população aos medicamentos por meio da descentralização do atendimento.

O avanço contrasta com uma realidade que por anos limitou a expansão dos serviços de saúde. Em pouco mais de um ano, a atual administração implantou a Farmácia do CAPS, estruturou a farmácia vinculada ao ESF 2, reorganizou a Farmácia de Alto Custo e colocou em funcionamento a primeira Farmácia Viva de Mato Grosso, iniciativa inédita no estado.

Os investimentos também avançam em áreas que permaneceram sem soluções estruturantes por vários anos. Entre as obras em andamento estão o Laboratório Central Municipal, considerado um dos projetos mais estratégicos da saúde local, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis, já com mais de 80% das obras executadas, além da nova sede do CAPS Infantil e Núcleo de Saúde Mental e da Academia da Saúde.

A diferença entre os dois períodos administrativos também aparece na capacidade de planejamento e execução. Enquanto em 2024 não havia um conjunto de obras estruturantes em andamento capaz de ampliar significativamente a rede municipal, a gestão 2025-2026 colocou em prática projetos que devem elevar a capacidade diagnóstica, reduzir o tempo de espera por exames e ampliar a cobertura dos serviços básicos de saúde.

Para o prefeito Sérgio Machnic, os números demonstram que o município está deixando para trás antigas deficiências estruturais. “Estamos realizando investimentos que deveriam ter acontecido há muito tempo. Nosso compromisso é fortalecer a rede, ampliar o acesso da população e garantir que os serviços acompanhem o crescimento de Primavera do Leste. Saúde pública se faz com planejamento, investimento e capacidade de execução”, afirmou.

Outro indicador que evidencia a expansão da rede é o reforço no quadro de servidores. Desde o início da atual gestão, foram incorporados 132 novos profissionais à saúde municipal. Desse total, 75 ingressaram por concurso público e outros 57 por processo seletivo, ampliando a força de trabalho em diversas áreas e fortalecendo o atendimento direto à população.

A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a ampliação da estrutura física e das equipes tem sido fundamental para melhorar a capacidade de resposta da rede. “Estamos fortalecendo a saúde em todas as frentes. São novas unidades, mais profissionais, mais investimentos e uma organização dos serviços voltada para atender melhor a população”, afirmou.

Os dados apresentados pelo Vira Saúde mostram que a diferença entre a realidade encontrada em 2024 e a estrutura que está sendo construída em 2025 e 2026 vai além dos números. O município passa por um processo de modernização e expansão que busca recuperar demandas históricas, ampliar a oferta de serviços e preparar a rede pública para acompanhar o crescimento da cidade.

Com novas unidades, obras estratégicas em andamento, ampliação do quadro de servidores e investimentos inéditos em infraestrutura, a atual gestão consolida um dos maiores ciclos de fortalecimento da saúde pública municipal dos últimos anos, transformando planejamento em entregas concretas para a população.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA